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O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE

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Apresentação em tema: "O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE

2 As ferramentas da qualidade são as técnicas e métodos utilizados nas etapas de análise e melhoria dos processos de uma organização.

3 As ferramentas da qualidade são gerenciais e permitem análises de fatos e tomada de decisão com base em dados, dando a certeza de que a decisão é realmente a mais indicada.

4 - Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa, - Diagrama de Pareto, - Histograma, - Folhas de Verificação - Gráficos - Fluxogramas - Cartas de Controle

5 Diagrama de Causa e Efeito
É também conhecido como diagrama espinha de peixe ou de Ishikawa. Foi criado em 1943 e consiste de uma técnica visual que interliga os resultados (efeitos) com os fatores (causas).  

6 É um instrumento muito usado para estudar: - Os fatores que determinam resultados que desejamos obter (processo, desempenho, oportunidade); - As causas de problemas que precisamos evitar (defeitos, falhas, variabilidade).

7 O diagrama de Causa e Efeito é a representação gráfica das causas de um fenômeno. As causas são agrupadas por categorias e semelhanças (ex.: materiais, equipamentos, pessoas e processos).

8

9 ETAPAS 1)Defina o problema a ser estudado e o que se deseja obter (o que deve acontecer ou o que deve ser evitado).

10 ETAPAS 2) Procure conhecer e entender o processo: observe, documente, fale com pessoas envolvidas, leia.

11 3) Reúna um grupo para discutir o problema, apresente os fatos conhecidos, incentive as pessoas a dar suas opiniões, faça um brainstorming.

12 4) Organize as informações obtidas, estabeleça as causas principais, secundárias, terciárias, etc. (hierarquia das causas), elimine informações irrelevantes, monte o diagrama, confira, discuta com os envolvidos.

13 5) Assinale os fatores mais importantes para obtenção do objetivo visado (fatores chave, fatores de desempenho, fatores críticos).

14 Problemas com resultados de exames em laboratório O que fazer??
EXEMPLO Problemas com resultados de exames em laboratório O que fazer??

15 Em resumo: 1) discussão do assunto 2) descrição do efeito 3) levantamento das possíveis causas 4) análise do diagrama e coleta de dados

16 MATERIAIS. EQUIPAMENTOS
MATERIAIS EQUIPAMENTOS >insumos >falta de manutenção de baixa preventiva qualidade >uso inadequado do >armazenamento equipamento inadequado Exames de laboratório com erros >falta de padrões >desmotivação documentados >baixo nível de >treinamento padronização inadequado PROCESSOS PESSOAS

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18 Diagrama de Pareto É um gráfico de barras utilizado para ordenar as freqüências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo priorização dos problemas.

19 Diagrama de Pareto Construído a partir de coletas de dados, utilizando uma lista de verificação. Pode ser empregado quando se deseja priorizar problemas relativos a um determinado assunto, possibilitando a concentração de esforços sobre eles.

20 Diagrama de Pareto No eixo horizontal está a descrição dos eventos. Nos eixos verticais direito e esquerdo, mostram, respectivamente, o número das ocorrências e o percentual.

21 Defeitos na confecção de peças O que fazer??
EXEMPLO Defeitos na confecção de peças O que fazer??

22 Alguns Passos Importantes:
1.Determine o tipo de perda que você quer investigar. 2.Especifique o aspecto de interesse do tipo de perda 3.Organize uma folha de verificação com as categorias do aspecto

23 Alguns Passos Importantes:
4.Preencha a folha de verificação 5.Faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de freqüência 6.Calcule as freqüências relativas, as freqüências acumuladas e as freqüências relativas acumuladas.

24 A 0,35 B 0,25 0,6 C 0,15 0,75 D 0,1 0,85 E 0,95 Defeito Freq. Acum.
Freq.Relativa Freq. Acum. 0,05 1 Total

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26 HISTOGRAMA É uma representação gráfica da distribuição de frequências de uma massa de medições, normalmente um gráfico de barras verticais, justapostas, divididas de acordo com as classes.

27 Exemplo: HISTOGRAMA

28

29 FOLHAS DE VERIFICAÇÃO O objetivo da folha de verificação ou folha de coleta de dados é gerar uma massa clara de dados, que facilite a análise e o tratamento posterior. Para tanto, é necessário que os dados obtidos correspondam à necessidade da empresa.

30 AS ETAPAS PARA ELABORAÇÃO SÃO:
- estabelecer o que será verificado - período em que os dados serão coletados - utilizar um formulário de fácil manuseio - dados confiáveis e consistentes

31 GRÁFICOS São utilizados para mostrar relações entre dois conjuntos de dados associados que ocorrem aos pares. As relações entre os conjuntos de dados são inferidas pelo formato das nuvens de pontos que se formam..

32 GRÁFICOS EM LINHA

33 GRÁFICOS DE TEMPO

34 GRÁFICOS DE BARRAS

35 GRÁFICOS CIRCULAR OU DE PIZZA

36 GRÁFICOS DE DISPERSÃO

37 É a representação gráfica da seqüência de atividades de um processo.
FLUXOGRAMA É a representação gráfica da seqüência de atividades de um processo.

38 Além da seqüência das atividades, o fluxograma mostra o que é realizado em cada etapa, os materiais ou serviços que entram e saem do processo, as decisões que devem ser tomadas e as pessoas envolvidas (cadeia cliente/fornecedor).

39 O fluxograma torna mais fácil a análise de um processo à identificação: • das entradas e de seus fornecedores; • das saídas e de seus clientes; • de pontos críticos do processo.

40 O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos para representar as etapas do processo, as pessoas ou os setores envolvidos, a seqüência das operações e a circulação dos dados e dos documentos .

41 Limites: Indica o início e o fim do processo.
Operação: Indica uma etapa do processo. Decisão: Indica o ponto em que a decisão deve ser tomada Sentido do fluxo: Indica o sentido e a seqüência das etapas do processo.

42 EXEMPLO

43 É um tipo de gráfico para monitorar a variação de um processo, identificando as causas comuns (intrínsecas ao processo) e especiais (aleatórias). CARTAS DE CONTROLE

44 É uma ferramenta visual, estatística, utilizada para avaliar a estabilidade ou as flutuações de um processo, distinguindo as variações devidas às causas assinaláveis ou especiais das variações casuais inerentes ao processo CARTAS DE CONTROLE

45 EXEMPLO


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