A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero e do Câncer de Mama na ESF Pedro José Custódio Filho, Cristópolis/BA Fernanda Maria de Oliveira Orientadora: Msc. Cristiane Quadrado da Rosa

2 Introdução A ESF Pedro José Custodio Filho fica localizada na zona rural do município de Cristópolis, Bahia. Fica há 705 Km da capital Salvador. Possui 04 unidade de ESF atingindo 100% de cobertura.

3 A Unidade A equipe é formada por: 7 ACS; 1 enfermeira, 1 médico. 1 odontóloga; 3 técnicos de enfermagem; 1 auxiliar de saúde bucal; 1 recepcionista, 1 auxiliar de serviços gerais. Cadastradas pessoas Funcionava como Pronto-Atendimento

4 Antes da Intervenção Faltavam registros sobre as mamografias;
Não realizávamos busca ativa das mulheres com mamografia alterada ou em atraso. Em relação aos exames citopatológicos nossa preocupação era em registrar os exames realizados assim como seus resultados;

5 Não realizávamos busca ativa das faltosas;
Não acompanhávamos de forma adequada as pacientes com exame alterado; Não realizávamos avaliação de risco e de sinais e sintomas; Orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis eram realizadas raramente;

6 Objetivo Geral Melhorar a detecção do câncer do colo do útero e do câncer de mama entre mulheres com faixa etária entre 25 a 69 anos cadastradas na UBS Pedro José Custódio Filho, município de Cristopólis-BA. Sendo de 25 a 64 anos para o Câncer do Colo do Útero e de 50 a 69 anos para o Câncer de Mama.

7 Metodologia As atividades realizadas:
Coleta de Dados (Prontuários e Livros existentes); Cadastramento de novas pacientes; Busca ativa das faltosas; Contato com a gestão para apoio a intervenção; Elaboração e preenchimento de Livros específicos; Preenchimento das fichas espelho; Atendimento médico e de enfermagem; Orientação; Capacitação da equipe; Avaliação da intervenção;

8 Objetivos, Metas e Resultados
Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo do útero e do câncer de mama entre as mulheres com faixa etária entre 25 a 69 anos cadastradas na unidade;

9 Objetivo 02: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade cadastradas na unidade para 100%.

10 Objetivo 03: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres com faixa etária entre 25 a 69 anos de idade cadastradas na unidade.

11 Objetivo 04: Melhorar os registros das informações sobre os exames de detecção precoce do câncer de colo de útero e de mamografia das mulheres cadastradas na unidade com faixa etária entre 25 a 69 anos de idade.

12 Objetivo 05: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama com faixa etária entre 25 a 69 anos de idade cadastradas na unidade. 

13 Objetivo 06: Promover a saúde das mulheres com faixa etária entre 25 a 69 anos de idade que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde.

14 Objetivo 01 Metas: 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade cadastradas na unidade para 100%.

15 Indicador 1.1: Proporção entre 25 a 64 anos com exame em dia para a detecção precoce do câncer de colo de útero.

16 Indicador 1.2: Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de mama. Objetivo 01

17 Objetivo 02 Meta 2.1: Buscar 100% das mulheres que tiveram exame alterado e que não retornaram a unidade de saúde.

18 Indicador 2.1: Proporção de mulheres com exame citopatológico alterados.

19 Objetivo 02 Indicador 2.2: Proporção de mulheres com exame citopatológico alterado que não retornaram a unidade para conhecer o resultado

20 Objetivo 02 Indicador 2. 1.a: Proporção de mulheres com mamografia alterada.

21 Objetivo 02 No indicador 2.2 a: Proporção das mulheres com mamografia alterada que não retornaram a unidade para receber o resultado.

22 Objetivo 02 Indicador 2.3: Proporção das mulheres que não retornaram a unidade para resultado do exame citopatológico e que foi feita busca ativa.

23 Objetivo 02 Indicador 2.3 a: Proporção de mulheres que não retornaram para resultado de mamografia e que foi feita busca ativa.

24 Objetivo 03 Meta 3.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino.

25 Indicador 3.1: Proporção de mulheres com amostra satisfatórias dos exames citopatológico do colo do útero.

26 Objetivo 04 Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino e realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas nos programas da unidade de saúde.

27 Indicador 4.1: Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo do útero.

28 Indicador 4.2: Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia

29 Objetivo 5 Meta 5.1: Realizar avaliação de risco (ou pesquisar sinais de alerta para identificação de câncer de colo de útero e de mama) em 100% das mulheres nas faixas etárias-alvo.

30 Indicador 5.1: Proporção de mulheres entre 25 a 64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer do de útero

31 Objetivo 05 Indicador 5.2: Proporção de mulheres entre 50 a 69 anos de idade com avaliação de risco para câncer de mama.

32 Objetivo 6 Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero e de mama.

33 Indicador 6.1: Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre DSTs.

34 Objetivo 6 Indicador: 6.1 a: Proporção de mulheres entre 25 a 64 anos que receberam orientação sobre fatores de risco para câncer de colo de útero.

35 Objetivo 6 Indicador 6.1 b: Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos que receberam orientação sobre os fatores de risco para CA de mama.

36 Benefícios para a equipe e para o serviço
Melhorou a ampliação da cobertura da atenção à saúde da mulher; Promoveu prevenção dos cânceres do colo do útero e do câncer de mama; Melhorou os registros; Melhorou e facilitou o acompanhamento das mulheres; Qualificou a equipe; Melhorou o entrosamento entre a equipe;

37 Para a comunidade Promoveu saúde para a comunidade;
Melhorou a qualidade do atendimento oferecido; Melhorou e ampliou a relação profissional/paciente através das orientações;

38 Palestra Educativa Palestra Educativa em Sala de Espera na ESF Pedro José Custódio Filho no dia 26/03/2014

39 Capacitação da Equipe Capacitação da Equipe com o Protocolo do Ministério Sobre os Cânceres do Colo do Útero e do Câncer de Mama e sobre Busca Ativa

40 Capacitação da Equipe Capacitação da Equipe com o Protocolo do Ministério Sobre os Cânceres do Colo do Útero e do Câncer de Mama e sobre Busca Ativa

41 Coleta de Dados Coleta de Dados nos prontuários das Pacientes Cadastradas

42 Livro de Acompanhamento

43 Livro de Acompanhamento

44 Livro do Mapeamento das Mulheres

45 Livro Mapeamento

46 Equipe da ESF Pedro José Custodio Filho

47 Reflexão A intervenção proporcionou a ampliação do conhecimento de toda equipe; Me tornou uma profissional bem mais segura; Melhorou a interação entre a equipe; Promoveu um laço maior de confiança; Serviu de exemplo para outras equipes;

48 Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica n° 13, 2 ͣ edição, - Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013 BRASIL. Incidência do Câncer no Brasil, Estimativa Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Disponível em: Acesso em 26/07/2014.

49 Obrigada!


Carregar ppt "Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google