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Unidade 03 – seção 01 Também conhecido como Curva ABC É usada para selecionar itens mais importantes de uma série; Permite a estratificação (divisão.

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3 Unidade 03 – seção 01

4 Também conhecido como Curva ABC É usada para selecionar itens mais importantes de uma série; Permite a estratificação (divisão de um conjunto de dados em partes)

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6 Vilfredo Pareto foi um cientista político, sociólogo e economista italiano

7 PRINCÍPIO DE PARETO No final do século passado (1897), Vilfredo Pareto, um economista italiano, desenvolveu a teoria de que a riqueza não se distribui de forma uniforme na sociedade. Ele chegou à conclusão de que 20% da população (poucos mas vitais) ficavam com 80% da arrecadação, enquanto para os outros 80% da população (muitos e triviais) restavam, apenas, 20% da arrecadação. Essa assertiva ficou conhecida como o Princípio de Pareto, também denominado de Regra do 80- 20. “E comum que 80% dos problemas resultem de cerca de 20% das causas potenciais”.

8 Estabelece que os problemas referentes a qualidade de produtos e processos, que resultam em perdas, podem ser classificados da seguinte maneira: Poucos vitais: representam poucos problemas que resultam em grandes perdas. Muitos triviais: representam muitos problemas que resultam em poucas perdas.

9 GRÁFICO DE PARETO O que é: É um gráfico de colunas em que os itens analisados são dispostos em ordem decrescente da esquerda para a direita (coluna maior para a menor).

10 GRÁFICO DE PARETO Objetivo/finalidade: Obter melhor visualização quando se necessita priorizar diversos itens. Vantagens: - melhor visualização - percepção da proporcionalidade entre os diversos itens.

11 O Diagrama de Pareto é uma ferramenta que apresenta um gráfico de barras que permite determinar, por exemplo, as prioridades dos problemas a serem resolvidos, através das frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, pois na maioria das vezes há muitos problemas menores diante de outros mais graves.

12 Este princípio pode ser detalhado nas mais variadas formas: “20% do tempo gasto com itens importantes é responsável por 80% dos resultados”; “20% do tempo gasto com planejamento economiza até 80% do tempo de execução”

13 Este princípio pode ser detalhado nas mais variadas formas: “20% das empresas detêm 80% do mercado”; 20% dos defeitos são responsáveis por 80% das reclamações. 20% dos clientes são responsáveis por 80% das vendas.

14 Eixo da freqüência Eixo percentual Gráfico de barras Linha do percentual acumulado Problemas apontados

15 Contrução do gráfico O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas O Diagrama de Pareto é uma ferramenta muito importante porque através dele é possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas.

16 Construção do gráfico O processo de construção do gráfico de Pareto é dividido em duas partes: – Coleta e preparo dos dados; – Construção do gráfico

17 Como fazer o Diagrama de Pareto Determine o tipo de perda que você quer investigar; Especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer investigar Organize uma folha de verificação com as categorias do aspecto que você decidiu investigar;

18 Como fazer o Diagrama de Pareto Preencha a folha de verificação; Faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de frequência, agrupe aquelas que ocorrem com baixa frequência sob denominação “outros” e calcule o total; Calcule as frequências relativas e as frequências acumuladas.

19 EXEMPLO 1.Uma empresa fabrica e entrega seus produtos para várias lojas de varejo e quer diminuir o número de devoluções. 2.Para isto, investigou o número de ocorrências geradoras de devolução da entrega no último semestre, conforme apresentado na tabela

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21 Primeiro passo: refazer a folha de verificação ordenando os valores por ordem decrescente de grandeza.

22 Segundo passo: acrescentar mais uma coluna indicando os valores acumulados.

23 Terceiro passo: acrescentar mais uma coluna onde serão colocados os valores percentuais referentes a cada tipo de ocorrência.

24 Quarto passo: acumulam-se estes percentuais em uma última coluna.

25 Com estes dados pode ser construído o gráfico de Pareto, apresentado a seguir

26 Conforme apresentado no gráfico acima, para diminuir o problema de devolução de produtos será necessário criar um programa de ação para a empresa diminuir os atrasos de entrega da fábrica e da transportadora Com isso, 53% do problema será resolvido.

27 O Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas, auxiliando na identificação dos problemas, priorizando-os para que sejam resolvidos de acordo com sua importância Isso não quer dizer que nem todos os problemas são importantes, mas sim que alguns precisam ser solucionados com maior urgência.

28 FAÇA VOCÊ MESMO Um supermercado de Sorocaba está perdendo clientes pois há problemas com mau atendimento e funcionamento. Foram elencados as seguintes reclamações: ITEM NÚMERO DE OCORRÊNCIA Mau humor 15 Falta de treinamento 5 Deorganização do funcionário 5 Limpeza 20 Poucos funcionários para atendimento 10 Problema com preço de item 30 Difícil localização dos produtos 25 TOTAL 110

29 Com os dados da tabela, construa do gráfico de pareto e aponte solução para os problemas

30 Referência Bibliográfica  CARVALHO, Marly M. de; PALADINI, Edson P. (orgs.) et al. Gestão da Qualidade : Teoria e Casos. 2ª ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2005  www.sobreadministracao.com www.sobreadministracao.com  www.blogdaqualidade.com.br www.blogdaqualidade.com.br

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