A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO APRESENTAR T.C.C. Profª. Josélia Fontenele B. Cabral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO APRESENTAR T.C.C. Profª. Josélia Fontenele B. Cabral."— Transcrição da apresentação:

1 COMO APRESENTAR T.C.C. Profª. Josélia Fontenele B. Cabral

2 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO: – Título – Introdução – Objetivos – Desenvolvimento – Resultados – Conclusão

3 O QUE QUERO FALAR ? Quais as regras da sessão : Duração permitida – Apresentação: 20 minutos. – Sessão de perguntas: 05 minutos para cada membros.

4 PREPARAÇÃO SLIDES Recursos audio-visuais disponíveis – (Datashow) Características da sala. Use um programa de slides do tipo PowerPoint.

5 PREPARAÇÃO SLIDES Respeitar o limite de 1cm para as margens. Nunca use fonte menor que 18. Preferencialmente use fonte arial, 24 a 36 para o corpo e 40 a 70 para o título de cada slide. Calcule em média 1 a 2 min. por slide.

6 PREPARAÇÃO SLIDES Use cores com contraste adequado entre fundo e texto, evitando fundo escuro se o projetor tiver baixa resolução. Se necessário, use negrito para aumentar o contraste. Seja criativo, evitando textos longos e inserindo ilustrações (lembre-se a banca já leu o TCC). Leve varias cópias (disquete, Cd, Pen Drive).

7 QUAL A MELHOR SEQÜÊNCIA PARA A APRESENTAÇÃO? – Pelas etapas de execução. – Do mais simples ao mais complexo. – Pela ordem dos objetivos.

8 QUANTOS SLIDES PRECISO? – Título 1 – Objetivos1 – Problemática1 – Fundamentação Teórica 1 – 2 – Metodologia 1 – Resultados 1 -3 – Conclusão 1 Total 10 (2 min para cada) Obs: slides mensagem final

9 ENSAIE!

10 Acerte uma velocidade de apresentação que você se sinta bem! Muitos Efeitos de Animação podem prejudicar.

11 REVISANDO Conteúdo dos slides: – A justificativa do estudo fica evidenciada na introdução? – Há coerência entre objetivos, desenvolvimento, resultados e conclusões? – Os resultados principais estão adequadamente enfatizados?

12 REVISANDO Narração – Início, meio e fim. – Tom de voz – Gestos. – Posicionamento.

13 O QUE NÃO SEI SOBRE O ASSUNTO ? O QUE PRECISO ESTUDAR ? QUESTÕES ESPECÍFICAS QUE EU SEI E QUE NÃO SEI. PRÁTICAS EXISTENTES E LITERATURAS COMPLEMENTARES SOBRE O ASSUNTO. SOBRE O CONTEXTO GERAL, ONDE ESTÁ INSERIDO O TEMA.

14 ORGANIZE-SE ANOTE QUESTÕES RELEVANTES QUE VOCÊ PRECISA ESTUDAR. ANOTE DADOS QUE VOCÊ PODERÁ PRECISAR NO DIA.

15 COMO ENSAIAR A APRESENTAÇÃO ? SOZINHO (GRAVANDO SE POSSÍVEL!) COM COLEGAS, FAMILIARES (PEÇA OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS) COLEGAS QUE DOMINAM OU NÃO O ASSUNTO COM O (A) ORIENTADOR (A)

16 UM DIA ANTES... LOCAL, HORÁRIO SLIDES/LÂMINA ANOTAÇÕES, ARTIGOS ENSAIO FINAL RELAXE SEPARE SUA ROUPA- EVITE PREOCUPAÇÕES DESNECESSÁRIAS. E DURMA TRANQÜILAMENTE!

17 O DIA! 3 PONTOS FUNDAMENTAIS: CHEGANDO CEDO. APRESENTANDO COM CONVICÇÃO! ENFRENTANDO A SESSÃO DE DISCUSSÃO COM MUIIIITA SERENIDADE.

18 CHEGANDO CEDO! VERIFIQUE SE É A SALA CORRETA. CHEQUE A ORDEM DOS SLIDES. POSICIONE-SE BEM: A PLATÉIA VÊ BEM A PROJEÇÃO ? VOCÊ VÊ BEM A PLATÉIA ?

19 APRESENTANDO COM CONVICÇÃO OLHE PARA AS PESSOAS. RESPIRE FUNDO… ACREDITE, SEU ASSUNTO É MUITO INTERESSANTE. TRANQÜILIZE-SE: VOCÊ SE PREPAROU… LEMBRE-SE VOCÊ É CAPAZ!

20 APRESENTANDO COM CONVICÇÃO RESPEITE A VELOCIDADE DO ENSAIO. SE DESCOBRIR ERROS NOS SLIDES, DESCULPE-SE E CONTINUE. FINALIZE COM UM - “MUITO OBRIGADO”.

21 ENFRENTANDO A SESSÃO DE PERGUNTAS

22 COMPOSIÇÃO DA BANCA 02 CONVIDADOS (PROFESSORES OU CONVIDADOS).

23 PORQUE AS PESSOAS PERGUNTAM/ COMENTAM? PORQUE QUEREM UMA INFORMAÇÃO ADICIONAL. PORQUE NÃO COMPREENDERAM BEM. PORQUE QUEREM AJUDAR. PORQUE ESTÃO AVALIANDO SUA POSTURA E DOMÍNIO.

24 COMO VOCÊ RESPONDE: ABERTO AS SUGESTÕES/CRÍTICAS. ADMITINDO QUE NÃO SABE A RESPOSTA, QUANDO FOR O CASO, SE A PERGUNTA FOR RELEVANTE, APROVEITE PARA ELOGIÁ-LA. RESPONDENDO O MÁXIMO DE PERGUNTAS COM SEGURANÇA. AGRADECENDO SUGESTÕES/CRÍTICAS

25 PARABÉNS !!!!!!! SUCESSO !!!


Carregar ppt "COMO APRESENTAR T.C.C. Profª. Josélia Fontenele B. Cabral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google