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COMISSÃO INTERNA DE SISTEMATIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO

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Apresentação em tema: "COMISSÃO INTERNA DE SISTEMATIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT
COMISSÃO INTERNA DE SISTEMATIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO PORTARIA Nº 2.322, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 Bárbara Aline de Almeida Faria – Assistente Social – PROEN Elizabeth da Cunha Filha – Técnica de Assuntos Educacionais – PROEN Henriett Marques Montanha – Psicóloga – Campus Cuiabá Isabela Silva Campos – Técnica em Secretariado - PROEX Luciana Maria Klamt – Pedagoga – PROEN (Presidente) Marilane Alves Costa – Docente Nair Mendes de Oliveira – Pedagoga – PROEN Renata Raizel Policarpo – Administradora – PRODIN Xisto Rodrigues de Souza – Docente – PROPES

2 PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT
ACORDÃO DO TCU Nº 506/2013 PNE Meta 11 -Educação Profissional Técnica de Nível Médio Estratégia 11.11: “elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional para 90%” Taxas de conclusão em nível nacional na Rede Federal: 46,8 % Médio Integrado 42,8 % Tecnólogo 37,5 % Proeja 27,5 % Bacharelado 25,4 % Licenciatura

3 PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT
ACORDÃO DO Nº 506/2013 DO TCU Para avaliar a evasão, é necessário acompanhar também as taxas de retenção e de conclusão (probabilidade de evasão dos alunos com atrasos significativos ou com alta retenção). Centro – Oeste apresenta o melhor desempenho nos cursos médios integrados com 54,6 % de conclusão, e o mais baixo desempenho nos cursos de licenciatura com 6,8 % de conclusão. Documento ainda aponta possíveis causas e falhas nas ações de combate à evasão e retenção, sugerindo a elaboração do Plano Estratégico de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes

4 NOTA INFORMATIVA Nº 138/2015/DPE/DDR/SETEC/MEC
PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT NOTA INFORMATIVA Nº 138/2015/DPE/DDR/SETEC/MEC Instituição de comissão interna; Diagnóstico quantitativo; Elaboração do diagnóstico qualitativo (Comissão nos Campi /Instrumento I, II e III); Elaboração do Plano Estratégico Identificação da Instituição Justificativa Base conceitual Diagnóstico Estratégias de intervenção Estratégias de monitoramento dos indicadores e das ações Estratégias de avaliação do plano.

5 PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT
TRABALHOS DA COMISSÃO Formação das comissões nos Campi; Preenchimento do instrumento de pesquisa I – ações já desenvolvidas Levantamento quantitativo – dados retirados do SISTEC em 06/07/2015; Levantamento qualitativo – respostas; Vídeo conferência; Oficina Análise dos dados coletados; Versão preliminar do Plano Estratégico; Versão final.

6 LEVANTAMENTO QUANTITATIVO:
PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT LEVANTAMENTO QUANTITATIVO: IFMT Anos 2011 2012 2013 2014 Taxa de Retenção 28,44 36,69 37,62 35,45 Taxa de Evasão 10,63 12,42 20,36 9,75 Fonte: SISTEC/MEC em 06/07/2015

7 LEVANTAMENTO QUANTITATIVO ATUALIZADO:
PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT LEVANTAMENTO QUANTITATIVO ATUALIZADO: IFMT Anos 2012 2013 2014 2015 2016 Taxa de Retenção 37,3 38,3 37,7 38,9 36,5 Taxa de Evasão 13,7 22,8 10,7 9,8 15,3 Fonte: SISTEC/MEC em jan/2017

8 PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT
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9 Pesquisa em formulário eletrônico
PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT Pesquisa em formulário eletrônico

10 Pesquisa em formulário eletrônico

11 Fatores - para abandono do curso:
Dificuldades relativas a formação escolar anterior (dificuldade com conteúdos) IND 68,9 Reprovações 68,5 Dificuldade de adaptação aos estudos das disciplinas específicas do curso 64,4 Metodologia utilizada pelos professores INT 52,2 Falta de acesso à assistência estudantil 50,5 Dificuldade com a avaliação praticada 49 Falta ou insuficiência de material pedagógico e equipamentos adequados para atendimento especializado a pessoas com necessidades específicas Distância de casa ao Instituto, aliada à dificuldade de transporte. EXT 66,1 Dificuldade financeira. 59,6 Dificuldade de conciliar o estudo com o trabalho 56,8

12 Fatores - para retenção/reprovação
Falta de hábito de estudo IND 76,5 Dificuldades relativas a formação escolar anterior (dificuldade com conteúdos) 74,9 Desmotivação para os estudos 71,6 Dificuldade de adaptação à metodologia de ensino utilizada pelo professor INT 63,6 Dificuldade com a avaliação praticada 62,7 Dificuldade de adaptação à organização didático-pedagógica (regime semestral, matrícula por disciplina, dependência, entre outros). 53,4 Distância de casa ao Instituto, aliada à dificuldade de transporte. EXT 62,1 Dificuldade financeira, que o impede de permanecer mais tempo no instituto, para atendimento individualizado (permanência) 60,2

13 Fatores - para o êxito : IND Motivação para os estudos
86,8 Adaptação aos estudos das disciplinas específicas do curso 83,1 Motivação com o curso escolhido 80,5 Estruturas apropriadas para o apoio ao ensino, como: laboratórios, biblioteca, salas de estudos complementares, equipamento de informática, entre outros. INT 80 Acompanhamento efetivo e constante do docente em relação ao desenvolvimento do estudante 79,5 Avaliação praticada Condição financeira EXT 59,6

14 Realidades distintas MULTICAMPI: 14 Campi e 4 Campi Avançado
CAMPUS CUIABÁ ABANDONO Falta de identificação com o curso RETENÇÃO Falta de hábito de estudo ÊXITO Motivação para os estudos CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS ABANDONO Dificuldade com a avaliação praticada RETENÇÃO Dificuldades relativas a formação escolar anterior (dificuldade com conteúdos) ÊXITO Motivação para os estudos

15 PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS: Foram listadas sugestões de medidas e ações a serem realizadas para combater a retenção e evasão; Estas ações são elencadas levando em consideração cada fator que contribui para evasão, para a retenção ou para permanência.

16 PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT
EXECUÇÃO DO PLANO: Plano Estratégico enviado às Comissões dos Campi; Pluralidade da nossa instituição, cada Campus com a incumbência de elaboração de um plano próprio que contemple a sua realidade. Elaboração junto a sua comunidade com metas próprias para diminuir evasão e retenção, fomentando a permanência com êxito do nosso estudante. Análise por curso e forma de oferta.

17 PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT
A evasão ou abandono escolar é um processo que tem natureza multiforme. A escolha de abandonar ou permanecer na escola é fortemente condicionada por características individuais, por fatores sociais e familiares, por características do sistema escolar e pelo grau de atração que outras modalidades de socialização, fora do ambiente escolar, exercem sobre o estudante (DORE, 2013, p. 5)

18 PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT

19 A NOSSA AÇÃO/REAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA EVASÃO???
PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT A NOSSA AÇÃO/REAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA EVASÃO???

20 MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO !!! Luciana Maria Klamt
PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÕES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFMT MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO !!! Luciana Maria Klamt Presidente da Comissão de Elaboração do Plano Estratégico Institucional de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMT Portaria nº de 28/10/2015


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