A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM INTEGRADA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM INTEGRADA"— Transcrição da apresentação:

1 LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM INTEGRADA
PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO LAI/LAIV NOS CURRÍCULOS A PARTIR DE 2017/1

2 OS PRINCÍPIOS

3 PROJETO DE VIDA O PROJETO DE VIDA TRATA DE UMA SÉRIE DE AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE PERMITEM PREFIGURAR OBJETIVOS E, A PARTIR DELES, PROMOVER A AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS, POR MEIO DE HABILIDADES ESPECÍFICAS, A FIM DE DOTAR OS EDUCANDOS DE FERRAMENTAS PARA TRÊS DIMENSÕES FORMATIVAS ESTRUTURANTES: a dimensão pessoal (eu comigo mesmo) a dimensão social e cidadã (eu com o mundo) a dimensão produtiva (eu no mundo do trabalho)

4 O QUE PROPOMOS PARA 2017

5 CONCEPÇÃO CURRICULAR DO LAI
NO PROJETO ACADÊMICO ASSUMIMOS: Três grupos de competências que organizam as habilidades do século 21 Formação Integral dos Educandos

6 TRIÂNGULO DA RELAÇÃO FORMATIVO-EDUCACIONAL ELEMENTOS INTEGRADORES
MULTILETRAMENTOS Formação Integral VIDA E CARREIRA APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO PILAR DA FORMAÇÃO: CONHECIMENTO PRÁTICO

7 AMPLIAÇÃO DA CONCEPÇÃO CURRICULAR DO LAI
IDENTIDADE E PAPEL FORMATIVO

8 Percurso Curricular no Âmbito dos Cursos
Traçado longitudinal

9 Bacharelado (4 anos) Vida e Carreira Mentoria Optativa Mentoria
LAI Coaching LAIV ACG (40 HORAS) LAI Mentoria Optativa Mentoria Optativa Vida e Carreira Projetos Interdisciplinares potencializados pelas competências desenvolvidas no LAI Disciplina presencial obrigatória nos módulos 1A e 1B. Alunos têm dois anos para completar o percurso do LAIV (40 horas de ACG obrigatórias). Um núcleo de mentores estará disponível, fora do horário de aula, para apoiar os alunos que desejarem. Disciplina optativa (40 horas) para apoiar os alunos na reflexão e construção de seus projetos de vida.

10 Como propomos Proposta de funcionamento do componente curricular LAI/LAIV

11 ANO 1: LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM INTEGRADA NÚCLEO TEMÁTICO
MÓDULO 1 A Competências Essenciais (Base) Resolução de Problemas Identidade Comunicação Pensamento Crítico Diversidade Criatividade Programas de Formação: minicursos, oficinas, seminários, workshops, entre outras possibilidades de atividades. MENTORIA Encontros mensais para orientar e avaliar as escolhas para o desenvolvimento das competências necessárias à formação integral. MÓDULO 1 B MENTORIA Encontros mensais para orientar e avaliar as escolhas para o desenvolvimento das competências necessárias à formação integral. Programas de Formação: Minicursos, oficinas, seminários, workshops, entre outras possibilidades de atividades.

12 ANO 1 ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO : UM EXEMPLO
NÚCLEO TEMÁTICO PROGRAMA MENTOR RESPONSÁVEL COMUNICAÇÃO 1. Oratória: técnicas para falar em público Leonardo Drummond 2. Comunicação eficaz em contextos profissionais: entrevista de emprego e escrita de currículo. Karen Batista PENSAMENTO CRÍTICO 3. Leitura crítica em redes sociais. Silvia Michelle 4. Pensamento crítico, lógica e argumentação Fernanda Netto DIVERSIDADE 5. Mostra de Cinema Comentado: produções nacionais sobre diversidade de gênero. Samara Barbosa 6. Diversidade e legislação brasileira. Janaína Mourão O quadro ao lado representa a oferta de programas de formação do LAI. São três núcleos temáticos, que abordam as competências essenciais em seus programas. Cada atividade tem duração de três semanas. A cada oferta simultânea das atividades, os alunos escolhem aquela que desejam, com a condição de fazer, no semestre, pelo menos uma atividade de cada tema. As atividades não precisam ser ministradas pelo próprio mentor da turma. Entre a finalização de uma atividade e o inicio da outra, ou seja, a cada 3 semanas, os estudantes têm um ou dois encontros com o seu mentor de turma. O ultimo programa de formação do segundo semestre cursado pelo aluno (seja esse semestre o 1B, seja o 1A) será dedicada à construção de um Plano de Trabalho.

