A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS (Ap.19:13)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS (Ap.19:13)"— Transcrição da apresentação:

1 BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS (Ap.19:13)
AULA DE BATISMO BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS (Ap.19:13)

2 Aspectos Históricos: A Bíblia está dividida em duas grandes partes.
O Velho Testamento e o Novo Testamento. Testamento quer dizer aliança ou pacto feito por Deus com os homens. O Velho Testamento ( conhecido pela abreviatura V.T ) trata da criação do homem, dos animais e das coisas, indo da história de Israel, até as profecias sobre a vinda do Senhor Jesus. O Novo Testamento ( N.T ) narra desde o nascimento do Senhor Jesus, o seu ministério, o estabelecimentos da Igreja, a expansão do Evangelho, as Epístolas Apostólicas, indo até as revelações do Apocalípse.

3 PARTES DA BÍBLIA : A Bíblia está dividida em duas grandes partes. O Velho Testamento e o Novo Testamento. Testamento quer dizer aliança ou pacto feito por Deus com os homens. O Velho Testamento ( conhecido pela abreviatura V.T ) trata da criação do homem, dos animais e das coisas, indo da história de Israel, até as profecias sobre a vinda do Senhor Jesus. O Novo Testamento ( N.T ) narra desde o nascimento do Senhor Jesus, o seu ministério, o estabelecimentos da Igreja, a expansão do Evangelho, as Epístolas Apostólicas, indo até as revelações do Apocalípse.

4 LÍNGUA, ÉPOCA E ESCRITORES :
O VT foi escrito quase todo me língua HEBRAICA, com exceção de algumas partes escritas em ARAMAICO. O NT foi escrito em GREGO. O VT foi escrito num período de 1500 anos aproximadamente. O NT foi escrito durante o 1º século de nossa era. Houve entre o VT e o NT ( o chamado período inter-bíblico ) um espaço de 400 anos de silêncio : o chamado SILÊNCIO PROFÉTICO. Tanto os livros do VT quanto os do NT foram escritos por homens de época, níveis sociais, profissões e culturas diferentes. Mas, apesar da distinção, todos estes servos foram inspirados pelo Espírito Santo para escrevê-los. Daí a bênção da Palavra do Senhor e da sua impressionante unidade ( Gl. 1:11-12 ; II Pe. 1:19-21 ). Vejamos os seguintes exemplos : Salomão e Davi eram reis ( Pv. 1:1 ; Ec 1:1 ) ; Amós era boiadeiro ( Am. 7:14 ); Pedro era pescador ( Mc. 1:16 ); Paulo era fabricante de tendas ( At. 18: 3 ); Lucas era médico ( Cl 4:14 )

5

6

7 DISTINÇÃO ENTRE CARTA PESSOAL E GERAL:
A carta pessoal era endereçada especificamente a um povo, cidade ou pessoa determinada. Já a carta geral não possuía um destino específico, contendo orientações para todo o povo de Deus, de um modo genérico. CARTA PESSOAL – tem o nome do destinatário ; CARTA GERAL tem o nome do remetente Eis os seguintes exemplos : Quem escreveu II Pedro foi Pedro ( Epístola Geral ) Quem escreveu II Timóteo foi Paulo ( Epístola Pessoal ) Quem escreveu Tiago foi Tiago ( Epístola Geral ) Quem escreveu Tito foi Paulo ( Epístola Pessoal ) Das 14 cartas pessoais, Paulo escreveu comprovadamente as 13 primeiras. A única exceção é Hebreus ( escritor anônimo ).

8 DISTINÇÃO ENTRE PROFETAS MAIORES E MENORES :
PROFETAS MAIORES : receberam esta denominação pela maior repercussão de seus ministérios perante o povo e também perante os próprios governantes. Os seus livros, em geral, contém uma quantidade maior de capítulos. PROFETAS MENORES : os livros possuem uma quantidade menor de capítulos ,tanto que, para os judeus, os 12 livros foram a única obra. Há exceções : Os livros de Oséias e Zacarias ( profetas menores ) contêm uma quantidade maior de capítulos ( em nº de 14 ) que o livro do profeta maior Daniel, possuidor de 12 livros.

