A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Formação Continuada por Área de Conhecimento nas Escolas Públicas do Estado de Mato Grosso aos Professores, por polo, para Implementar as Orientações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Formação Continuada por Área de Conhecimento nas Escolas Públicas do Estado de Mato Grosso aos Professores, por polo, para Implementar as Orientações."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Formação Continuada por Área de Conhecimento nas Escolas Públicas do Estado de Mato Grosso aos Professores, por polo, para Implementar as Orientações Curriculares

2 Ação Formativa Articulada entre Cefapro, CASIES e Escolas do Polo Cuiabá
Profª Drª Leila Aparecida de Souza

3 Intervenção Pedagógica O que é? Por que fazer? Quando fazer? Como fazer?

4 JUSTIFICATIVA 1. Demanda da gestão administrativa Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Orientativo Pró-Escolas Formação (2017)

5 2. Demanda de escolas

6 Levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos municípios do Polo Cuiabá
Levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas do Polo Cuiabá

7 Princípio da formação O trabalho colaborativo como necessidade docente, como possibilidade de interaprendizagem e de apoio para o enfrentamento dos desafios do ensino e da aprendizagem.

8 Objetivos Geral: Compreender o que é a intervenção pedagógica, por que fazê-la, quando fazê-la e como fazê-la.

9 Específicos Apropriar-se do conceito de intervenção pedagógica; Reconhecer a necessidade da intervenção pedagógica como parte do planejamento de ensino e como possibilidade de os docentes das diferentes disciplinas articularem-se em prol da proficiência em leitura, escrita e resolução de problemas;

10 Diagnosticar necessidades de aprendizagem, a partir de resultados dos sistemas interno e externo de avaliação; Planejar a intervenção pedagógica, a partir de necessidades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, diagnosticadas;

11 Aplicar o plano de intervenção pedagógica;
Fazer registros dos resultados obtidos com a aplicação do plano de intervenção pedagógica para socialização, em formação.

12 O que é intervenção pedagógica

13 A Intervenção Pedagógica é uma atividade intencional e cooperada para resolução de problemas relacionados às necessidades de aprendizagens dos estudantes.

14 Como atividade intencional e muitas vezes coletiva, a intervenção apresenta as seguintes características, apontadas por Legrand (1993): É assumida por todos os que com ela se envolvem; Requer antecipação coletiva e formal do seu desenvolvimento e dos objetivos a atingir; A coletividade está necessariamente presente como moderadora, informadora e avaliadora;

15 Inclui alternância de trabalho individual e negociação coletiva;
É praticada de maneira flexível; Tem finalidade pedagógica e social; Culmina com a apresentação do produto final.

16 Uma das características da intervenção, apresentada por Veiga (2006, p
Uma das características da intervenção, apresentada por Veiga (2006, p. 74) é a resolução de problemas, que possibilita a análise, a interpretação e a crítica por parte dos que atuam no plano de intervenção.

17 Veiga ainda salienta que nele ainda estão presentes as “dimensões pedagógica, criativa e lúdica, tornando a sala de aula sinônimo de alegria, de curiosidade e de construção coletiva”, propiciando um ambiente mais efetivo à aprendizagem.

18 Por que fazer e quando fazer a Intervenção Pedagógica
Por que fazer e quando fazer a Intervenção Pedagógica? Cefapro entrevista\Heliodoro Final 1.mp4

19 Algumas considerações
Escola periférica; Estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos; Bairros: Parque Cuiabá, Parque Atalaia, Nossa Senhora Aparecida, São Gonçalo e município de Santo Antônio de Leverger.

20 Ações desenvolvidas pela escola: Formação dos docentes na escola:
Foco na realidade da escola, com escolha de temas que contribuam para melhorar a condição do ensino e da aprendizagem; Estudos teóricos são utilizados para fundamentar a ação prática.

