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ALGUMAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE

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Apresentação em tema: "ALGUMAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 ALGUMAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
BRAINSTORMING DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO 3Q1POC FOLHA DE VERIFICAÇÃO GRAFICO DE PARETO MASP

2 É hora de pensar Observe atentamente o ambiente à sua volta: sua casa, seu bairro, sua sala, seu local de trabalho, o bar que você freqüenta. Procure pensar em pequenas melhorias que você poderia implantar ou sugerir, e que poderiam aumentar seu conforto, seu desempenho, sua produtividade. Converse com outras pessoas a respeito e aperfeiçoe sua idéia. Depois, sugira ou faça a mudança. Observe os resultados. Tente fazer dessa atitude um hábito em sua vida. Algum bom resultado você, com certeza, terá.

3 ALGUMAS REGRAS BÁSICAS:
1.   defina o problema que você pretende investigar de forma precisa, isto é, evite termos abstratos e idéias muito genéricas. 2.   identifique as causas do problema sob investigação em reuniões ou em sessões de brainstorm. Convide para a reunião todas as pessoas envolvidas no processo. 3.   resuma sugestões em poucas palavras 4.   concentre-se nas causas passíveis de serem sanadas. Afinal, se as causas de um problema não podem ser removidas, o diagrama de causa e efeito será simples exercício intelectual, sem qualquer aplicação prática.

4 FOLHA DE VERIFICAÇÃO CONSISTE EM UMA PLANILHA NA QUAL UM CONJUNTO DE DADOS PODE SER COLETADO SISTEMATICAMENTE E REGISTRADA DE MANEIRA UNIFORME E ORDENADA, PERMITINDO A VERIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE UMA VARIÁVEL A SER CONTROLADA

5 Lista de verificação (ou check list
Lista de verificação (ou check list.) é uma ferramenta usada para o levantamento de dados sobre a qualidade de um produto ou o número de ocorrências de um evento qualquer. Na realidade, é uma ferramenta muito comum, usada a todo o momento. Quando você vai à feira ou ao supermercado e faz uma lista de compras, está fazendo uma lista de verificação.

6 TIPO DE DEFEITO FREQUENCIA SOMA
EXEMPLO: TIPO DE DEFEITO FREQUENCIA SOMA A |||||||| B ||||||||||||||||||||| C |||||||||||||||||||||||||||| D |||||||||||||||||||||||||||||||||||||| E | SOMATÓRIA

7 Gerência de Processo para Melhorar Resultados
PROCESSO – “ CONJUNTO DE ATIVIDADES INTER-RELACIONADAS OU INTERATIVAS QUE TRANSFORMAM INSUMOS (ENTRADAS) EM PRODUTOS (SAÍDAS) GERÊNCIA DE PROCESSOS – É A APLICAÇÃO DO PDCA EM CADA PROCESSO ABORDAGEM DE PROCESSOS- É A APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE PROCESSOS EM UMA ORGANIZAÇÃO, JUNTAMENTE COM A IDENTIFICAÇÃO, INTERAÇÃO E GESTÃO DESSES PROCESSOS

8 ESTRATIFICAÇÃO: PROCESSO DE CLASSIFICAR OS DADOS EM SUBGRUPOS BASEADOS EM CARACTERÍSTICAS OU CATEGORIAS. ESTRATIFICAR É DIVIDIR AS INFORMAÇÕES (DADOS) EM GRUPOS (OU ESTRATOS), CONSTITUINDO-SE NUMA FERRAMENTA PARA A BUSCA DAS CAUSAS OU ORIGENS DE UM PROBLEMA. OS DADOS DEVEM SER AGRUPADOS POR TEMPO, LOCAL, TIPO, SINTOMA E OUTROS FATORES. A ESTRATIFICAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO DE PARETO, SENDO UMA DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE.

9 ESTRATIFICAÇÃO DEFINIÇÃO: É uma técnica de pesquisa que permite distinguir qual a fonte de determinadas irregularidades

10 ESTRATIFICAÇÃO APLICAÇÃO: UTILIDADE:
Em todas as ocasiões em que houver necessidade de uma análise mais detalhada de dados que serviram como base para elaboração do gráfico de pareto. UTILIDADE: Classificar os dados em dois ou mais grupos para que cada um deles possa ser analisado separadamente.

