A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E AGORA? COMO APRESENTAR MEU T.C.C.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E AGORA? COMO APRESENTAR MEU T.C.C."— Transcrição da apresentação:

1 E AGORA? COMO APRESENTAR MEU T.C.C.
Filipe Xerxenesky da Silveira

2 TENHO QUE FAZER UMA APRESENTAÇÃO ORAL:

3 7 DICAS PARA O SUCESSO 1ª DICA: FALA
Fale devagar, de forma clara e num tom de voz adequado, que não transpareça o nervosismo e que não seja preciso interromper para pedir que você fale mais alto. Seja firme. Fale com motivação, mas não faça piadinhas durante a apresentação. Evite gírias!!!

4 7 DICAS PARA O SUCESSO 2ª DICA: POSTURA
Toda atenção deve estar no projeto, por isso manter uma postura neutra é o mais indicado. Gesticular excessivamente e andar de um lado para o outro da sala tira a atenção de quem assiste.

5 2ª DICA: POSTURA Outro ponto de gera dúvida é a roupa. Use peças formais com cores coringas, do tipo preto e branco. Outras cores podem ser adotadas, mas com sutileza. Lembre-se: o clima é de formalidade, portanto looks carregados devem ser deixados para comemorar a aprovação. Não se esqueça também de deixar o celular desligado para não ser interrompido com uma ligação inesperada.

6 3ª DICA: SAIBA O QUE ESTÁ FALANDO...
Dominar o conteúdo é a principal arma para se dar bem em apresentações. “O melhor a fazer é observar os pontos fracos do trabalho e estudá-los. Com certeza a banca irá questionar o que não está bom”

7 4ª DICA: JUSTIFIQUE-SE Evite ser monossilábico, responda com firmeza. Justifique todas as ações tomadas para que não haja dúvidas que o caminho escolhido é o certo. “Uma apresentação só será boa se o estudante conhecer a fundo o trabalho, do contrário terá dificuldade para defendê-lo”

8 5ª DICA: SLIDES Ao montar uma apresentação de slides, tenha bom gosto para não deixá-la poluída. O ideal é colocar apenas palavras-chave para conduzir a apresentação “Não se deve ler. Slides são apenas um apoio para o aluno.

9 6ª DICA: ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO
Está na dúvida do que colocar nos slides? Antes de começar a escrevê-los, faça um roteiro. O modelo irá conduzir sua apresentação oral.

10 7ª DICA: PARA NÃO DAR ERRADO
Fique de olho no relógio para não atrasar, do contrário a chance de defender o trabalho se perde. Chegue cedo e aproveite para testar a apresentação e o computador.

11 PASSOS A SEGUIR: Elaborar um bom resumo; Criar o material visual;
Desenvolver a apresentação; Treinar a apresentação.

12 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO:
Título Introdução Objetivos Desenvolvimento Resultados Considerações Finais

13 O QUE QUERO FALAR ? Duração permitida
Apresentação: Geralmente de 15 a 20 minutos. Sessão de perguntas: 05 minutos para cada membros (banca).

14 Cuidado com as cores... Use uma cor de fonte que contrasta nitidamente com o fundo Ex: fonte azul e fundo branco Use cores para reforçar a lógica de sua apresentação. Ex: título em azul claro e texto em azul escuro Use cores para enfatizar um ponto Mas ocasionalmente.

15 Fontes ruins… Se você usar uma fonte muito pequena sua platéia não estará apta a ler o que você escreveu USE MAIÚSCULAS SOMENTE QUANDO NECESSÁRIO, É DIFÍCIL DE LER Não use uma fonte muito elaborada.

16 PREPARAÇÃO SLIDES Recursos audio-visuais disponíveis – (Datashow,Prezi...) Características da sala. Use um programa de slides do tipo PowerPoint .

17 PREPARAÇÃO SLIDES Respeitar o limite de 1cm para as margens .
Nunca use fonte menor que 18. Preferencialmente use fonte arial, 24 a 36 para o corpo e 40 a 70 para o título de cada slide. Calcule em média 1 a 2 min. por slide.

18 PREPARAÇÃO SLIDES Use cores com contraste adequado entre fundo e texto, evitando fundo escuro se o projetor tiver baixa resolução. Se necessário, use negrito para aumentar o contraste. Seja criativo, evitando textos longos e inserindo ilustrações (lembre-se a banca já leu o TCC). Leve varias cópias ( Cd, Pen Drive, Nuvem...).

19 QUAL A MELHOR SEQÜÊNCIA PARA A APRESENTAÇÃO?
Pelas etapas de execução. Do mais simples ao mais complexo. Pela ordem dos objetivos.

