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TCC 1 Manual TCC 1 Professora Esp. Claudia Beatriz Bozz

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Apresentação em tema: "TCC 1 Manual TCC 1 Professora Esp. Claudia Beatriz Bozz"— Transcrição da apresentação:

1 TCC 1 Manual TCC 1 Professora Esp. Claudia Beatriz Bozz
Engenheira Mecânica e Engenheira de Segurança do Trabalho Mestranda em Engenharia Elétrica e Computação

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3 N: (0,1*Proposta de TCC)+(0,2*Acompanhamento)+(0,7*Banca)
Método de Avaliação Proposta de Trabalho – Peso 1 Nota do Professor da Disciplina – Peso 2 Defesa do Projeto de Pesquisa – Peso 7 Nota única: N: (0,1*Proposta de TCC)+(0,2*Acompanhamento)+(0,7*Banca) N > 7,0 – Habilitado para TCC 2; 7,0 < N < 6,0 – Habilitado depois de realizada as correções; N < 6,0 – Reprovado em TCC 1.

4 ESTRUTURA GERAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS – TCC I
Partes / elementos Elementos Obrigatoriedade Parte externa Capa X Pré-Textual (interna) Folha de rosto Dedicatória Agradecimento Epígrafe Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Sumário Introdução Textual Referencial Teórico Plano de Execução do Trabalho Resultados Esperados Cronograma Pós-Textual Referências Bibliográficas Apêndices Anexos

5 Capa NOME DA INSTITUIÇÃO e NOME DO CURSO para o TCC.
Segundo a NBR 14724, 2011 a capa é a proteção externa do trabalho e sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. As informações são apresentadas na seguinte ordem: NOME DA INSTITUIÇÃO e NOME DO CURSO para o TCC. NOME DO AUTOR DO TRABALHO; TÍTULO DO TRABALHO; SUBTÍTULO, se houver, deve ser precedido de dois pontos, evidenciando a sua subordinação ao título; LOCAL (cidade) da instituição onde deve ser apresentado o trabalho. No caso de cidades homônimas recomenda-se o acréscimo da sigla da unidade da federação; ANO de depósito (entrega do material). Os dados devem ser digitados em versal (maiúscula), centralizados, sem pontuação final e impresso na cor preta.

6 Capa

7 Folha de rosto Folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho (NBR 14724, 2011). Assim, a folha de rosto deve conter os elementos já mencionados para a capa e mais a nota explicativa a respeito da natureza do trabalho, obedecendo a seguinte disposição: NOME DO AUTOR – na borda superior da folha, em versais, centralizado; TÍTULO DO TRABALHO e SUBTÍTULO Nota explicativa – aproximadamente 4 cm abaixo do título do trabalho e a 8 cm da borda lateral esquerda, em espaços simples, escrita normal. LOCAL; ANO.

8 Folha de rosto

9 Dedicatória(s) Agradecimento(s) Epígrafe
Texto curto no qual o autor presta sua homenagem a alguém (NBR 14724, 2005). Elemento opcional. Agradecimento(s) Folha opcional em que o autor indica o eventual apoio recebido na elaboração do trabalho (NBR 6029, 1993; NBR 10719, 1989; NBR 14724, 2005; NBR 14724, 2011). Epígrafe Folha opcional onde o autor apresenta uma citação, seguida da indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. Deve ser elaborada conforme a ABNT NBR 10520, 2002.

10 Lista de Ilustrações Este elemento preliminar destina-se a exemplo do sumário, a relacionar as ilustrações existentes no texto, na ordem em que aparecem, com a indicação da página respectiva (NBR 10719, 1989). Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), NBR 14724, 2005; NBR 14724, Não devem ser feitas listas com número inferior a 5 itens. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico. Elemento opcional.

