A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componente curricular: Empreendedorismo Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz E-mail: tcarvalhoc@gmail.com Cel. (75) 98225 3538.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componente curricular: Empreendedorismo Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz E-mail: tcarvalhoc@gmail.com Cel. (75) 98225 3538."— Transcrição da apresentação:

1 Componente curricular: Empreendedorismo Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)

2 Unidade 1: HISTÓRICO E CONCEITO DE
EMPREENDEDORISMO

3 Tópico 1: Histórico e Conceito de Empreendedorismo no Brasil e no Mundo

4 Juntos vamos ler o texto: “UMA HISTÓRIA DE EMPREENDEDORISMO
Juntos vamos ler o texto: “UMA HISTÓRIA DE EMPREENDEDORISMO...” na página 04 do seu módulo.

5 A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
Jeffry Timmons (1985), o empreendedorismo é uma revolução silenciosa; O empreendedorismo não é sinônimo de abrir uma empresa ou um negócio próprio. Está relacionado a uma nova visão para um processo já existente.

6 A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO

7

8 ANÁLISE HISTÓRICA DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO
Uma das primeiras alusões ao termo empreendedor foi feita pelo economista francês Richard Cantillon ASSUMIR RISCOS; Marco Polo (1270 – 1290): primeiro a adotar o termo empreendedorismo. Capitalista assumia riscos e o empreendedor assumia papel ativo, correndo os riscos físicos e emocionais.

9 ANÁLISE HISTÓRICA DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO
Percepção do Empreendedorismo no decorrer histórico: Idade Média: gerenciamento de grandes projetos de produção; Século XVII: relação entre riscos e empreendedorismo; Século XVIII: diferenciação entre capitalistas e empreendedores (industrialização); Século XIX e XX: empreendedores confundidos com administradores.

10 CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO

11 CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
Causas principais que movem o empreendedorismo: 1ª) Natureza humana: necessidade de autorealização; 2ª) O papel do empreendedor na economia; 3ª) A estrutura econômica mundial.

12 CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
O termo Empreendedorismo é empregado para mencionar a capacidade de transformar uma ideia em realidade.

13 Não deixe de acompanhar as mudanças de conceito do termo empreendedorismo no decorrer histórico na página 08 do seu módulo.

14 CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
Os principais conceitos de empreendedorismo envolvem: Correr risco calculado; Inovação X Lucro elevado; Aproveitar as oportunidades; Autorealização; Criação de valor.

15 CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
É importante ressaltar que, quando o ambiente de negócios é mencionado, empreender também significa assumir riscos e, principalmente, desafiar o status quo e o modus operandi. Estado atual Modo de operação

16 CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
Os 4 P’s do Empreendedorismo:

17 O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Ganhou força no Brasil somente a partir da década de 1990,com a abertura da economia. O termo empreendedor era praticamente desconhecido e a criação de pequenas empresas era limitada. Não significa que não existiram empreendedores.

18 O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Propiciou o desenvolvimento do Empreendedorismo no Brasil: SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software).

19 Não deixe de acompanhar as ações que o Estado Brasileiro esta promovendo para fomentar o empreendedorismo no país nas páginas 13 e 14 do seu módulo.

20 O PROCESSO EMPREENDEDOR

21 FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO EMPREENDEDOR

22 FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO EMPREENDEDOR
MATRIZ OPORTUNIDADE TIMMONS

23 Não deixe de responder a atividade na página 19 do seu módulo.

24 Tópico 2: Características do empreendedor e intraempreendedor

25 CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Hisrich e Peters (2004) definem de uma maneira resumida empreendedorismo como o processo de criar algo novo e assumir riscos e recompensas, dedicando o tempo e o esforço necessários.

26 CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Existem dois tipos de empreendedores: o empreendedor estrategista e o empreendedor por feeling, que usa sua intuição para tomar suas decisões.