9 ABREVIATURAS – Sinais e pontos convencionalmente utilizados:
“ : “ ( dois pontos ) separam o capítulo do versículo; “ – “ ( hifén ) refere-se a uma seqüência de capítulos ou versículos; “ , “ ( vírgula ) separa versículos do mesmo capítulo; “ ; “ ( ponto e vírgula ) - separação de capítulos do mesmo livro ou de livros diferentes “ a “ ( letra a ) acompanha o versículo, fazendo alusão à parte inici- al do mesmo. “ b “ ( letra b ) - acompanha o versículo, fazendo alusão final do mesmo. Versículo - diminutivo de verso; Capítulo - é formado pelo conjunto de versículos; Livro - é formado pelo conjunto de capítulos

10 ABREVIATURAS – Sinais e pontos convencionalmente utilizados:cont.
Todos os versículos e capítulos da Bíblia são numerados, e podemos observar os seguintes exemplos, para maior compreensão prática : Gn.5:4-7,17; 8:2; - Leia-se “ Gênesis, capítulo 5, versículo 4 e 7, capítulo 8, versículo 2 Mt. 3: Leia-se “ Mateus, capítulo 3, versículo 4. Lv. 2:5 – 9: Leia-se “ Levídico,capítulo 2, versículo 5 ao 9, versículo 3. Sl 119 : 105 a Leia-se “ Salmo, capítulo 119 ,versículo 105,parte inicial “ :Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra,...” Sl 119 : 105 b Leia-se “ Salmo, capítulo119, versículo 105,parte final “ :...e luz para o seu caminho.” 

11 ABREVIATURAS – Sinais e pontos convencionalmente utilizados:cont.
Há livros que são antecedidos por numerais ordinais, como nos exemplos abaixo relacionados : II Cr – Leia-se “ Segundo livro de Crônicas ou simplesmente segundo crônicas”. Note-se que o normal está no masculino em virtude de concordar com li- vro e não com crônicas. II Co – Leia-se “Segunda carta ( ou epístola ) aos Coríntios ou simplesmente “ segunda coríntios “ Note-se que o numeral está no feminino pelo fato de entrar em concordância com a palavra “ carta “ e não com o nome “ coríntios “ Podemos utilizar os algarismos arábicos ou romanos. Ex : 2ª Crônicas ou II Crônicas.

12 VERSÕES NÃO UTILIZADAS :  ( A ) – TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS –
Editora : Sociedade Torre de Vigia para Bíblias e Tratados; A versão do Novo Mundo foi elaborada pelos Testemunhos de Jeová, que, entre outras heresias, não aceitam a divindade de Cristo. A “ Bíblia “ deles, principalmente o Novo Testamento, é a versão espúria e deturpada. Exemplo : Jo 1:1 – “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus ( com “D” minúsculo)”. Ou seja, eles consideram Jesus como sendo um deus menor , que é uma doutrina absolutamente descabida.

13 VERSÃO UTILIZADA : ( B ) - TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE –
Editora : Sociedade Bíblica do Brasil ( SBB ); A Tradução na Linguagem de Hoje, é uma versão ecumênica, reunindo católicos e protestantes na sua elaboração. Foram feitas concessões, cuja consequência foi o distanciamento da pura verdade bíblica. À guisa de ilustração, pode-se verificar que tal versão substituiu a palavra “ santo “ ( que é a designação daquele servo, separado ) pelo vocábulo “ povo “,termo mais aceito pelos católicos , já que , para eles , “ santo “ é sinônimo de “ padroeiro “ ou “ canonizado “.

14 ( C ) – VERSÕES CATÓLICAS
Editoras no Brasil : Vozes e Paulinas. Já as versões exclusivamente católicas não contém 66 livros e sim 73, pois foram acrescidos ao texto original 7 livros, chamados APÓCRIFOS, como veremos a seguir.