21 Conselho de Classe: É para discutir ações. O que deverá ser feito a partir dos resultados. Que ações de intervenção serão feitas para melhorar a condição indicada nos resultados. A discussão feita em Conselho leva à reflexão sobre o planejamento de ensino feito e ao replanejamento, quando necessário. Trabalha com diagnóstico de necessidades de aprendizagem desde o início do processo letivo, realizando pré-conselho;

22 A manutenção da equipe docente contribui para a compreensão da proposta avaliativa da escola, bem como a sua execução;

23 As ações desencadeadas são consideradas “pequenas” e “não requerem muitos conhecimentos e recursos”, mas “são abraçadas pelo coletivo”, como planejamento por área, por exemplo; Os docentes dialogam entre si para trocar experiências, saberes, procedimentos;

24 Articulação pedagógica;
Reforço; Projetos de leitura. A bibliotecária se envolve no processo.

25 Além das avaliações corriqueiras, a escola realiza simulado, de forma planejada e conforme o objetivo que se propõe a alcançar; Reconhecimento pelo empenho e desempenho dos estudantes;

26 Participação da família (40% a 50% de participação);

27 Faz a educação com amor:
“Por acreditar na educação, por acreditar nas crianças, porque elas [as crianças] precisam da gente [profissionais da escola pública].”

28 Libâneo (2013) Capítulo 2 – Didática e democratização do ensino
Democratização do ensino: acesso, permanência e promoção do estudante com aprendizagem. Objetivo da escola pública: preparar o estudante para a participação ativa na sociedade.

29 Esse objetivo é alcançado pela instrução e pelo ensino
Esse objetivo é alcançado pela instrução e pelo ensino. A instrução proporciona o domínio de conhecimentos sistematizados e desenvolvimento de capacidades intelectuais.

30 O ensino é uma atividade conjunta de professor e aluno na qual ocorre o processo de transmissão e assimilação ativa de conhecimentos, hábitos e habilidades, tendo em vista a instrução (conhecimento sistematizado) e a educação (mais ampla, forma a personalidade).

31 A educação escolar socializa o saber
A educação escolar socializa o saber. Quando isso não acontece, é preciso levantar as causas externas e internas e analisar sobre quais delas é possível agir e como. A escola assume postura conservadora quando considera que a não aprendizagem ocorre por problemas individuais do estudante.

32 Dar acesso ao ensino significa possibilitar ao estudante o melhor domínio possível do conhecimento das disciplinas, dos métodos de estudo para desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais. Nisso, está a função básica da escola, que é ensinar, por meio de um plano pedagógico-didático.

33 A característica mais importante do ofício de professor é a mediação entre o aluno e a sociedade.

34 Intervenção Pedagógica
O que é intervenção pedagógica? Por que fazer intervenção pedagógica? Quando fazer intervenção pedagógica?

35 Intervenção Pedagógica
Como fazer intervenção pedagógica? Subtemas Sistema Interno de Avaliação; Sistema Externo de Avaliação; Plano de Intervenção Pedagógica

36 “É preciso ter esperança
“É preciso ter esperança. Mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperanjçar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo...”

37 Referências LEGRAND, L. A pedagogia do projecto. In: LEITE, E.; MALPIQUE M.; DOS SANTOS, M. R. Trabalho de projecto, vol.2, 3.ª ed. Porto: Afrontamento,1993. LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. VEIGA, I. P. A. Projeto de ação didática: Uma técnica de ensino para inovar a sala de aula. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Técnicas de ensino: Novos tempos, Novas configurações. Campinas, Papirus. P , 2006 VILLAS BOAS, B. M. de F. Projeto de intervenção na escola: Mantendo as aprendizagens em dia. Campinas, SP: Papirus, (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)


Carregar ppt "Curso de Formação Continuada por Área de Conhecimento nas Escolas Públicas do Estado de Mato Grosso aos Professores, por polo, para Implementar as Orientações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google