27

28 CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
São características do empreendedor: Ser visionário; Saber tomar decisões; São indivíduos que fazem a diferença; Sabem explorar ao máximo as oportunidades; São determinados e dinâmicos; São dedicados; São otimistas e apaixonados pelo que fazem;

29 CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
São independentes e constroem seu próprio destino; São líderes e formadores de equipe; São bem relacionados (networking); São organizados; Planejam, planejam e planejam; Possuem conhecimento; Assumem riscos calculados; Criam valor para a sociedade.

30 HABILIDADES DO EMPREENDEDOR
Habilidades técnicas: Saber escrever, ouvir e falar; Captar informações; Conhecimento técnico na área; Organizar; Saber trabalhar em equipe. Habilidades gerenciais: Saber criar; Saber gerenciar nova empresa: marketing, finanças, produção, controle, entre outras habilidades.

31 TIPOS DE EMPREENDEDORES
O realizador: - Busca resultado, necessita de realização (clássico). O super-vendedor: - Valoriza as vendas; sabe fazer relacionamentos; é persuasivo. O autêntico gerente: - É competitivo; possui boas habilidades gerenciais; Gerador de ideias: - Criativo.

32 TIPOS DE EMPREENDEDORES
Três razões que movem o empreendedor: Necessidade de realização b) Necessidade de afiliação. c) Necessidade de poder.

33 TIPOS DE EMPREENDEDORES
Três razões que movem o empreendedor:

34 INTRAEMPREENDEDORISMO
Termo originalmente traduzido por Pinchot III em 1978; Vem do francês intrapreneur, que alguém que pode formar ou mudar substancialmente o centro nervoso de dentro do negócio; O intraempreendedorismo é quando o processo empreendedor acontece internamente,ou seja, dentro da organização em que se trabalha.

35 INTRAEMPREENDEDORISMO

36

37 INTRAEMPREENDEDORISMO

38 INTRAEMPREENDEDORISMO
Para estimular ou resgatar o espírito empreendedor na empresa é necessário promover o envolvimento do pessoal. Para isso é necessário: Participação na gestão; Participação no capital da empresa; Participação no lucro ou resultados da empresa.

39 INTRAEMPREENDEDORISMO

40 Não deixe de fazer o teste e descobrir se você é um intraempreendedor na página 35 do módulo.

41 MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR

42 MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR

43 MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR

44 MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR

45 MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR

46 Não deixe de fazer o teste e descobrir se você é um empreendedor na página 39 do módulo.

47 Não deixe de fazer ler o texto: “A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO E DO EMPREENDEDOR” na página 41 do módulo.

48 Não deixe de fazer ler o texto: “EMPREENDEDORISMO, EMPREENDEDORES E EMPRESAS EMPREENDEDORAS” na página 44 do módulo.

49 Não deixe de responder a atividade na página 47 do seu módulo.

50 Tópico 3: Conceituando ideia e oportunidade

51 DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE

52 DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE
A ideia é algo livre, espontâneo, fruto da criatividade e da descoberta; A oportunidade e fruto da observação, da análise, do cálculo e do estudo do mercado.

53 DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE

54 DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE

55 DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE
Uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável a implementar, visando atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade!

56 DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE

57 DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE

58 DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE

59 Juntos vamos lê o exemplo que diferencia ideia de oportunidade na página 51 do módulo.

60 CRIATIVIDADE

61 CRIATIVIDADE

62 Maneiras que podem auxiliar a obter novas ideias:
FONTE DE NOVAS IDEIAS Maneiras que podem auxiliar a obter novas ideias: CONVERSAR COM PESSOAS

63 AVALIANDO UMA OPORTUNIDADE
É PRECISO FAZER OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: Qual mercado ela atende? Qual o retorno econômico que ela proporcionará? Quais as vantagens competitivas que ela trará ao negócio? Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio? Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

64 Não deixe de fazer ler o texto: “CASE CACAU SHOW – Publicado na revista HSM Management” na página 57 do módulo.

65 Não deixe de responder a atividade na página 64 do seu módulo.

66 Encerramos a UNIDADE 1! n


Carregar ppt "Componente curricular: Empreendedorismo Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz E-mail: tcarvalhoc@gmail.com Cel. (75) 98225 3538."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google