15 LIVROS APÓCRIFOS : ( I e II MACABEUS, JUDITE,TOBIAS, BARUQUE, SABEDORIA e ECLESIÁSTICOS ) :
Como já foi comentado, a Bíblia Sagrada é composta de 66 livros considerados como canônicos, isto é, inspirados por Deus. Todavia, em abril de 1546, no Concílio de Trento ( Itália ), a igreja Romana resolveu incluir mais alguns livros, os quais foram acrescidos à edição católica da Bíblia e são chamados LIVROS APÓCRIFOS. Apócrifo (Apo = depois // crifus = escrito) que dizer : escrito após ter sido encerrado o número dos livros sagrados. São livros que não foram inspirados por Deus. Não tem a aprovação divina, pois contêm práticas pagãs, ensinos de feitiçaria ( Veja Tobias 6 e 8 ), louvor ao sacrifício ( 2º Macabeus 14 ) e até pedidos de desculpas aos leitores como prova evidente da ausência de inspiração divina. É obra do homem, são novelas e romances sem qualquer edificação. É uma blasfêmia a sua inclusão nas escrituras sagradas.

16 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES :
Os livros do V.T. eram escritos em pergaminhos de pele de animal e os escribas os passavam a limpo, eles eram chamados de massoretas. . Jesus (hb) Yeshua = Salvação Cristo (gr) Kristus = Ungido (com o E.S.) Ek = para fora Igreja = Eklesia (gr) convocado para fora do mundo Klesia = convocar Para = ao lado de O E. S. está Espírito Santo = Parakletos (gr) ao lado Kletos = chamado da Igreja

17 RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA :
Gênesis : Narra a criação do Mundo / Narra a vida dos Patriarcas; Êxodo : Narra a saída dos judeus do Egito; Levítico : Descreve os regulamentos e as observações que dizem respeito ao sacerdócio levítico; Números : Narra 02 recenseamentos: o primeiro quando Israel chegou no Sinai e o segundo na beira do rio Jordão , no final dos 40 anos de deserto; Deuteronômio : Narra a repetição da Lei para uma nova geração, aquela que iria entrar em Canaã; Josué : Narra a conquista e posse de Canaã; Juízes : Narra a decadência religiosa do povo e seus momentos de Recuperação; Rute : Narra a história de Rute, bisavó de Davi, descreve o seu resgate ( uma gentia que passa a fazer parte do povo de Israel);

18 RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA :
I e II Samuel :Narra o período de transição do governo dirigido por Juízes para a direção de Reis; I e II Reis : Narra a história dos reis de Israel e Judá; I e II Crônicas: Suplemento aos livros dos Reis (enfatiza Judá); Esdras : Narra a volta dos exilados de Babilônia e a reedificação do Templo em Jerusalém; Neemias : Narra o processo de restauração dos muros e das portas de Jerusalém; Ester : Narra a história de Ester ( judia ) que foi levantada rainha do Império Persa; Jó : Narra a provação e o testemunho de Jó e revela a cultura da época dos Patriarcas; Salmos : O livro dos louvores. Os Salmos foram feitos para serem cantados em Israel;

19 RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA :
Provérbios : São máximas de sabedoria aplicadas à nossa vida; Eclesiastes : Descreve ensinamentos para a vida. Descreve a natureza vaidosa do homem; Cantares : O Cântico dos Cânticos. Descreve o maior amor que já existiu, o amor do esposo (Jesus) e da esposa (Igreja); Isaías : Contém repreensões à Israel (levado cativo pela Assíria ), pelos seus pecados. Descreve o advento e poder do Messias; Jeremias : Contém avisos à Israel sobre o resultado de sua apostasia, que seria o cativeiro Babilônico. Descreve também a restauração de Israel; Lamentações : Narra a assolação e destruição de Jerusalém; Ezequiel : Contém predições da destruição de Judá e Jerusalém. Descreve as visões das abominações de Jerusalém, repreensões e avisos do Senhor. Contém profecias contra 07 nações. Descreve também a restauração de Israel; Daniel : Contém profecias a respeito dos impérios da Terra e da vinda de Jesus que criará uma nova ordem. Contém juízos sobre os impérios da Terra. Descreve a Grande Tribulação;

