A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site: www.professornemer.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site: www.professornemer.com."— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site:

2 Ementa Introdução ao Controle Estatístico de Processos Revisão de Conceitos Básicos de Estatística Distribuição de Frequências e Histogramas Gráfico X e R para Controle de Variáveis Gráfico p e np para Controle de Defeituosas Inspeção por Amostragem Revisão das Sete Ferramentas Básicas da Qualidade

3 Diagrama de Causa e Efeito As causas de problemas nos processos de produção devem ser buscadas e sanadas de imediato. Para identificar as causas que não são óbvias, a ferramenta de que o analista dispõe é o diagrama de causa e efeito. Criar esse diagrama não é tarefa fácil. Mas o sucesso no controle estatístico do processo depende, em grande parte, do sucesso que se tem no uso do diagrama de causa e efeito, também conhecido como o diagrama de Ishikawa, nome do estatístico que o propôs.

4 Diagrama de Causa e Efeito Antes de aprendermos a como montar um diagrama de causa e efeito, vamos observar o seu aspecto de espinha de peixe, como também é chamado.

5 Diagrama de Causa e Efeito O Diagrama de Causa e Efeito serve para: Identificar todas as causas possíveis de um problema. Organizar idéias quando as sugestões da equipe são múltiplas e variadas. Classificar as causas dividindo-as em subcausas, sobre um efeito ou resultado. Saber quais as causas que estão provocando este problema. Pré-requisitos para construir o Diagrama de Causa e Efeito: Brainstorming para sugestão de possíveis causas do problema. Análise de Pareto para revelar a causa mais dominante.

6 Diagrama de Causa e Efeito Como se faz um Diagrama de Causa e Efeito? Identifique o problema que você quer investigar. Forme uma equipe para fazer a análise. Use a técnica de brainstorming para levantar as causas possíveis do problema sob investigação. Desenhe um eixo e no final à direita desenhe um retângulo. Dentro do retângulo, escreva o problema. Pergunte à equipe as causas possíveis do problema. Na indústria são primeiramente buscadas as chamadas causas primárias, como listado a seguir: Métodos Materiais Máquinas Mão de obra Medidas Meio ambiente

7 Diagrama de Causa e Efeito Como se faz um Diagrama de Causa e Efeito? Escreva as causas principais em retângulos. Ligue os retângulos ao eixo principal, já traçado, como mostra a figura abaixo: Medidas Máquinas Materiais MétodosMeio ambienteMão de obra Produto não conforme

8 Diagrama de Causa e Efeito Como se faz um Diagrama de Causa e Efeito? Para cada causa primária (dentro do retângulo), identifique as subcausas que a afetam. Escreva as sugestões dadas pelas pessoas nos ramos apropriados, sem discutir. Enquanto as pessoas estiverem dando opiniões, focalize sua atenção nos ramos do gráfico em que as idéias são poucas e procure preencher todos os espaços vazios.

9 Diagrama de Causa e Efeito Como se faz um Diagrama de Causa e Efeito? Outro exemplo é mostrado abaixo:

10 Diagrama de Causa e Efeito Nem sempre é fácil identificar as causas de um problema de qualidade. Mas problemas ocorrem devido à variabilidade do processo. Por que o processo variou? Procure identificar as causas de variação e ao fazer um diagrama de causa e efeito, tome os seguintes cuidados: Defina o problema que você pretende investigar de forma precisa, isto é, evite termos abstratos e idéias muito genéricas. Convide para a reunião de brainstorming todas as pessoas envolvidas no processo, aumentando a probabilidade de identificar as causas do problema. Resuma as sugestões em poucas palavras. Concentre-se nas causas possíveis de serem sanadas. Se as causas de um problema não podem ser removidas, não há o que fazer.

11 Diagrama de Causa e Efeito Após a sessão de brainstorming e feito o diagrama de causa e efeito, é necessário verificar, objetivamente, se as causas apontadas realmente ocorrem e com que frequência. Também pode ser preciso verificar, objetivamente, se o problema está relacionado a determinada causa. Se essa verificação não for feita, o desenho do diagrama terá sido puro gasto de energia e não terá qualquer aplicação prática. Entretanto, para conferir as sugestões, são necessárias outras ferramentas. Uma forma de verificação é combinar o Diagrama de Pareto com o Diagrama de Causa e Efeito.

12 Diagrama de Causa e Efeito Perdia-se muito um produto por defeitos de fabricação. Durante dois meses consecutivos, todos os produtos com defeito foram classificados segundo o tipo de defeito que apresentavam. O resultado está apresentado na figura abaixo, onde pode ser observado que o defeito mais comum é a dimensão da peça.

13 Diagrama de Causa e Efeito Foram então levantadas as causas que poderiam afetar a variação da dimensão da peça. Isso permitiu desenhar o diagrama de causa e efeito apresentado na figura abaixo: Máquinas Métodos Mão de obra Produto não conforme Educação Materiais Dimensão Saúde Cansaço Doença Treinamento Experiência Habilitação Atenção Interesse Concentração Forma Composição Qualidade Armazenamento Grau Ajuste Ordem Posição Ângulo Colocação do Material Trabalho Velocidade Procedimento Partes Inspeção Métodos Estabilidade Operação Balanceamento Abrasão Ferramentas Deformação

14 Diagrama de Causa e Efeito Com as informações da equipe, e como mostra o Diagrama de Causa e Efeito, a dimensão da peça pode ser afetada por diversas causas. Mas qual é a importância de cada uma delas? Essa questão pode ser respondida com um diagrama de Pareto. Foi então preciso examinar cada peça que apresentava dimensão errada para que se pudesse identificar a razão do defeito. Os dados obtidos foram apresentados em uma tabela usando essas causas como categorias. É importante estabelecer uma categoria com o nome Indefinido, agrupando-se nela as peças com dimensão errada devido à causa desconhecida.

15 Diagrama de Causa e Efeito Dessa tabela, faz-se um Diagrama de Pareto como mostrado na figura abaixo:

16 Diagrama de Causa e Efeito Feito o necessária reajuste, foram obtidos novos dados sobre tipo de defeitos e construído novo Diagrama de Pareto como mostrado na figura abaixo: Antes do ajusteApós o ajuste

17 Outros Exemplos de Diagramas de Causa e Efeito

18

19

20

21

22

23

24 Medidas Máquinas Materiais MétodosMeio ambienteMão de obra Produto não conforme Falta de Padronização Instrumentos Sem aferição Falha na Manutenção Falta de Revisão Inadequação Baixa qualidade Demora na entrega Calor excessivo Ventilação ruim Falta vigilância Falta adequação Explanação ruim Plano de Saúde inadequado Falta de treinamento Outros Exemplos de Diagramas de Causa e Efeito

25


Carregar ppt "Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site: www.professornemer.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google