20 QUANTOS SLIDES PRECISO?
Título Introdução 1 Objetivos 1 Fundamentação Teórica 1 – 2 Metodologia 1 Resultados Conclusão Total (2 min para cada) Obs: slides mensagem final

21 “O que me fez pensar no assunto”?
INTRODUÇÃO... Introdução: 1 a 2 diapositivos “O que me fez pensar no assunto”? Marco teórico Convencer a audiência da relevância do problema Apresentar dados da literatura

22 Objetivos (Hipótese): “Por que eu fiz a pesquisa”?
1 diapositivo “Por que eu fiz a pesquisa”?

23 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...
“Como eu fiz a pesquisa”? Delineamento Descrição da população: seleção, critérios de inclusão e exclusão Métodos

24 METODOLOGIA... A metodologia é utilizada para facilitar o cumprimento dos objetivos. Pergunta-se: para realizar a pesquisa em torno de meu tema – problema/objetivo/hipótese –, que procedimentos devo adotar? Como fazer para realizar a investigação? Que passos devem ser dados?

25 RESULTADOS... 1 a 3 diapositivos
“O que eu encontrei”? Procure uniformizar a apresentação dos resultados

26 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 1 a 2 diapositivos “O que eu aprendi”?
Devem estar relacionadas aos objetivos Concluir apenas o que apresentou

27 ENSAIE!

28 Acerte uma velocidade de apresentação que você se sinta bem!
Muitos Efeitos de Animação podem prejudicar.

29 REVISANDO Conteúdo dos slides:
A justificativa do estudo fica evidenciada na introdução? Há coerência entre objetivos, desenvolvimento, resultados e considerações finais? Os resultados principais estão adequadamente enfatizados?

30 REVISANDO Narração Início, meio e fim. Tom de voz Gestos.
Posicionamento.

31 O QUE NÃO SEI SOBRE O ASSUNTO ? O QUE PRECISO ESTUDAR ?
QUESTÕES ESPECÍFICAS QUE EU SEI E QUE NÃO SEI. PRÁTICAS EXISTENTES E LITERATURAS COMPLEMENTARES SOBRE O ASSUNTO. SOBRE O CONTEXTO GERAL, ONDE ESTÁ INSERIDO O TEMA.

32 ORGANIZE-SE ANOTE QUESTÕES RELEVANTES QUE VOCÊ PRECISA ESTUDAR.
ANOTE DADOS QUE VOCÊ PODERÁ PRECISAR NO DIA.

33 COMO ENSAIAR A APRESENTAÇÃO ?
SOZINHO (GRAVANDO SE POSSÍVEL!) COM COLEGAS, FAMILIARES (PEÇA OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS) COLEGAS QUE DOMINAM OU NÃO O ASSUNTO COM O (A) ORIENTADOR (A)

34 UM DIA ANTES... LOCAL, HORÁRIO SLIDES/LÂMINA ANOTAÇÕES, ARTIGOS
ENSAIO FINAL RELAXE SEPARE SUA ROUPA- EVITE PREOCUPAÇÕES DESNECESSÁRIAS. E DURMA TRANQÜILAMENTE!

35 O DIA! 3 PONTOS FUNDAMENTAIS: CHEGANDO CEDO.
APRESENTANDO COM CONVICÇÃO! ENFRENTANDO A SESSÃO DE DISCUSSÃO COM MUIIIITA SERENIDADE.

36 CHEGANDO CEDO! VERIFIQUE SE É A SALA CORRETA.
CHEQUE A ORDEM DOS SLIDES. POSICIONE-SE BEM: A PLATÉIA VÊ BEM A PROJEÇÃO ? VOCÊ VÊ BEM A PLATÉIA ?

37 APRESENTANDO COM CONVICÇÃO
OLHE PARA AS PESSOAS. RESPIRE FUNDO… ACREDITE, SEU ASSUNTO É MUITO INTERESSANTE. TRANQÜILIZE-SE: VOCÊ SE PREPAROU… LEMBRE-SE VOCÊ É CAPAZ!

38 APRESENTANDO COM CONVICÇÃO
RESPEITE A VELOCIDADE DO ENSAIO. SE DESCOBRIR ERROS NOS SLIDES, DESCULPE-SE E CONTINUE. FINALIZE COM UM - “MUITO OBRIGADO”.

