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Atenção à Saúde do Idoso na UBS Vila “C” Nova Foz do Iguaçu/PR

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Apresentação em tema: "Atenção à Saúde do Idoso na UBS Vila “C” Nova Foz do Iguaçu/PR"— Transcrição da apresentação:

1 Atenção à Saúde do Idoso na UBS Vila “C” Nova Foz do Iguaçu/PR
Autor:Ernani de Souza Cardona Orientador:José Adailton Silva

2 1. Introdução 256.000 habitantes(IBGE) 30% Particular
1.1 Foz do Iguaçu habitantes(IBGE) 30% Particular (Saúde Foz – Cartão SUS) Argentina/Brasil/Paraguai Projeto SIS-FRONTEIRAS(finac unid e verba)

3 1. Introdução 1.2 A Situação da Unidade Básica de Saúde Vila “C” Nova
8100 hab – 2810 hab 3 equipes c/ 2 saúde bucal HIPERDIA, Pré-Natal, Puericultura, Saúde da Mulher Programa Tabagismo Estágios UNIOESTE e UNIAMERICA

4 2.Objetivo Geral Melhorar a atenção à Saúde do Idoso na UBS Vila “C” Nova- Foz do Iguaçu/PR

5 Ações implementadas em cada eixo pedagógico
3. Metodologia Ações implementadas em cada eixo pedagógico

6 a.Organização e gestão de serviço(Papel)
-Recepção: Identificação do público alvo. -Agentes comunitários de saúde: Divulgação das ações, busca ativa dos faltosos, auxiliar e ajudar a promover as ações educativas; -Auxiliares/Técnico de Enfermagem: Medidas antropométricas e sinais vitais, realização de vacinas; -Dentista: Revisão Odontológica;

7 a.Organização e gestão de serviço(Papel)
-Enfermeira: Consulta de enfermagem, distribuir Carteira do Idoso, avaliação multidimensional rápida, planejamento das ações; -Médico: Consultas, distribuir Carteira do Idoso, avaliação multidimensional rápida, participar das ações de planejamento das ações intervenção; -NASF: Promoção de hábitos saudáveis. -Todos: Participar das capacitações e reuniões de grupo;

8 b. Monitoramento e Avaliação
Na tarde de dobra foi pactuado realizarmos os grupos com: + Cadastro e distribuição de carteiras de Saúde; + Avaliações de risco para Fragilização, morbimortalidade, Avaliação Multidimens. Rápida, Odontológica ; + Revisão de Vacinas;

9 b. Monitoramento e Avaliação
+ Continuação de ações já desenvolvidas -HIPERDIA; -Visitas Domiciliares; -O protocolo de pedido de exames complementares e encaminhamentos foi mantido, conf: avaliação de necessidade ou periodicidade para hipertensos (6 meses) e diabéticos (3 meses).

10 c. Engajamento Público - Primeiro momento Visita de ACS ao Conselho comunitário Local; - Segundo momento reunião com o Conselho comunitário Local e convidado da comunidade.

11 d. Qualificação da Prática Clínica
+ Orientação e discutir com a equipe o tema proposto; + Definir a Atividade de cada membro; + Reuniões de Estudo e Capacitações; + Reuniões a respeito do andamento da intervenção.

12 4.Metas e Resultado Para Cada meta
Melhorar o acompanhamento específico a saúde de idosos Meta 50% - Resultado 67,6%.

13 b.Melhorar a qualidade da atenção à pessoa idosa.(capacitar)
Meta 80% - Resultado 100%.

14 b.Melhorar a qualidade da atenção à pessoa idosa.(avaliar)
Meta 50% - Resultado 100%.

15 b.Melhorar a qualidade da atenção à pessoa idosa.(avaliar)
13,3% de 150 idosos Meta Visitas 100% 86% (Avaliação Médica e Odontológica)

16 c. Melhorar os registros das informações. Meta 100% - Resultado 100%.

17 d. Realizar promoção da saúde. Meta 50% - Resultado 100%.

18 d. Realizar promoção da saúde.

19 5. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal à pessoa idosa.
Meta 30% Resultado 87,3% Meta 30% Resultado 100%

20 5. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal à pessoa idosa.
Meta 30% Resultado 67,3% Resultado 86,7%

21 Discussão Importância da Intervenção
Para a Equipe Aumentou nossa união, estratégia – escutar opinião; Organização do Serviço, estratégia – definir papéis; Aprender a olhar esta parcela da população de forma diferenciada, estratégia - considerar especificidades e condicionalidades próprias. 2. Para o Serviço - Possibilitou o trabalho integrado de nossas equipes de agentes de saúde, enfermagem, nutrição e odontologia.

22 Importância da Intervenção
3. Para Comunidade - Educação em Saúde - ficou evidente que existem grupos como gestantes, crianças, portadores de doenças crônicas e também os idosos que necessitam de seu espaço especial no atendimento diário. 4. Para os Gestores - Novo tipo diferenciado de atenção, não haviam registros adequados para um acompanhamento melhor, não haviam grupos específicos de idosos.

23 Importância da Intervenção
5. Para o Processo Pessoal de Aprendizagem o “aprender praticando”; o ambiente virtual de aprendizagem; diálogos com o orientador; fóruns a disposição para trocar ideias e tirar dúvidas; casos clínicos interativos.

24 Agradecimentos e Dedicatória
Ao estímulo de iniciar o curso – Dra. Luz; A nossa Equipe de Saúde aos quais dedico este trabalho; A Nutricionista Daiane que representou o NASF; Aos profissionais de outras equipes, em especial a Dra. Tânia e ACD Nadagil.

25 Imagens da Intervenção

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