A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)"— Transcrição da apresentação:

1 Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)8172-4520
Enf Valber Sousa

2 Equipamento de proteção Individual e coletiva
Aula 10 Equipamento de proteção Individual e coletiva

3 Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)
aplicados nas máquinas e processos de trabalho. beneficiam vários trabalhadores ao mesmo tempo, exemplos de EPC: as barreiras de contato nas partes móveis e energizadas, criadas na concepção das máquinas e equipamentos, os equipamentos de controle de sinistros, tais como: extintores, escadas e saídas de emergências, dentre outros...

4 Eles eliminam ou reduzem os riscos na própria fonte,
como é o caso do dispositivo de silenciador instalado nos automóveis para reduzir o ruído produzido pelo motor. Os EPC podem intervir nos métodos e processos de trabalho e ações dentro da empresa. Nesse caso, podemos citar a música ambiente, que ajuda a reduzir o nível de estresse no trabalhador. A diminuição da velocidade de operação de uma máquina, com o objetivo de reduzir o número de acidentes.

5 Equipamentos de proteção Individual (EPI)
Equipamentos Pessoais de Proteção são utilizados por um só trabalhador para salvaguardá-lo dos riscos no ambiente laboral.

6 O EPI pode ser simples ou conjugado, nacional ou importado.
só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

7 Todo EPI deverá apresentar, em caracteres indeléveis e bem visíveis,
o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA.

8 Equipamento Conjugado de Proteção individual
é todo aquele composto por vários dispositivos cujo fabricante tenha-o associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis s de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. o capacete de segurança acoplado com o protetor auricular tipo concha e protetor facial.

9 NR-06 obriga a empresa a fornecer aos empregados,
de forma gratuita, o EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento nas seguintes situações:

10 a) sempre que medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; c) para atender situações de emergência.

11 A recomendação do EPI adequado ao risco, ao empregador,
é de competência do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) ou da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) quando as empresas estiverem desobrigadas a manter o SESMT. nas empresas desobrigadas de constituir CIPA, cabe ao designado, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, recomendar o EPI adequado à proteção do trabalhador

12 EPI na área da Enfermagem
O uso de EPI é indicado durante: o atendimento ao paciente, nos procedimentos de limpeza do ambiente, na lavagem e embalagem dos artigos. A vestimenta branca é obrigatória.

13 Gorro: É uma barreira mecânica
Previne contaminação por secreções, aerossóis e produtos, prevenir acidentes e evitar a queda de cabelos nas áreas de procedimento. Deve ser descartável, cobrir todo o cabelo e as orelhas e ser trocado sempre que necessário ou a cada dia de trabalho.

14 Máscaras: As máscaras devem ser: descartáveis,
de filtro duplo e tamanho suficiente para cobrir completamente a boca e o nariz, permitindo a respiração normal e não irritando a pele. Devem ser descartadas a cada 2 horas de uso ininterrupto (considerar 1 turno de trabalho) ou quando ficarem umedecidas.

15 Avental: Deve ser de mangas longas, colarinho alto (gola de padre) tecido claro e confortável que permita uso de hipoclorito. Deve ser usado fechado durante todos os procedimentos e retirado ao sair do procedimento. São trocados diariamente ou quando houver sujidade visível. Aventais impermeáveis devem ser utilizados nos procedimentos de limpeza e desinfecção de artigos, equipamentos ou ambientes.

16 Luvas: Sempre que houver possibilidade de contato com sangue, saliva, mucosa ou com superfície contaminada, o profissional deve utilizar luvas. Embora não protejam contra perfurações de agulhas, está comprovado que elas podem diminuir a penetração de sangue em até 50% do seu volume.

17 As Luvas: NÃO devem ser utilizadas fora das áreas de tratamento.
devem ser trocadas entre os tratamentos de diferentes pacientes. A parte externa NÃO deve ser tocada na sua remoção. devem ser checadas quanto à presença de rasgos ou furos antes e depois de colocadas, devendo ser trocadas, caso isso ocorra. Se rasgarem durante o tratamento de um paciente, devem ser removidas e eliminadas, lavando-se as mãos antes de reenluvá-las.

18 Se ocorrerem acidentes com instrumentos perfurocortantes, devem ser removidas e eliminadas, as mãos devem ser lavadas e o acidente comunicado. Superfícies ou objetos fora do campo operatório NÃO podem ser tocados. Em procedimentos cirúrgicos demorados ou com sangramento intenso, está indicado o uso de dois pares de luvas. Luvas de látex usadas não devem ser reutilizadas.

19 Calçados: Devem ser fechados e com solado antiderrapante.

20


Carregar ppt "Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google