39 ENFRENTANDO A SESSÃO DE PERGUNTAS

40 COMPOSIÇÃO DA BANCA 02 CONVIDADOS (PROFESSORES OU CONVIDADOS).

41 COMO VOCÊ RESPONDE ÀS PERGUNTAS?
ABERTO ÀS SUGESTÕES/CRÍTICAS. ADMITINDO QUE NÃO SABE A RESPOSTA, QUANDO FOR O CASO, SE A PERGUNTA FOR RELEVANTE, APROVEITE PARA ELOGIÁ-LA. RESPONDENDO O MÁXIMO DE PERGUNTAS COM SEGURANÇA. AGRADECENDO SUGESTÕES/CRÍTICAS

42 O QUE NÃO FAZER NA DEFESA

43 1 – CHEGAR ATRASADO Seja pontual. Ou melhor, chegue antes. Pense em 40 minutos no mínimo. Chegar atrasado causa péssima impressão, além de aumentar o seu estresse.

44 2 – IR SEM CONHECER AS REGRAS
Converse com o seu orientador sobre as regras de defesa. Preferencialmente, com mais de uma semana de antecedência. Lembre-se de que você terá que ajustar a sua apresentação ao tempo que for dedicado a você nos termos das regras de sua universidade.

45 3 – DEIXAR DE SAUDAR OS MEMBROS DA BANCA NO INÍCIO
No mínimo isso é falta de educação. Ao iniciar a sua defesa, agradeça a atenção prestada ao seu trabalho. Depois, inicie a exposição, se este for o caso.

46 4 – TENTAR SER EXAUSTIVO Caso você deva apresentar o seu trabalho oralmente, antes de iniciar a arguição, seja direto. Diga qual o ponto principal do seu trabalho, como você enfrentou o problema e quais resultados obteve. Não tente apresentar todo o seu trabalho. Assuma que a banca estudou o seu trabalho e se coloque à disposição para responder às perguntas.

47 5 – LER O TRABALHO DE PONTA A PONTA
Não fique lendo o seu trabalho. Ler o trabalho sem parar demonstra que você não domina o tema. O que os seus avaliadores esperam é que você transpire familiaridade com o seu tema. Assuma um tom conversacional.

48 6 – FINGIR QUE ENTENDEU A PERGUNTA
Não finja que você entendeu a pergunta. Assim, se você tiver perdido alguma parte da pergunta ou não a tiver entendido, peça ao arguidor para repeti-la ou, mesmo, reformulá-la. Não há nenhum problema nisso.

49 7 – SER DEFENSIVO Defenda o seu trabalho sem ser defensivo. Elimine de sua cabeça frases como: "- Eu também não estou feliz com o meu capítulo 3" ou "Eu também acho que meu TCC poderia ter sido muito melhor". Argumente antes de dar-se por vencido e admita quando determinado ponto não estava no foco de suas preocupações. Depois, explique o porquê.

50 8 – ATACAR A BANCA Nunca ataque a banca dizendo que também não gostou de algum trabalho dela. Não se esqueça de que é o seu trabalho que está sendo avaliado. Exponha as suas razões respondendo à pergunta. Um bom membro de banca avaliadora não espera concordância.

51 9 – SER DESRESPEITOSO Seja educado, inclusive quando o membro da banca não for. Penso que em banca o pior e o melhor das pessoas aparecem. Não justifique uma grosseria repetindo a falta de educação. Todos irão se lembrar de sua postura educada em contraste com a do destemperado. Será 1x0 para você.

52 9 – INTERROMPER O ARGUIDOR
Não interrompa a fala de um membro da banca. Espere que em determinado momento será concedido tempo para você. Concentre-se em escutar, entender o que está sendo dito e anotar os seus insights para usá-los quando chegar a sua vez.

53 10 – TRATAR ALGUM MEMBRO DA BANCA COM EXTREMA AMIZADE
É normal conhecer algum membro da banca. Essa é uma consequência de ter sido seu aluno. Mas não espere receber no dia de sua avaliação demonstrações de afeto e não saia por aí abrindo os braços tentando estabelecer conversa de extrema amizade. Há tempo para tudo. Um gesto assim, ainda que sem intenção, não fica bem. Trate todos os membros da banca com igual profissionalismo.

54 11 – NÃO LEVAR UMA CÓPIA DO SEU TRABALHO
Nem pense em esquecer ou deixar de levar uma cópia do seu trabalho no dia de sua defesa. Inúmeras questões, que serão feitas, estarão relacionadas diretamente a passagens do seu texto. Portanto, você precisará ter uma cópia em suas mãos, necessariamente. .

55 12 – DEIXAR O CELULAR LIGADO
Isso vale para você, para a sua família, amigos e chegados. Alerte a todos sobre isso. Aliás, faça uma pequena reunião antes com os seus convidados ou envie a eles um esclarecendo certos aspectos da defesa. E mencione o problema dos celulares. Se em sala de aula isso é horrível, em uma banca isso é o fim.

56 PARABÉNS !!!!!!! SUCESSO !!!


Carregar ppt "E AGORA? COMO APRESENTAR MEU T.C.C."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google