20 RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA :
Oséias : Descreve o adultério espiritual de Israel (Idolatria); Joel : Descreve a vinda do Senhor. Cita a promessa de derramamen to do Espírito Santo sobre nós; Amós : Narra o julgamento de Judá e Israel pela sua infidelidade ao Senhor. Descreve a glória que havia de vir na descendência de Davi; Obadias : Narra a predição da destruição de Edom. Descreve a restauração de Israel; Jonas : Narra as experiências de Jonas para profetizar em Nínive (capital da Assíria); Miquéias : Descreve a predição do cativeiro de Israel e Judá. Descreve a profecia do nascimento do Messias em Belém; Naum : Descreve profecias contra Nínive ( Obs.: Já se passaram 150 anos do arrependimento da mesma, a nova geração se esque- ceu da bênção); Habacuque : Descreve a predição da invasão pelos caldeus e a sua sentença. Cita um salmo de louvor; Sofonias : Descreve a invasão de Nabucodonozor. Descreve o castigo das nações vizinhas. Narra a repreensão de Jerusalém e a sua restauração;

21 RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA :
Ageu : Descreve a reedificação do Templo, exortando o povo a reconstruí-lo; Zacarias : Descreve mensagens ao povo que voltava do exílio, despertando-os para a necessidade de completarem a reconstrução do Templo. Descreve o julgamento dos que oprimiam a Israel; Malaquias : Descreve a infidelidade dos sacerdotes. Descreve a infidelidade conjugal. Narra a vinda do Senhor precedida pelo seu mensageiro;

22 RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA :
Evangelho de Mateus ,Evangelho de Marcos, Evangelho de Lucas e Evangelho de João : Descreve a biografia de Jesus (Jesus é visto como Deus); Atos : Descreve os primeiros passos da Igreja; Romanos : Cita que a condenação é causada pelo pecado e que a justifica- cação pela fé é o método da Salvação; I Coríntios : Descreve a repreensão de Paulo a respeito da desordem na Igreja de Corinto. Paulo defende a sua autoridade apostólica e fala sobre os dons espirituais; II Coríntios : Tem como objetivo consolar os membros arrependidos como resultado da primeira epístola e admoestar a maioria ainda rebelde. Contém um alerta sobre os falsos mestres; Gálatas : Epístola dirigida à Igreja da Galácia que descreve a liberdade que temos em Cristo Jesus. Cita que a Salvação é pela fé e não pelas obras

23 RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA :
Efésios : Epístola dirigida à Igreja de Éfeso. Que descreve a posição do crente em Cristo Jesus. Narra sobre o caminhar do servo e o combate do dia a dia no Espírito; Filipenses : Epístola dirigida à Igreja em Filipos que tem como objetivo aconselhar os filipenses a serem fortes pela sua união; Colossenses : Epístola dirigida à Igreja em Colossos que tem como objetivo prevenir contra uma mistura de judaísmo e filosofia pagã que se infiltrava na Igreja; I e II Tessalonicenses: Epístolas dirigidas à Igreja em Tessalônica, que descrevem a segunda vinda de Jesus e animam os crentes a perseverarem na fé; I Timóteo : Epístola dirigida à Timóteo, que dá informações sobre o culto e os serviços na casa do Senhor (Diaconato); II Timóteo : Epístola dirigida à Timóteo. Foi a última carta escrita por Pau- lo, descreve a sua despedida como um bom soldado em Cristo; Tito : Epístola dirigida à Tito, que contém conselhos de Paulo a Tito. Descreve o serviço pastoral; Filemon : Epístola dirigida à Filemon, um homem abastado. Paulo pede pelo seu criado Onésimo, arrependido por um furto e convertido ao Senhor. Cita o amor que deve haver entre os irmãos e a prática do perdão.;

