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FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Para que servem as “Ferramentas”? - Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem faz isso são as PESSOAS.

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1 FERRAMENTAS DA QUALIDADE

2 Para que servem as “Ferramentas”? - Ferramentas não resolvem problemas nem melhoram situações – quem faz isso são as PESSOAS.

3 F ERRAMENTAS DA Q UALIDADE Ferramentas servem para: - Auxiliar; - Apoiar; - Respaldar; - Embasar; PESSOAS NAS TOMADAS DE DECISÕES

4 F ERRAMENTAS DA Q UALIDADE Objetivos das Ferramentas da Qualidade: - Municiar os participantes dos processos com ferramentas: a) Simples; b) Fortes; c) Fácil entendimento e aplicação;

5 A S SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE “Noventa e cinco por cento dos problemas relacionados à qualidade podem ser resolvidos com o uso de sete ferramentas quantitativas básicas” (Kaoru Ishikawa)

6 A S SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE 1. Diagramas de Processo 2. Análise de Pareto 3. Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa / Espinha de Peixe) 4. Diagrama de Correlação (ou de Dispersão) 5. Histogramas 6. Cartas de Controle de Processos 7. Folhas de Verificação

7 A NÁLISE DE P ARETO OU D IAGRAMA DE P ARETO Originou-se com o economista italiano Vilfredo Pareto; Pareto constatou em seus estudos no século XVI, que cerca de 80% da riqueza mundial estava nas mãos de 20% da população, apresentando os dados de forma peculiar; Essa proporção ocorre também com bastante frequência na análise de várias situações cotidianas das operações;

8 A NÁLISE DE P ARETO OU D IAGRAMA DE P ARETO “Na maioria dos casos os defeitos e seu custo associado são devidos a um número pequeno de causas” “O diagrama de Pareto serve para separar os poucos problemas vitais dos muitos problemas triviais”.

9 A NÁLISE DE P ARETO OU D IAGRAMA DE P ARETO Objetivo: - Demonstrar a importância relativa das variáveis de um problema, ou seja, indica o quanto cada uma destas variáveis representa, em termos percentuais, em relação ao problema geral.

10 A NÁLISE DE P ARETO OU D IAGRAMA DE P ARETO A Análise de Pareto é um gráfico em forma de barras, que mostra de forma visual o impacto de cada um dos eventos que estão sendo estudados; Os eventos com maior participação nos problemas devem ser resolvidos em primeiro lugar;

11 A NÁLISE DE P ARETO OU D IAGRAMA DE P ARETO Quando existem várias causas para um problema, normalmente, uma ou duas destas causas são responsáveis pela maior parte do problema; Logo, ao invés de tentar resolver tudo, empenha-se a energia em eliminar apenas a causa principal.

12 E XEMPLO Uma empresa fabrica e entrega seus produtos para várias lojas de varejo, e deseja reduzir o número de devoluções. Para isto, a empresa levantou o número de ocorrências geradoras de devolução da entrega no último semestre. Os dados levantados são apresentados:

13 E XEMPLO

14 P RIMEIRO P ASSO : Refazer a folha de verificação ordenando os valores por ordem decrescente de grandeza: RazõesNúmero de Ocorrências Atraso na entrega140 Atraso da transportadora125 Produto danificado65 Faturamento Incorreto60 Separação errada45 Pedido errado30 Preço errado20 Outros15 Total500

15 S EGUNDO P ASSO : Acrescentar mais uma coluna indicando os valores acumulados: RazõesNúmero de OcorrênciasCasos Acumulados Atraso na entrega140 Atraso da transportadora125265 Produto danificado65330 Faturamento Incorreto60390 Separação errada45435 Pedido errado30465 Preço errado20485 Outros15500 Total500

16 T ERCEIRO P ASSO Acrescentar mais uma coluna onde serão colocados os valores percentuais referentes a cada tipo de ocorrência: (% de atraso na entrega = nº de ocorrências dividido pelo total) RazõesNúmero de OcorrênciasCasos AcumuladosPercentual unitário (%) Atraso na entrega140 28 Atraso da transportadora12526525 Produto danificado6533013 Faturamento Incorreto6039012 Separação errada454359 Pedido errado304656 Preço errado204854 Outros155003 Total500

17 Q UARTO P ASSO Acumulam-se os percentuais em uma última coluna: Razões Número de Ocorrências Casos Acumulados Percentual unitário (%) Percentual acumulado (%) Atraso na entrega140 28 Atraso da transportadora1252652553 Produto danificado653301366 Faturamento Incorreto603901278 Separação errada45435987 Pedido errado30465693 Preço errado20485497 Outros155003100 Total500

18 G RÁFICO DE P ARETO Com estes dados podemos desenhar o gráfico de Pareto:

19 C ONCLUSÃO Conforme é possível observar pela análise de Pareto, para diminuir drasticamente o problema de devolução de produtos, será necessário criar um programa de ação para a empresa diminuir os atrasos de entrega da fábrica e da transportadora. Apenas com esta ação, 53% do problema será resolvido.

20 E XERCÍCIOS 1. Através de uma sondagem efetuada, concluiu-se que as principais razões apontadas para a devolução de peças de vestuário compradas por catálogo da Rouparia ADM. S.A. foram as indicadas a seguir. Elabore o respectivo diagrama de Pareto.

21 E XERCÍCIO RazõesNúmero de Ocorrências Existência de manchas2 Tipo de Corte4 Qualidade do Tecido120 Tamanho10 Existência de furos2 Cor40 Mudança de endereço6 Falecimento4 Não verificado6 Danificado no transporte6 Total200

22 E XERCÍCIO 2. Contabilizadas as frequências de ocorrências de defeitos numa linha de produção de bem como os custos de tratamento associados, concluiu-se que:

23 RazõesNúmero de Ocorrências Custo unitário de reparação Riscos3015 Bolhas2015 Deformação1060 Material descascado1030 Colocação errada1560 Total85

24 E XERCÍCIO Construir o respectivo diagrama de Pareto, baseando-se nos custos.


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