A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Placa Mãe e seus dispositivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Placa Mãe e seus dispositivos"— Transcrição da apresentação:

1 Placa Mãe e seus dispositivos
Lauro Alves Material -> Manutenção e Suporte de Sistemas 3º Módulo | Subsequente

2 Placa mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM , os chips de suporte, os controladores, os conectores dos barramentos e os chipsets.

3 Padrão de Placas-Mãe AT e ATX

4 Padrão de Placas-Mãe AT (Advanced Technology): Trata-se de um modelo mais antigo, tornando-se cada vez mais raras. Esse modelo foi usado de 1983 até 1996.

5 ATX (Advanced Technology Extended): Este modelo foi criado para aperfeiçoar o formato AT.

6 Modelo da fonte AT e ATX Fonte da AT Fonte da ATX

7

8

9 Socket ou Soquete É o local onde acomodamos o processador na Placa Mãe. Nos procedimentos para a montagem do computador, o processador é acoplado ao local com um conjunto cooler, composto de um dissipador de calor e um ventilador. Socket LGA 1366 Cooler

10 Socket Pinos Data Processador

11 ROM BIOS, POST E SETUP

12 BIOS Responsável por ensinar o processador a manipular os dispositivos básicos do micro.

13 POST Responsável pelo auto teste sempre que ligamos o micro.

14 SETUP O programa de configuração do micro.

15 Slot, barramento e Chipset
Conexões Slot, barramento e Chipset

16 Conexões SLOT: Qualquer conector “fêmea” comprido e estreito.
Barramento: Uma estrutura física capaz de conectar logicamente a vários dispositivos. Chipset: Conjunto de circuitos de apoio utilizados na placa mãe. O chipset é quem define entre outras coisas, a quantidade máxima de memoria RAM que uma placa mãe pode ter, o tipo memoria que pode ser usada, a frequência máxima das memorias e do processador e o padrão de discos rígidos aceitos.

17 O que é barramento? Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos. São as linhas de transmissão que transmitem as informações entre o processador, memória e todos os demais periféricos do computador.

18 Estrutura do Barramento
Consiste de vários caminhos e linhas de comunicação Esses caminhos são capazes de transmitir sinais que representam um único digito binário Um conjunto de linhas pode transmitir dados em paralelo EX: uma unidade de barramento de 8 bits pode transmitir por 8 linhas

19 Barramentos Barramentos externos: interliga os diversos componentes de um sistema operacional tais como UCP, ou CPU, memória unidades de entrada/saída, etc. Barramentos internos: interliga elementos no interior de um componente (pastilha), como por exemplo, os registradores, os registros dos microprocessador.

20 Barramentos Existem três tipos de barramentos: Barramento de dados
Barramento de endereços Barramento de controle Barramento de dados: (Data Bus) transmite dados entre as unidades. Portanto, um microprocessador de 8 bits requer um barramento de dados de 8 linhas para transmitir dados de 8 bits em paralelo. Semelhantemente, um microprocessador de 64 bits necessita de um barramento de dados de 64 linhas para transmitir dados de 64 bits em paralelo. Se o barramento de dados para um microprocessador de 64 bits fosse formado por 8 linhas, seriam necessárias oito transmissões sucessivas, tornando mais lento o sistema. O Barramento de Dados é bi-direcional, isto é, pode transmitir em ambas as direções.Barramento ISA Barramento MCA Barramento EISA

21 Barramentos Barramento de endereços:(Address Bus) é usado para selecionar a origem ou destino de sinais transmitidos num dos outros barramentos ou numa de suas linhas. Ele conduz endereços. Uma função típica do Barramento de Endereço é selecionar um registrador num dos dispositivos do sistema que é usado como a fonte ou o destino do dado. O Barramento de Endereço do nosso computador padrão tem 16 linhas e pode endereçar 216 (64 K) dispositivos (1K= 1024, ou 210, no jargão de computação). Barramento de controle:(Control Bus) sincroniza as atividades do sistema. Ele conduz o status e a informação de controle de/para o Microprocessador. Para um Barramento de Controle ser formado, ao menos 10 (geralmente são mais) linhas de controle são necessárias.

22 Slots para expansão Sobre a placa-mãe, fazemos o encaixe das placas de expansão. São placas de vídeo, som, modem, rede, controladores SCSI e varias outras menos comuns. As placas de expansão ficam encaixadas em conectores chamados de slots. Os três principais tipos são: PCI, AGP e ISA.

23 ISA Comum em micros mais antigos para encaixar placas de expansão, como modems, placas de som, placas de vídeo, Está caindo em desuso por ser relativamente lento em relação às novas tecnologias. Frequência de operação de 8 MHz.

