A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017"— Transcrição da apresentação:

1 CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
Tema – Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida Lema – Cultivar e guardar a criação (Gênesis 2,15)

2 OBJETIVO GERAL DA CF 2017: Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho. Biomas são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. No Brasil temos 06 biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Nesses biomas vivem pessoas, povos, resultantes da imensa miscigenação brasileira. Vídeo

3 A Amazônia é o maior bioma do Brasil
A Amazônia é o maior bioma do Brasil. Com extenso território, formada pelos Estados da região Norte, a Amazônia tem grande diversidade de espécies de árvores, plantas e animais. A Caatinga é o único bioma com distribuição exclusivamente brasileira. Encontra-se envolvida pelo clima semiárido, entre a estreita faixa da Mata Atlântica e o Cerrado. O Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas do planeta com grande beleza e rica em biodiversidade. O ecossistema mantém boa parte da sua cobertura vegetal nativa, responsável pela permanência de espécies que, em outros biomas, se mostram em extinção. O Cerrado é uma vegetação típica de locais com estações bem definidas (Uma época chuvosa e outra seca). Compõe as regiões de solo de composição arenosa, sendo considerado o bioma brasileiro mais antigo. Pampa é o nome dado aos campos do Sul do Brasil. Sua característica principal é a vegetação, que apresenta uma composição herbácea, ou seja, formada basicamente por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte. A Mata Atlântica é uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta. Sua vegetação nativa vem sendo destruída, restando uma pequena área para preservação das espécies

4 Os biomas brasileiros sofrem interferências negativas desde a chegada dos primeiros colonizadores ao Brasil, logo após Pero Vaz de Caminha ter escrito para o rei de Portugal afirmando que as “águas são muitas, infinitas. Em tal maneira graciosa (a terra) que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem”. Os colonizadores começaram a extração do pau-brasil usando, no início, a mão de obra escrava de indígenas e mais tarde dos africanos. Hoje, após mais de 500 anos daquela carta, o que restou da beleza natural descrita por Pero Vaz de Caminha?

5 A Igreja Católica há algum tempo, tem sido voz profética a respeito da questão ecológica. Neste início do terceiro milênio, ter uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, sendo mais de 160 milhões vivendo em cidades gera sérias preocupações. O impacto dessa concentração populacional sobre o meio ambiente produz problemas que põem em risco as riquezas dos biomas brasileiros.

6 Cuidar dos biomas brasileiros além de ser uma ação de fé e cidadania é uma ação de comprometimento com Deus. O Papa Francisco propõe a defesa da vida e ecologia através da encíclica Laudato Si. Confira: Incentivar a criação de um Projeto de Lei que impeça o uso de agrotóxicos. Incentivar o desenvolvimento de projeto de preservação, recuperação e valorização das frutas, ervas medicinais. Reforçar as articulações e resistências apoiando os povos tradicionais (indígenas/quilombolas) nas mobilizações e nas lutas por direitos e regularização de seus territórios. Desenvolver a captação de energia solar descentralizada, como fonte de renda para as família e produção de energia. Fortalecer as iniciativas como as cooperativas, baseadas no agroextrativismo, pois tem gerado renda para muitas famílias. Reformular e ampliar a rede de captação de água de chuva para beber e produzir. Fortalecer a Rede Panamazônica (REPAM), como espaço de articulação e intercâmbio das várias redes eclesiais que atuam em conjunto na sociedade amazônica. Fortalecer as políticas públicas para melhoria do saneamento básico e transporte público de qualidade. Fomentar e/ou apoiar ações relacionadas a despoluição e revitalização das bacias hidrográficas e baías: Alto Tietê, Baía da Guanabara, Bacia do Rio Doce e Rio Paraíba do Sul. Promover campanhas de conscientização quando ao descarte adequado dos resíduos sólidos e esgotos sanitários, para preservar os rios, lagoas e igarapés.


Carregar ppt "CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google