11 Lista de Tabelas Deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página (NBR14724, 2005). Elemento opcional.

12 Lista de Abreviaturas e Siglas
Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo (NBR , 2005; NBR 14724, 2011). Elemento opcional. EXEMPLO ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas CFD Computational Fluid Dynamics

13 Lista de Símbolos Elemento preliminar que reúne símbolos e/ou convenções utilizadas no decorrer do texto, com as respectivas significações, a fim de dar ao leitor condições de melhor entendimento do trabalho (NBR 10719, 1989). Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto (NBR 14724, 2002). Elemento opcional.

14 Sumário É a enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede (NBR 6027, 1989). As partes, capítulos e seções devem ser indicados rigorosamente da mesma forma como aparecem no texto, no que se refere à numeração dos itens, fraseologia, tipo de letra e pontuação, ligado por linha pontilhada ao número da página inicial. Ao se elaborar o sumário deve-se obedecer as margens esquerda e direita. A palavra sumário deve ser centralizada e com o mesmo tipo de fonte utilizada para as seções primárias. Os elementos que precedem o sumário não precisam constar no mesmo.

15 Introdução É a apresentação do trabalho, onde se informa os motivos que levaram à pesquisa, o problema, os objetivos e a justificativa (NBR 14724, 2005). 1 INTRODUÇÃO Ao longo do texto, deve – se apresentar o tema do trabalho, descrever a problemática e justificativa do trabalho. 1.1 OBJETIVO GERAL O objetivo geral precisa dar conta da totalidade do problema da pesquisa, devendo ser elaborado com um verbo de precisão, evitando ao máximo uma possível distorção na interpretação do que se pretende pesquisar. 1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS. Os objetivos específicos fazem o detalhamento do objetivo geral e devem ser iniciados com o verbo no infinitivo. Deve ser apresentado em tópicos.

16 Desenvolvimento É a parte principal do texto, dividido em capítulo, seções e subseções. Contém a descrição pormenorizada do assunto, fundamentação teórica, a metodologia (material e método), os resultados e respectivas discussões, relacionando-se aos trabalhos analisados na revisão da literatura. Faz-se as citações e as notas bibliográficas e /ou explicativas, no texto ou em notas de rodapé (NBR 14724, 2005). As descrições apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das etapas da pesquisa; contudo, minúcias de provas matemáticas ou procedimentos experimentais, se necessários, deve constituir material anexo. Todas as ilustrações essenciais à compreensão do texto devem ser incluídas nesta parte do trabalho. Segundo a ABNT NBR 14724, 2011 a sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para o projeto de pesquisa TCC 1, devem constar pelo as seguintes subseções: 2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 3 PLANO DE EXECUÇÃO DO TRABALHO; 4 RESULTADOS ESPERADOS; 5 CRONOGRAMA

17 Referências Constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto (NBR 6023, 2002). Não devem ser referenciadas fontes bibliográficas que não forem citadas no texto. Caso haja conveniência de referenciar material bibliográfico não citado, deve-se fazer uma lista própria após a lista de referências, sob o título Bibliografia recomendada (NBR 10719, 1989). As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto em espaço simples e separadas entre si por um espaço livre. O recurso tipográfico (negrito ou grifo) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. Isto não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada é o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, com exclusão de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilábicas (NBR 14724, 2002).

18 Apêndices e Anexos O apêndice é o texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de completar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Anexo é o texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração (NBR 14724, 2005). APÊNDICE A – MODELO DE PROJETO DE PESQUISA ANEXO A – FOTOGRAFIA DA USINA

19 Apêndices e Anexos O apêndice é o texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de completar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Anexo é o texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração (NBR 14724, 2005). APÊNDICE A – MODELO DE PROJETO DE PESQUISA ANEXO A – FOTOGRAFIA DA USINA

20 O PROJETO DE PESQUISA

21 O PROJETO DE PESQUISA 1 Escolha do tema A primeira atividade é pensar sobre o assunto, ao mesmo tempo em que escreve as ideias em um rascunho para organizá-las de maneira lógica. Este exercício ajuda a manter em perspectiva o artigo e selecionar os tópicos que serão abordados e como o serão. Provavelmente, este rascunho será borrado, terão setas conectando uma ideia a outra, lembretes etc., mas é a forma como se começa. Tenham em mente quais respostas devem responder ao público que lerá o seu trabalho, você deve responder ao seguinte: a) Por que fez esse trabalho? (introdução, justificativa e objetivos); b) Como o fez? (materiais e métodos); c) O que encontrou? (resultados); d) O que acha que seus resultados significam? (discussão e conclusões).