24 RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA :
Hebreus : Epístola dirigida aos judeus que abraçaram o evangelho. Ressalta a superioridade de Cristo, da Nova Aliança sobre a Velha; Tiago : Epístola que descreve a provação da fé, além de fazer alusão às riquezas mal adquiridas e mal empregadas; I Pedro : Epístola que descreve o sofrimento e o comportamento do crente à luz da Salvação, além de fazer alusão à vida do crente sob a luz do sacrifício de Jesus. Descreve também o serviço do crente à luz da vinda do supremo pastor; II Pedro : Epístola que ressalta a necessidade de crescermos na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Contém advertências contra os falsos mestres e fala da certeza da vinda de Cristo; I João : Epístola que descreve a crença e o dever dos crentes; II João : Epístola que descreve o caminho da verdade e do amor, além de falar dos falsos ensinadores;

25 RESUMO DOS LIVROS DA BÍBLIA :
III João : Epístola que cita a vida de Gaio, como exemplo de bom testemunho, cita a vida de Diótrefes (ambicioso) e a vida de Demétrio, como exemplo de fidelidade; Judas : Epístola que descreve o dever cristão de pelejar pela fé, além de falar dos falsos mestres; Apocalipse : O livro da Revelação de Jesus Cristo que descreve o fim dos tempos, a volta do Senhor com a Igreja glorificada, a Grande Tribulação e o Milênio.

26 Aspectos Proféticos: 1 - Origem : - Ela veio de Deus (JÓ 1:1);
É uma dádiva do Pai; É a maneira pela qual Deus se expressa ao mundo (expressa o seu amor) 2 - Objetivo :  O propósito da Palavra de Deus é a salvação do homem ; A palavra salvação em hebraico é yeshua, que é o nome Jesus, ou seja, Jesus é a Salvação para o homem é a Vida. A Palavra de Deus visa revelar Jesus ao homem, fazendo-o conhecer o projeto de Salvação de Deus para a sua vida; Jesus está descrito desde Gênesis (o animal que foi morto para que a sua pele cobrisse a nudez do homem) até Apocalipse ( “E lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” Ap. 7:14 ).

27 3 - A Palavra é revelada pelo E.S. :
A Bíblia tem vários escritores , porém um único autor : Deus, pois todos aqueles que foram usados para escrevê-la foram inspirados pelo mesmo Espírito, o Espírito Santo; Só se entende algo escrito por revelação, através da revelação; Não podemos ler a Bíblia como um livro comum, na letra, pois “a letra mata, mas o Espírito vivifica”. Temos que ler a Bíblia buscando aquilo que está além da letra, aquilo que só o E.S. pode revelar, aquilo que dá vida às nossas vidas; Algumas pessoas acham que a Bíblia é auto-explicável e que não há necessidade de revelação para o entendimento da mesma. Um exemplo deste tipo de pensamento ocorreu em um seminário em Vitória, quando um rapaz (conhecido como um intelectual da região) procurou o pastor que estava ministrando esta aula dizendo que a Bíblia era um livro auto-explicativo e de fácil entendimento. O pastor lhe perguntou se tudo o que Jesus fazia tinha um sentido e o rapaz respondeu afirmativamente. O pastor então lhe perguntou qual era o significado das 3 curas de cegueira que Jesus realizou de formas diferentes e aquele rapaz não soube responder; Através da Revelação podemos entender os mistérios de Deus:

28 Através da Revelação podemos entender os mistérios de Deus:
Uma das curas, descrita em Mc. 10:46-51, foi a de Bartimeu, alguém que conhecia Jesus na letra ( “filho de Davi” ) , não tinha intimidade com ele, não tinha vivido ainda uma experiência com o Senhor Jesus, pois ele estava à beira do caminho, porém os seus olhos são abertos pela Palavra de Jesus : “Vê , vai em paz a tua fé te salvou” ;


Carregar ppt "BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS (Ap.19:13)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google