13 Exemplo de planejamento de um semestre
Considerando válido e importante que os alunos tenham autonomia na escolha de seus programas de formação, é necessário que em cada campus existam sempre, no mínimo, duas turmas de LAI com o mesmo horário de aula. Assim, o aluno teria ao menos duas opções de programas para escolher qual cursar naquele mês.

14 Encontros com o mentor da turma
Início do semestre Encontros entre os programas Encontro final Ao fim de cada ciclo de programas de formação, o mentor vai ter em torno de 2 encontros com a turma. Deve realizar atividades que promovam o compartilhamento das experiências que diferentes alunos tiverem em programas que escolheram. Devem promover reflexões sobre as aprendizagens e fazer relação com a vida profissional dos alunos de acordo com o curso. Além disso, solicitar a confecção de um portfólio com as aprendizagens dos programas. O mentor terá em torno de 3 encontros com a turma. Nestes encontros, deve apresentar a proposta do LAI, sensibilizar a turma para o entendimento da importância do desenvolvimento das competências propostas e explicar a dinâmica de realização dos programas de formação. Também deve apresentar o LAIV e solicitar a realização da autoavaliação. O mentor terá entre um e dois encontros, após o último ciclo de programas de formação, para fazer o fechamento do semestre, com reflexões sobre as aprendizagens. Deve, também, coletar impressões sobre como foi a experiência dos alunos (feedback do processo). É o mentor quem fará a conexão das competências com o curso, auxiliará alunos com dúvidas nas escolhas dos programas de formação e promoverá o compartilhamento de experiências. Ele, também, será o responsável por avaliar o portfólio dos alunos da turma e decidir pela aprovação ou reprovação de cada aluno.

15 Avaliação O aluno será aprovado ou reprovado (habilitado ou não habilitado), sem atribuição de notas. Processo de avaliação: Realização da autoavaliação no LAIV; Participação nos programas de formação e preenchimento do Portfólio no LAIV; Avaliação processual do mentor da turma; Frequência.

16 Aprendizagem extra-campus
PROGRAMAS FORA DO CAMPUS ATIVIDADES EXTRAS CONVIDADOS Exemplo: O mentor de uma oficina realizada dentro do campus pode propor que entre um encontro presencial e outro os alunos produzam fotografias de um evento, que ocorrerá fora do campus, ligado ao tema da oficina. As fotografias podem gerar uma exposição para o encerramento do programa. Parte do programa de formação pode ser feito por profissionais convidados pelo mentor. O convidado pode ir ao campus ou os alunos podem ir à empresa do convidado ou assistir a uma palestra que ele fará em outro espaço. Exemplo: Oficina de reciclagem num parque público. Os alunos precisam coletar materiais descartados inadequadamente e que estão poluindo o parque, criar novas utilizações para esses materiais, expô-los no próprio parque e fazer uma campanha de conscientização para os visitantes. Os mentores devem, sempre que possível, estimular a realização de atividades relacionadas aos eixos temáticos que extrapolem os muros do campus e os horários de aulas.

17 SÍNTESE CONCEITUAL E OPERACIONAL

18 Vida e Carreira Programa de coaching optativo
1A Cursos por núcleos temáticos 1B Cursos por núcleos temáticos 2A LAI - LAIV ACG online - Mentoria presencial optativa 2B LAI 3A LAI 3B LAI 4A Vida e Carreria (disciplina optativa) 4B Vida e Carreira (disciplina optativa) Programa de coaching optativo Disciplina presencial obrigatória nos módulos 1A e 1B. Projetos Interdisciplinares potencializados pelas competências desenvolvidas no LAI Alunos têm dois anos para completar o percurso do LAIV (40 horas de ACG obrigatórias). Um núcleo de mentores estará disponível, fora do horário de aula, para apoiar os alunos que desejarem. Disciplina optativa (40 horas) para apoiar os alunos na reflexão e construção de seus projetos de vida.


Carregar ppt "LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM INTEGRADA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google