A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos"— Transcrição da apresentação:

1 pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
Jamille Oliveira Araújo Silva Tutora: Ana Paula Schilder Domaneschi

2 Introdução O presente relatório corresponde a atividade do Modulo 2, do Curso da Unidade Corporativa- Pensamento Crítico. Foi realizada pelas professoras Cleomara Mendes Demétrio, Elaine Lima Santos e Jamille Oliveira Araújo Silva, do grupo da União Leste Brasileira. Local da aplicação da atividade foi na Escola Adventista de Ilhéus, com a turma do 8 ano.

3 Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. Com isso surgiu a questão problema: É possível utilizar redes sociais na escola? Link do blog:

4 Argumentos a favor As redes sociais ao surgirem nos proporcionou várias possibilidades de comunicação, portanto devemos usar essas ferramentas dentro das escolas para buscarmos ampliar de forma mais rápida nossa interação e colaboração disponibilizadas por esse meio. As redes sociais são os ambientes mais frequentados pelos alunos, cabe a nós como escola entender e aprender interagindo, aproveitando a colaboração desse meio. Usando as redes sociais na escola podemos também ajudar os alunos alertando-os sobre a melhor maneira de utilizar essa ferramenta que pode sim, trazer grandes benefícios ná aprendizagem.

5 As redes sociais sendo sabiamente utilizadas pode trazer benefícios tanto aos alunos como aos professores. Os alunos querem ver os professores inteirados nas redes sociais como eles, porém os professores devem lembrar que não existe tecnologias impermeáveis, mas comportamentos adequados nas redes. O mais importante do que tudo isso é entender que atualmente as formas de saber vão além das paredes de uma sala de aula.

6 Argumentos contra Muitas escolas ainda não sabem lidar com os meios de comunicação, cada vez presentes, influentes e ao alcance dos alunos. Assim prejudicando o desenvolvimento das aulas e concluindo que o trabalho com as redes sociais não são validas para aula. Está faltando atenção ao que pode e o que não pode para o uso das redes sociais . Concluindo que o trabalho não é consciente e prejudicando a aprendizagem. O uso exagerado das redes sociais estão atrapalhando o processo de desenvolvimento dos alunos. Muitos trabalhos exigidos pelos professores utilizando as redes sociais não leva em consideração aqueles alunos que não possuem diariamente o contato com as mesmas, fazendo com que os alunos não concluam o trabalho e tire nota baixa .

7 Muitas escolas estão procurando empresas para filtrar o que os alunos fazem nas redes sociais individuais, utilizando as redes sociais escolares, assim tirando a liberdade de expressões dos alunos. Com o uso das redes sociais os alunos tem usado de forma reduzida o diálogo entre eles e professores, interferindo assim na reflexão do que lhe é proposto.

8 Argumentos neutros Quando falamos do uso dessas tecnologias na interação com estudantes somos obrigados a tocar no assunto “adaptação” já que o sistema de educação precisa ser reformulado para abrigar e promover mecanismo de lidar com as redes. Definitivamente não é possível fingir que nada acontece quando a tecnologia cada vez mais avança pelo mundo, seduzindo com suas inovações. Se for para proporcionar mudanças para um bom desenvolvimento, será interessante. O uso das redes sociais para interação escola-aluno, deve ser discutidas com todos os agentes que fazem parte desse processo: instituição, pais, alunos, professores e funcionários.

9 Mapa conceitual É possível utilizar redes sociais na escola?
Argumentos a favor Argumentos Contra As redes sociais ao surgirem nos proporcionou várias possibilidades de comunicação, portanto devemos usar essas ferramentas dentro das escolas para buscarmos ampliar de forma mais rápida nossa interação e colaboração disponibilizadas por esse meio. As redes sociais são os ambientes mais frequentados pelos alunos, cabe a nós como escola entender e aprender interagindo, aproveitando a colaboração desse meio. Usando as redes sociais na escola podemos também ajudar os alunos alertando-os sobre a melhor maneira de utilizar essa ferramenta que pode sim, trazer grandes benefícios ná aprendizagem. Os alunos querem ver os professores inteirados nas redes sociais como eles, porém os professores devem lembrar que não existe tecnologias impermeáveis, mas comportamentos adequados nas redes. O mais importante do que tudo isso é entender que atualmente as formas de saber vão além das paredes de uma sala de aula. As redes sociais sendo sabiamente utilizadas pode trazer benefícios tanto aos alunos como aos professores. É possível utilizar redes sociais na escola? Argumentos Neutros Muitas escolas ainda não sabem lidar com os meios de comunicação, cada vez presentes, influentes e ao alcance dos alunos. Assim prejudicando o desenvolvimento das aulas e concluindo que o trabalho com as redes sociais não são validas para aula. Muitos trabalhos exigidos pelos professores utilizando as redes sociais não leva em consideração aqueles alunos que não possuem diariamente o contato com as mesmas, fazendo com que os alunos não concluam o trabalho e tire nota baixa . Quando falamos do uso dessas tecnologias na interação com estudantes somos obrigados a tocar no assunto “adaptação” já que o sistema de educação precisa ser reformulado para abrigar e promover mecanismo de lidar com as redes. Definitivamente não é possível fingir que nada acontece quando a tecnologia cada vez mais avança pelo mundo, seduzindo com suas inovações. Está faltando atenção ao que pode e o que não pode para o uso das redes sociais . Concluindo que o trabalho não é consciente e prejudicando a aprendizagem. Muitas escolas estão procurando empresas para filtrar o que os alunos fazem nas redes sociais individuais, utilizando as redes sociais escolares, assim tirando a liberdade de expressões dos alunos. Se for para proporcionar mudanças para um bom desenvolvimento, será interessante. O uso das redes sociais para interação escola-aluno, deve ser discutidas com todos os agentes que fazem parte desse processo: instituição, pais, alunos, professores e funcionários. O uso exagerado das redes sociais estão atrapalhando o processo de desenvolvimento dos alunos. Com o uso das redes sociais os alunos tem usado de forma reduzida o diálogo entre eles e professores, interferindo assim na reflexão do que lhe é proposto.

10 RELATÓRIO Este módulo trabalhamos com os alunos do 8° ano, inicialmente tivemos dificuldades em relação a participação dos alunos, pois estavam na semana de provas. Passamos então para o plano B, indo até os alunos e passando para os mesmos a proposta desse segundo módulo. Foi dado um prazo para as argumentações, que estão divididas em a favor, contra e neutras. Foi um trabalho enriquecedor, que fez os alunos pensarem muito sobre o assunto do problema em questão. Conseguimos notar as inúmeras opiniões dos alunos, que também nos fizeram refletir em muitos dos argumentos, na maioria das opiniões as redes sociais são bem enriquecedoras e atraentes, pois facilitam a comunicação entre eles de forma bem mais rápida e interativa, ajudando também na hora de realizar as atividades propostas pelos professores. Para nós professores, nos fez notar que é um grande desafio proposto nessa geração avançada, porém não é impossível tornar um ambiente favorável para o desenvolvimento das tecnologias dentro do ambiente escolar.


Carregar ppt "pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google