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FERRAMENTAS DA QUALIDADE

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Apresentação em tema: "FERRAMENTAS DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 FERRAMENTAS DA QUALIDADE
BRAINSTORMING

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 1. Ferramenta para geração de idéias e soluções. a) Brainstorming: Brain - cérebro (cerebral); Storming - tempestade. Tempestade Cerebral.

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BRAINSTORMING  É a precursora de muitas técnicas de geração de idéias existentes. Foi originalmente desenvolvida por Osborn em 1930 e é provavelmente a mais conhecida e utilizada de todas.     É baseada em dois princípios e quatro regras básicas

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BRAINSTORMING  PRINCÍPIOS - Suspensão do julgamento, é o de possibilitar a geração de idéias sobrepujando o pensamento de julgar e criticar.  - Quantidade gera a Qualidade, quanto maior for o número de idéias geradas, maior será a possibilidade que uma delas originará uma solução para o problema.

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BRAINSTORMING  REGRAS  - Eliminação de críticas, para que o princípio seja válido e para eliminar possíveis bloqueios por parte dos participantes;   - Tentar estar desinibido e externar as idéias tal qual aparecem;    - Quanto mais idéias, melhor; e    - Combinar e melhorar as idéias já existentes, facilitando a geração de idéias adicionais.

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FLUXOGRAMA Constitui o mais poderoso instrumento para simplificação e racionalização do trabalho, permitindo um estudo acurado dos métodos, processos e rotinas. Assim como o organograma é o instrumento gráfico capital para estudo da estrutura de uma empresa, o fluxograma o é para estudo do seu funcionamento.

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FLUXOGRAMA Usam-se habitualmente duas modalidades de fluxograma, sendo possível defini-lo de duas maneiras: 1 - Fluxograma é o gráfico em que se representam as unidades de trabalho de um órgão ou empresa, o curso do trabalho através dessas unidades, isto é, a situação de relacionamento entre elas, e as tarefas realizadas por essas unidades. 2 - É o gráfico em que se representa o curso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo: determinado documento), através das várias unidades da empresa, bem como o tratamento que cada unidade lhe vai dispensando. O fluxograma auxilia o trabalho de organização, quer na fase de levantamento, quer na de planejamento.

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FLUXOGRAMA O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos que representam as fases dos processos, ou as pessoas ou setores envolvidos. Por uma questão de simplificação, só representaremos os quatros mais utilizados, sendo eles: Retângulo - OPERAÇÃO: representação de uma fase ou etapa do processo que registra tanto a etapa quanto o responsável pela sua execução. Losango - DECISÃO: Representa o ponto onde uma decisão tem que ser tomada. Registra-se a decisão na forma de pergunta e que a resposta seja Sim ou Não. Linha dirigida - SENTIDO DO FLUXO: Representa o sentido e a ordem entre as fases do processo. Oblongo - LIMITES: Representa o início e o final do processo.

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HISTOGRAMA Ferramentas para priorizar, definir ordem de importância.

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HISTOGRAMA É uma ferramenta de Sistema de Qualidade utilizada para analisar um determinado problema. Um histograma tem como base a medição de dados.

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FOLHA DE VERIFICAÇÃO São formulários planejados os quais os dados coletados são preenchidos de forma fácil e concisa. Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões.

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FOLHA DE VERIFICAÇÃO A – LOCALIZAÇÃO DE ERROS B – CAUSAS DE ERROS

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FOLHA DE VERIFICAÇÃO SÃO USADAS PARA: -Tornar os dados fáceis de se obter e de utilizar-se. - Dispor os dados de uma forma mais organizada - Verificar a localização dos erros: mostrar o local e a forma de ocorrência dos erros. - Verificar as causas dos erros. - Fazer uma comparação dos limites de especificação. - Investigar aspectos do erro: onde, como, quem. - - Determinar o turno, dia, hora, mês e ano, período em que ocorre o problema. - Criar várias ferramentas, tais como: diagrama de Pareto, diagrama de dispersão, diagrama de controle, histograma.

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FOLHA DE VERIFICAÇÃO CONSTRUÇÃO DA FOLHA DE VERIFICAÇÃO: -Identificar claramente o objetivo da coleta de dados: quais são e os mais importantes defeitos. - Decidir como coletar os dados: como serão coletados os dados? Quem irá coletar os dados? Quando serão coletados os dados? Qual o método será utilizado para coleta dos dados? - Estipular a quantidade de dados que serão coletados: tamanho da amostra. - Coletar os dados dentro de um tempo específico: decidir o tipo de folha de verificação a ser usada, decidir se usar número, valores ou símbolos, fazer um modelo da folha de verificação.

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VANTAGENS DA FOLHA DE VERIFICAÇÃO: Facilidade de coleta de dados Simplificação das análises Ajuda no planejamento dos ciclos de melhorias

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DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Ferramentas para priorizar, definir ordem de importância.

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DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe (por seu formato) e Diagrama de Ishikawa (Kaoru Ishikawa - quem o criou), foi desenvolvido para representar a relação entre o "efeito" e todas as possíveis "causas" que podem estar contribuindo para este efeito. O efeito ou problema é colocado no lado direito do gráfico e as causas são agrupadas segundo categorias lógicas e listadas à esquerda.

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DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Ele é desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam um processo por classificação e relação das causas. Para cada efeito existem seguramente, inúmeras categorias de causas.

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DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO As causas principais podem ser agrupadas sob seis categorias conhecidas como os "6 M": Método, Mão-de-obra, Material, Meio Ambiente, Medida e Máquina.

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GRÁFICO DE PARETO É usado para mostrar por ordem de importância, a contribuição de cada item para o efeito total. Para classificar oportunidades para a melhoria. É uma técnica gráfica simples para a classificação de itens desde os mais até os menos freqüentes. Ele é baseado no Princípio de Pareto, que declara que muitas vezes apenas alguns itens são responsáveis pela maior parte do efeito.

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GRÁFICO DE PARETO É um gráfico de barras verticais que associa dados variáveis com dados na forma de atributos permitindo determinar quais problemas ou assuntos resolver e qual a sua ordem de prioridade.

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