22 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O PROJETO DE PESQUISA 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Leitura e revisão da literatura pertinente ao tema do trabalho. Deve embasar por meio das ideias de outros autores aspectos teóricos de sua pesquisa. (PORTAL, 2013) Na redação do projeto, muitas vezes, não se tem a ideia clara do que escrever, daquilo que é importante. Somente com o andamento da pesquisa a fundamentação teórica poderá ser modificada, acrescentado ou retirando material, a fim de tornar o capitulo coerente com a metodologia e resultados do autor. No capítulo de revisão bibliográfica deve constar tudo que é importante para explicar o problema e orientar na execução do trabalho.

23 3 PLANO DE EXECUÇÃO DO TRABALHO
O PROJETO DE PESQUISA 3 PLANO DE EXECUÇÃO DO TRABALHO É a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

24 Data de Entrega: 21/06/2017 4 RESULTADOS ESPERADOS
O PROJETO DE PESQUISA 4 RESULTADOS ESPERADOS Neste capítulo insira quais são os resultados esperados, qual a sua expectativa quando o trabalho estiver concluído. 5 CRONOGRAMA Com base no cronograma entregue na proposta de TCC, nesta seção será necessário atualizar as informações, inserir tarefas novas e atualizar as datas, bem como marcar aquilo que já foi executado. Data de Entrega: 21/06/2017

25 CAPA FOLHA DE ROSTO LISTAS... SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 OBJETIVO GERAL 1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2.1 XX 2.2 XXX 2.2.3 Yy 3 PLANO DE EXECUÇÃO DO TRABALHO 4 RESULTADOS ESPERADOS 5 CRONOGRAMA 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

26 A formatação do trabalho, pesquisa e desenvolvimento da mesma é de responsabilidade do autor.
Em caso de PLÁGIO a responsabilidade também é unicamente do autor do trabalho.

27 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
1 Formato O texto deve ser digitado na cor preta; Deve ser utilizado o papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), As margens devem ser esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; Utilizar fonte tamanho 12 (Arial ou Times New Roman) para todo o trabalho, inclusive a capa (NBR 14724, 2011) e tamanho 10 para citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas das ilustrações e tabelas.

28 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
2 Espaçamento Para o espaçamento utilizar espaço 1,5 entre as linhas, com exceção das citações de mais de 3 linhas, as notas, as referências, as legendas das ilustrações e tabelas, e a nota explicativa na folha de rosto que devem ser digitados em espaço simples (NBR 14724, 2011). Os títulos dos itens devem ser separados do texto que os precede e sucede por 1 espaço livre. Produzir o trabalho em apenas um lado do papel, tomar o cuidado em deixar títulos de seções na mesma página que se inicia o texto. Evitar cortar tabelas e quadros. O parágrafo deverá apresentar um recuo na primeira linha a 1,25 cm da margem esquerda, não contendo espaçamento entre um parágrafo e outro.

