A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O USO DA FERRAMENTA WIKI PARA A ELABORAÇÃO TEXTUAL DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA LICENCIATURA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA Ana Lucia de Braga e Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O USO DA FERRAMENTA WIKI PARA A ELABORAÇÃO TEXTUAL DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA LICENCIATURA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA Ana Lucia de Braga e Silva."— Transcrição da apresentação:

1 O USO DA FERRAMENTA WIKI PARA A ELABORAÇÃO TEXTUAL DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA LICENCIATURA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA Ana Lucia de Braga e Silva Santos 22º Congresso Internaciona ABED de Educaçõo a Distância Águas de Lindóia, setembro 2016

2 DETECÇÃO DO PROBLEMA OBJETIVOS DO TRABALHO ETAPAS DESENVOLVIDAS
Dificuldade na elaboração do texto coletivo e interação entre alunos e aluno professor; Dificuldade na orientação. OBJETIVOS DO TRABALHO Utilizar o wiki como ferramenta para a construção coletiva do texto, dinamizar as orientações e promover a mediação pedagógica dinâmica. ETAPAS DESENVOLVIDAS Introdução do wiki; Avaliação do alunos; Avaliação do professor.

3 COMO UTILIZAR O WIKI Vocês devem clicar no link Elaboração do Texto Colaborativo. Do lado direito, abaixo da tela aparecerá: Grupos separados (1). Ao lado vocês terão duas opções, o grupo que vocês estão para elaborar o TCC e os grupos dos polos. Cliquem no seu grupo para a elaboração do TCC. Entrem na aba Editar (2) e escrevam o que considerarem importante dentro do que está sendo solicitado e dando continuidade ao que já foi escrito pelos companheiros. 1 2

4 COMO UTILIZAR O WIKI No espaço Editar do wiki, existe uma aba com diferentes cores. Escolha uma cor diferente das que já estão sendo escritas. Você deverá escrever no wiki sempre com a mesma cor, assim, os colegas poderão identificar que os textos escritos desta cor foram elaborados por você. Após escrever o texto clique em salvar. O texto final ficará todo colorido! Eu escreverei sempre na cor lilás. Tudo que estiver em lilás são orientações ou modificações feitas por mim.

5 COMO UTILIZAR O WIKI

6 HISTÓRICO DAS EDIÇÕES

7 COMPARAÇÃO DE TEXTOS

8 ANÁLISE DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
O questionário contou com a participação de 21 alunos. Este é seu primeiro curso de Nível Superior? Este é o seu primeiro curso em EaD?

9 ANÁLISE DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
Esta foi a primeira vez que você utilizou a ferramenta Wiki? Você sentiu dificuldade para utilizar esta ferramenta? Se não, em que outra situação você utilizou?

10 ANÁLISE DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
Você considera que a utilização da ferramenta facilitou a interação entre os componentes do grupo? Você considera que a utilização da ferramenta facilitou a interação com o professor?

11 ANÁLISE DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
Você considera que a utilização da ferramenta facilitou a elaboração do TCC? Você sentiu dificuldade em digitar o texto no wiki ou em colar o trabalho desenvolvido em um documento do word para o wiki e vice-versa?

12 ANÁLISE DAS RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO
Identifique as principais dificuldade que você encontrou ao utilizar o wiki. - Demorei muito para compreender que é uma página interativa e é importante para interação professor e aluno. - Desconhecimento do recurso, mas ao utilizar verifiquei que é simples como o bloco de notas. - O texto desconfigura e deixa a gente desesperado. - Conhecimento de informática insuficiente. Busquei ajuda e superei.

13 ASPECTOS POSITIVOS Melhora significativa na interação entre os alunos e entre estes e o professor. O fato de podermos orientar os trabalhos enquanto eles são elaborados, facilita as correções das etapas e a sua organização. Com isso os trabalhos enviados nas etapas tem melhor qualidade. A interatividade da ferramenta permite a rapidez na detecção das falhas e que os alunos tirem as dúvidas de forma mais simples, direta e dinâmica. Os alunos não precisam trocar as versões no formato word. A construção colaborativa do texto facilita a elaboração textual, a homogeneidade gramatical e de conteúdo. Quando o trabalho é elaborado individualmente, os alunos, muitas vezes, escrevem as mesmas partes e ao juntarem formam um texto repetitivo e com uma estrutura de linguagem desigual.

14 ASPECTOS NEGATIVOS Temos que entrar em cada um dos grupos para verificarmos se houve alguma modificação no trabalho. Não temos um relatório, envio de mensagem ou destaque nos grupos que inseriram ou modificaram textos. Muitos grupos não utilizaram as cores diferentes para identificação de autoria. O wiki não permite a configuração do texto, como citações, espaços de parágrafo, entre linhas ou outros padrões estabelecidos. No momento das correções há necessidade de passar o trabalho para o Word e posteriormente, para dar continuidade, novamente para o wiki. A criação do link do wiki e dos grupos não é difícil, entretanto, é demorada, pois temos que criar cada um dos grupos separadamente. Nem todos os grupos participaram do wiki e muitos somente colocavam a versão já pronta. - O grande número de grupos para interagir.

15 Universidade Metropolitana de Santos
Ana lúcia Braga Universidade Metropolitana de Santos UNIMES


Carregar ppt "O USO DA FERRAMENTA WIKI PARA A ELABORAÇÃO TEXTUAL DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA LICENCIATURA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA Ana Lucia de Braga e Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google