11 DIAGRAMA DE PARETO É UM RECURSO GRÁFICO UTILIZADO PARA ESTABELECER UMA ORDENAÇÃO NAS CAUSAS DE PERDAS QUE DEVEM SER SANADAS. - TORNA VISIVELMENTE CLARA A RELAÇÃO AÇÃO/BENEFÍCIO, OU SEJA, PRIORIZA A AÇÃO QUE TRARÁ O MELHOR RESULTADO. ELE CONSISTE NUM GRÁFICO DE BARRAS QUE ORDENA AS FREQÜÊNCIAS DAS OCORRÊNCIAS DA MAIOR PARA A MENOR E PERMITE A LOCALIZAÇÃO DE PROBLEMAS VITAIS E A ELIMINAÇÃO DE PERDAS.

12 COMO FAZER O DIAGRAMA DE PARETO? ALGUNS PASSOS IMPORTANTES:
1.   determine o tipo de perda que você quer investigar. 2.   especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer investigar. 3.   organize uma folha de verificação com as categorias do aspecto que você decidiu investigar 4.   preencha a folha de verificação 5.   faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de freqüência, agrupe aquelas que ocorrem com baixa freqüência sob denominação “outros” e calcule o total. calcule as freqüências relativas, as freqüências acumuladas

13 ETAPAS PARA CONSTRUIR UM GRÁFICO DE PARETO
1- COLETE DADOS SOBRE RECLAMAÇÕES 2- ORGANIZE AS RECLAMAÇÕES POR CATEGORIA EX: DEFEITO... SUBSTITUIÇÃO... 3- CONTE O NÚMERO DE RECLAMAÇÕES EM CATEGORIA 4- REESCREVA AS CATEGORIAS POR ORDEM DE FREQUENCIA DEMORA 32 CONSERTO 19 DEFEITO 12 SUBSTITUIÇÃO 8 5- JUNTE AS CATEGORIAS COM MENOR FREQUÊNCIA SOB O NOME DE OUTROS. 6 – FAÇA UMA TABELA: CATEGORIA X FREQUENCIA INCLUINDO RECLAMAÇÕES DE CLIENTES SEG CATEGORIA LEMBRAR DE ALTURA = FREQUENCIA

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15 NÚMERO DE COMPONENTES COM DEFEITO EM CADA MÁQUINA
EXERCÍCIO DESENHE UM DIAGRAMA DE PARETO PARA MOSTRAR QUE O MAIOR NÚMERO DE DE COMPONENTES COM DEFEITO É PRODUZIDO POR UMA DAS MÁQUINAS. OS DADOS ABAIXO ESTÃO NA TABELA ABAIXO. NÚMERO DE COMPONENTES COM DEFEITO EM CADA MÁQUINA Nº DE MÁQUINA FREQUÊNCIA (COM DEFEITO) 22 35 26 28

16 ALGUMAS RECOMENDAÇÕES:
O diagrama de Pareto estabelece prioridades, isto é, mostra em que ordem os problemas devem ser resolvidos verifique e teste diversas classificações, antes de fazer o diagrama definitivo 2- estude o problema medindo-o em várias escalas 3- quebre grandes problemas ou grandes causas em problemas ou causas específicas, estratificando ou subdividindo em aspectos mais específicos.

17 MSP - MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS - ("QC STORY"): MAIS CONHECIDO COMO MASP - MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DO PDCA PARA A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS.

18 MSP - MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Defina o seu problema; Encontre as causas; Selecione as mais importantes; Monte um plano de ação; Siga rigorosamente o plano de ação; Acompanhe os resultados; Se o resultado for positivo, adote os procedimentos daí em diante, se não, tome ações corretivas (comece novamente pelo item 2).   

19 MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS É CONSTITUÍDO DE OITO PROCESSOS: 1- Identificação do problema (definição clara do mesmo) Ferramentas: Brainstorming / 5 W2H 2- Observação (investigação das características do problema) - Ferramenta: Pareto 3- Análise (descoberta das causas fundamentais) Ferramenta: Brainstorming / Diagrama de Causa e Efeito 4- Planejamento da Ação (planejar a ação de bloqueio das causas do problema) – Ferramenta: Brainstorming 5- Ação (executar o plano de ação para bloquear as causas fundamentais) Ferramentas: Brainstorming / 5 W2H 6- Verificação (verificar se o bloqueio foi efetivo) Ferramentas: Brainstorming / 5 W2H Padronização (prevenir contra o reaparecimento do problema)     Conclusão recapitulação de todo o processo e planejamento das ações futuras).  


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