24 Slots ISA

25 Placa ISA

26 PCI Utilizados para a maior parte das placas que não requerem muita velocidade. A velocidade do barramento depende da quantidade de bits e da frequência (medida em Mhz). Bits x Frequência / 8= Velocidade de transferência

27 Slots PCI

28 Placa PCI

29 AGP Utilizado para placas gráficas com capacidade de aceleração para gráficos 3D. Barramento dedicado à placa gráfica. Apesar de existirem vários modelos, o standard AGP divide-se em 4 velocidades de transferência.

30 Slots AGP

31 Placa AGP

32 PCI express Slot de expansão multifunções de alta velocidade.
Existem slots de várias velocidades, facilmente reconhecíveis pelos diferentes tamanhos.

33 Slots PCI express

34 Placa PCI express

35 Imagem comparativa - slots

36 Imagem comparativa - slots

37 Slots de Memória Os slots de memória são os componentes inseridos na placa-mãe que permitem a conexão dos pentes de memória. Ex.: DRR1,DDR2,DDR3,DDR4(Lançamento em 2015) Memórias RAM Slots de Memórias RAM

38 Esquema do controle da memória

39 Conector de disco rígido
Placas mães possuem um conector denominado IDE (Integrated technology attachmet) ou tecnologia de ligação integrada, e serve não apenas para a conexão da Placa Mãe ao disco rígido, como também a outros dispositivos de leitura/armazenamento com drives de CDs/DVD/s ROM e suas respectivas gravadoras. Os IDEs estão sendo substituídos pela tecnologia ATA e posteriormente Serial ATA, também conhecido como SATA (Serial Advanced Technology Attachment) ou ligação serial de tecnologia avançada. Os padrões ATA e SATA na sua maioria são compatíveis apenas com dispositivos de armazenamento de massa, como os discos rígidos. Portanto o IDE ainda é usado para os drives de CD/DVD e gravadoras. Os discos IDE transmitem dados através de cabos de 40 a 80 fios paralelos, o que resulta em cabo de grande extensão. Os discos SATA transferem dados em série em apenas 4 fios em um único cabo.

40 Cabo de alimentação de um disco rígido do padrão IDE
Slot IDE em uma Placa Mãe. Cabo de conexão de um disco rígido do padrão IDE

41 Cabo de alimentação de um disco rígido do padrão SATA
Slot SATA em uma Placa Mãe. Cabo de conexão de um disco rígido do padrão SATA

42

43 Chipset Chipset é um chip (ou conjunto de chips) responsável pelo controle (transferência de dados) de diversos dispositivos de entrada e saída É um dos principais componentes lógicos de uma Placa Mãe. O desempenho de uma placa está intimamente relacionado ao chipset utilizado.

44 Ponte norte Controlador de memória de alta velocidade:
Controlador AGP (padrão de barramento para conexão de placas de vídeo compatíveis) Controlador do barramento PCI (padrão de conexão para placas compatíveis como as de áudio e rede) Interface para as transferências de dados ao chip SUL

45 Ponte norte

46 Ponte Sul Controlador de periféricos de baixa velocidade:
Discos rígidos; Portas USB; Som on-board; Rede on-board; Barramento PCI; Relógio tempo real; Memória de configuração (CMOS)

47 Ponte Sul

48

49 Principais fabricantes de chipsets
Intel VIA Sis Ali

50 Bateria A bateria interna do tipo Lítio(bateria de lítio) CR2032 em placas-mãe antigas tem a função de manter as informações da Flash-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador está desligado, nas placas-mãe atuais sua principal função é manter o relógio interno funcionando. Os principais sintomas de “final de vida” da bateria são: CMOS CHECKSUM FAILURE CMOS BATERRY STATE LOW CMOS SYSTEM OPTIONS NOT SET CMOS TIME AND DATE NOT SET

51 Tipos de bateria existentes
Soquete de bateria em disposição vertical. Bateria com soquete de presilha na parte superior Bateria com soquete de presilha na parte lateral.

52 Tipos de Placa Mãe Onboard e Offboard

53 Tipos de Placa Mãe Onboard: O termo “onboard" é utilizado para descrever qualquer dispositivo (som, vídeo e rede) integrado a própria Placa Mãe do computador.

54 Offboard: O termo "Offboard" é utilizado para descrever dispositivos que não são integrados a Placa Mãe e são encontrados na forma de placa de expansão.

55

56 Perguntas!?


Carregar ppt "Placa Mãe e seus dispositivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google