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Treinamento Como Preencher uma SAC. Informar a todos os fornecedores. A forma correta de como preencher o relatório de não conformidade padrão da Rossini.

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2 Treinamento Como Preencher uma SAC. Informar a todos os fornecedores. A forma correta de como preencher o relatório de não conformidade padrão da Rossini Murta; Simplificar a utilização de ferramentas que auxiliam na definição da causa raiz do problema tais como Ishikawa e os 5 Porquês. 1) OBJETIVO DO TREINAMENTO

3 Treinamento Como Preencher uma SAC. Uma não conformidade é a notificação ao fornecedor que uma determinada característica do seu produto não está dentro das especificações; Devendo assim o mesmo apresentar as devidas ações imediatas para conter o problema e posteriormente uma ação corretiva para que os mesmo não venha a reincidir; 2) O QUE É UMA NÃO CONFORMIDADE

4 Treinamento Como Preencher uma SAC. No momento em que o produto da entrada em nossa planta é realizado uma inspeção de recebimento por um inspetor qualificado, nessa inspeção será constatado o eventual problema. Após evidenciar o problema, o inspetor emite a não conformidade em nosso formulário padrão (FM A) e envia para o fornecedor para que a mesma seja respondida. 3) COMO É GERADA UMA NÃO CONFORMIDADE

5 Treinamento Como Preencher uma SAC. O prazo para resposta deve ser tratado conforme os prazos do quadro abaixo, devendo ser respondida conforme será demonstrado nos próximos tópicos deste treinamento ; 3) COMO É GERADA UMA NÃO CONFORMIDADE TABELA PARA PRAZOS - TRATAMENTO NÃO CONFORMIDADE FORNECEDOR Descrição:Prazo para respostas: Contenção Interna / ExternaPrazo 24 horas (um dia) para resposta. Respostas das Ações Corretivas Internas / Externas Prazo 120 horas (cinco dias) para acompanhamento após abertura da SAC 8D. Evidências das ações.Conforme prazo proposto na ação corretiva.

6 Treinamento Como Preencher uma SAC. O prazo para resposta deve ser tratado conforme os prazos do quadro abaixo, devendo ser respondida conforme será demonstrado nos próximos tópicos deste treinamento ; 3) COMO É GERADA UMA NÃO CONFORMIDADE TABELA PARA PRAZOS - TRATAMENTO NÃO CONFORMIDADE FORNECEDOR Descrição:Prazo para respostas: Contenção Interna / ExternaPrazo 24 horas (um dia) para resposta. Respostas das Ações Corretivas Internas / Externas Prazo 120 horas (cinco dias) para acompanhamento após abertura da SAC 8D. Evidências das ações.Conforme prazo proposto na ação corretiva.

7 Treinamento Como Preencher uma SAC. Regras para abertura de SAC´s Fundido e Forjado. F1: Não Conformidade ocorrida no cliente da Rossini Murta, necessita de causas e ações no prazo estabelecido; F2: Não Conformidade ultrapassou a meta interna estabelecida ( PPMs), necessita de causas e ações no prazo estabelecido; F4: Não Conformidade aberta apenas para notificação/ devolução e cobranças, somente ações de contenção interna (respondida pelo Fornecedor). 3.1) Regras para Gerar uma Não Conformidade:

8 Treinamento Como Preencher uma SAC. Regras para abertura de SAC´s Geral. F1: Não Conformidade ocorrida no cliente da Rossini Murta, necessita de causas e ações no prazo estabelecido; F2: Não Conformidade reincidente, ou seja, o mesmo problema ocorreu mais de uma vez, necessita de causas e ações no prazo estabelecido; F4: Não Conformidade aberta apenas para notificação/ devolução e cobranças, somente ações de contenção interna (respondida pelo fornecedor). 3.1) Regras para Gerar uma Não Conformidade:

9 Treinamento Como Preencher uma SAC. 4) COMO PREENCHER A NÃO CONFORMIDADE:

10 Treinamento Como Preencher uma SAC. 4) COMO PREENCHER A NÃO CONFORMIDADE: 4.1) Primeiramente o fornecedor deve avaliar a parte inicial do relatório, aonde esta descrita algumas informações básicas como o item que teve o problema, data, inspetor responsável, quantidade e etc. 4.2) Nessa parte do relatório temos a descrição da não conformidade na qual as analises técnicas deveram ser realizadas para preencher os campos seguintes.

11 Treinamento Como Preencher uma SAC. 4) COMO PREENCHER A NÃO CONFORMIDADE: 4.3) Após feito a analise o fornecedor devera apresentar suas ações, iniciando pela Ação de Contenção Externa: Nessa campo o fornecedor devera apresentar qual ação será tomada na planta da Rossini Murta no prazo de 24 horas. 4.4) No campo de Ação de Contenção Interna. O fornecedor devera apresentar quais ações serão tomadas internamente em curto prazo para conter o problema. 4.5) No campo de Disposição. O fornecedor devera apresentar qual foi o resultado obtido após as ações de contenção externa e interna. Obs.: É indispensável o preenchimento dos campos de Responsável e o Prazo.