29 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
3 Indicativos de seção O indicativo numérico de uma secção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos, sem indicativo numérico – agradecimentos, listas, resumos, sumário, referências, apêndice(s), anexo(s) – devem ser centralizados (NBR 14724, 2011). Os títulos primários devem ser iniciados em folha própria, escritos em letra maiúscula e negrito, alinhados a margem esquerda da folha. Os títulos secundários e terciários devem ter numeração progressiva e formato de acordo com o exemplo:

30 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS

31 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
4 Paginação Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal (NBR 14724, 2011). Sugestão: Divida seus trabalhos em dois arquivos, um arquivo contendo as páginas pré-textuais, e outro arquivo contendo as páginas que devem ser enumeradas (dessa maneira não é possível criar sumário automaticamente); Divida seu trabalho em seções, com o recurso Quebra de Seções do software Microsoft Word, desta maneira é possível contar todas as páginas, enumerar apenas as textuais e pós-textuais e criar o sumário automaticamente. ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS

32 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
5 Emprego de números no texto Deverão ser escritos por extenso os números de zero a nove e quando estão iniciando o parágrafo. Serão escritos em algarismos, inclusive os números inferiores a dez, quando se tratar de: a) unidades de medida: 5 kg; b) idade: 9 anos; c) tempo: 7 dias, 5 horas; d) datas: 6 de julho de 1997; e) percentagens: 4%; f) operações aritméticas: dividir por 5; g) frações decimais ou ordinárias: 2,5; h) número de páginas: página 3; i) quantias: R$ 8,00; j) escores e pontos de uma escala: obteve 4 pontos numa escala de 7. ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS

33 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
6 Ilustrações 

34 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
7 Tabelas e Quadros Elementos demonstrativos de síntese. As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente, ou seja, envolve números; os quadros contêm informações textuais agrupadas em colunas (NBR 6029, 1993). As tabelas e quadros têm numeração independente e consecutiva em algarismos arábicos.

35 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
7 Tabelas e Quadros As tabelas e os quadros devem ser apresentados como segue: Nos quadros os dados são limitados por linhas em todas as margens; Nas tabelas as linhas de delimitação só aparecem nas partes superior e inferior. Na parte superior devem constar a palavra TABELA ou QUADRO, em letras maiúsculas e alinhada a margem esquerda, sucedida do número que a identifica sendo o título, escrito em letras maiúsculas, precedido de hífen, sem ponto final; A letra tamanho 10 e espaçamento simples; A fonte de onde foram extraídos os dados é citada no abaixo da tabela, precedida da palavra FONTE (em maiúsculas); Esclarecimentos e observações de natureza geral são apresentados logo abaixo da fonte, precedidos da palavra NOTA (em maiúsculas). Tabelas de altura excessiva, que não couberem em uma página, devem continuar na página seguinte. Neste caso, a tabela interrompida não é delimitada por traço horizontal na parte inferior e, após a expressão “continua” ou “continuação”, o cabeçalho é repetido no princípio da página seguinte. Quando não for possível dispor a tabela na posição normal de leitura, ela deve ser apresentada de forma que a rotação do volume se efetue no sentido dos ponteiros do relógio.

36 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
6 Tabelas e Quadros

37 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
8 Equações e Fórmulas Segundo NBR (2011), as equações e fórmulas são destacadas no texto e numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices, entre outros).

38 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
9 Uso de Aspas, Itálico e Negrito As aspas são sinais de pontuação empregados: No início e no final de uma citação direta que não exceda três linhas; Em citações textuais no rodapé; Em expressões do idioma vernáculo usuais apenas no meio profissional; Em termos utilizados com significados diferentes, como apelidos e gíria, ou ainda com sentido irônico; Em definições conceituais de termos. Recomenda-se utilizar itálico nos seguintes casos: Palavras e frases em língua estrangeira e expressões em latim; Nome de espécies em botânica, zoologia e paleontologia. Recomenda-se o uso de negrito para letras e palavras que mereçam ênfase, quando não for possível dar esse realce pela redação.

39 ASPECTOS GRÁFICOS E MATERIAIS
10 Notas de Rodapé As notas de rodapé1 são utilizadas para esclarecimentos ou considerações que não devem ser incluídas no texto, para não quebrar a ordem lógica do trabalho. Devem estar dentro das margens, separadas do texto por um espaço simples e um traça horizontal de 5cm. Escritas em com fonte 10, espaçamento simples, devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente.

40 Entregar na próxima aula
Itens que irão compor a Revisão Bibliográfica


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