12 Treinamento Como Preencher uma SAC. COMO DESCOBRIR A CAUSA RAÍZ DO PROBLEMA: - Após ser enviada para Rossini Murta as ações de contenções internas e externas o fornecedor devera encontra a causa raiz do problema para propor uma ação corretiva, e dentro os métodos existentes, a Rossini padronizou a utilização dos seguintes métodos. -Diagrama de Ishikawa - 5 Porquês A seguir será demonstrado como utilizar essas ferramentas, e posteriormente voltaremos ao preenchimento do relatório.

13 Treinamento Como Preencher uma SAC. DIAGRAMA DE ISHIKAWA: Por que usar esta ferramenta? Permite que uma equipe se concentre no conteúdo do problema, e não na história do problema ou nos interesses pessoais de seus membros; Cria um quadro instantâneo do conhecimento e consenso coletivo do grupo sobre um problema. Isto fornece suporte para as soluções resultantes; O grupo se concentra nas causas, não nos efeitos. Permite que um grupo identifique, explore, e exiba graficamente, em detalhes cada vez maiores, todas as causas possíveis em um problema ou condição, para descobrir a sua verdadeira raiz ou raízes. Como utilizar o diagrama: Etapa 1: Etapa 1: Criar um enunciado para o problema Etapa 2: Etapa 2: Gerar as causas (por meio de um Brainstorming) Etapa 3: Etapa 3: Construir um diagrama

14 Treinamento Como Preencher uma SAC. DIAGRAMA DE ISHIKAWA: Colocando as causas nas categorias corretas: Colocando as causas nas categorias corretas: No momento da montagem do diagrama é indispensável dispor as causas nas categorias corretas.

15 Treinamento Como Preencher uma SAC. OS 5 POR QUÊS: Definição: É uma prática utilizada na solução de problemas com a finalidade de descobrirmos a sua principal causa, onde perguntamos o porque da anomalia e até chegarmos ao quinto por que provavelmente teremos a causa raiz.

16 Treinamento Como Preencher uma SAC. OS 5 POR QUÊS: Como Preencher os 5 Porquês: Abaixo um exemplo de como deve ser preenchido os 5 porquês. Não Conformidade: Demora na entrega da Pizza as Sextas e Sábados.

17 Treinamento Como Preencher uma SAC. VOLTANDO AO PREENCHIMENTO: 4.6) O campo das Causas da Não-Conformidade é sem duvida nenhuma o mais importante, pois a causa raiz do problema devera ser identificada corretamente para que as ações sejam desenvolvidas baseando-se nela e para que posteriormente não ocorra reincidência. é indispensável a utilização de ferramentas da qualidade para identificar o a mesma, tais como MASP, 5 Porquês, Espinha de Peixe etc. 4.7) Nesse campo o fornecedor devera analisar se a causa do problema já faz parte do modo de falha do FMEA do item. Se já tiver a ação corretiva deve ser acrescentada e posteriormente gerado um novo NPR, caso não o modo de falha potencial deve ser acrescentado já com as ações. 4.8) A causa da não conformidade devera ser identificada para que seja possível a aplicação de um plano de ação, caso a mesma não seja identificada o fornecedor devera informar o Cliente para que assim em conjunto possa ser feito um trabalho de identificação.

18 Treinamento Como Preencher uma SAC. VOLTANDO AO PREENCHIMENTO: 4.9) O campo de Ações Corretivas é onde deve ser demonstrado quais ações serão tomadas para eliminar a causa raiz do problema. Vale lembrar que as informações dispostas nesse campo devem ser acompanhadas por um responsável do fornecedor e periodicamente um analista da qualidade da Rossini Murta fará o monitoramento das ações. Obs.: É indispensável o preenchimento dos campos de Responsável e o Prazo para que seja feito um monitoramento periódico das ações.

19 Treinamento Como Preencher uma SAC. VOLTANDO AO PREENCHIMENTO: 4.10) A parte de Acompanhamento do Cliente não deve ser preenchida pelo fornecedor, pois é nesse campo que o analista da qualidade realiza o acompanhamento da ação e determinar se é necessário um plano de extensão e se a ação foi eficaz ou não.

20 Treinamento Como Preencher uma SAC. 5) CONCLUSÃO: Uma não conformidade demonstra as falhas que temos em nosso processo e sistema, ela deve ser encarada como uma melhoria, pois desde que a ação corretiva seja feito de maneira correta, dificilmente a empresa cometera o mesmo modo falha. Lembrando que a velocidade na resposta e a qualidade das ações, iram demonstrar qual é o grau de interesse que a empresa tem em continuar fornecendo para Rossini Murta.

21 Treinamento Como Preencher uma SAC. Agradecemos a Todos pela atenção, e qualquer duvida ou esclarecimento entrar em contato com os colaboradores abaixo descritos: Marcelo de Lima Garantia da Qualidade Fone: Ramal: 226 Miriam Soares Supervisão da Garantia da Qualidade Fone: Ramal: 226 Orlando Pinto Inspetor da Qualidade Fone: Ramal: 253 Marcelo Batista Supervisão do Controle da Qualidade Fone: Ramal: ) CONTATOS:

22 Treinamento Como Preencher uma SAC. Lembrem –se que não são os grandes planos que dão certo. São os pequenos detalhes...


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