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PublicouAdriano Peres Deluca Alterado mais de 6 anos atrás
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Componente curricular: Empreendedorismo Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)
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Unidade 1: HISTÓRICO E CONCEITO DE
EMPREENDEDORISMO
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Tópico 1: Histórico e Conceito de Empreendedorismo no Brasil e no Mundo
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Juntos vamos ler o texto: “UMA HISTÓRIA DE EMPREENDEDORISMO
Juntos vamos ler o texto: “UMA HISTÓRIA DE EMPREENDEDORISMO...” na página 04 do seu módulo.
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A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
Jeffry Timmons (1985), o empreendedorismo é uma revolução silenciosa; O empreendedorismo não é sinônimo de abrir uma empresa ou um negócio próprio. Está relacionado a uma nova visão para um processo já existente.
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A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
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ANÁLISE HISTÓRICA DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO
Uma das primeiras alusões ao termo empreendedor foi feita pelo economista francês Richard Cantillon ASSUMIR RISCOS; Marco Polo (1270 – 1290): primeiro a adotar o termo empreendedorismo. Capitalista assumia riscos e o empreendedor assumia papel ativo, correndo os riscos físicos e emocionais.
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ANÁLISE HISTÓRICA DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO
Percepção do Empreendedorismo no decorrer histórico: Idade Média: gerenciamento de grandes projetos de produção; Século XVII: relação entre riscos e empreendedorismo; Século XVIII: diferenciação entre capitalistas e empreendedores (industrialização); Século XIX e XX: empreendedores confundidos com administradores.
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CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
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CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
Causas principais que movem o empreendedorismo: 1ª) Natureza humana: necessidade de autorealização; 2ª) O papel do empreendedor na economia; 3ª) A estrutura econômica mundial.
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CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
O termo Empreendedorismo é empregado para mencionar a capacidade de transformar uma ideia em realidade.
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Não deixe de acompanhar as mudanças de conceito do termo empreendedorismo no decorrer histórico na página 08 do seu módulo.
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CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
Os principais conceitos de empreendedorismo envolvem: Correr risco calculado; Inovação X Lucro elevado; Aproveitar as oportunidades; Autorealização; Criação de valor.
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CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
É importante ressaltar que, quando o ambiente de negócios é mencionado, empreender também significa assumir riscos e, principalmente, desafiar o status quo e o modus operandi. Estado atual Modo de operação
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CONCEITUANDO O EMPREENDEDORISMO
Os 4 P’s do Empreendedorismo:
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O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Ganhou força no Brasil somente a partir da década de 1990,com a abertura da economia. O termo empreendedor era praticamente desconhecido e a criação de pequenas empresas era limitada. Não significa que não existiram empreendedores.
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O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Propiciou o desenvolvimento do Empreendedorismo no Brasil: SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software).
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Não deixe de acompanhar as ações que o Estado Brasileiro esta promovendo para fomentar o empreendedorismo no país nas páginas 13 e 14 do seu módulo.
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O PROCESSO EMPREENDEDOR
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FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO EMPREENDEDOR
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FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO EMPREENDEDOR
MATRIZ OPORTUNIDADE TIMMONS
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Não deixe de responder a atividade na página 19 do seu módulo.
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Tópico 2: Características do empreendedor e intraempreendedor
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CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Hisrich e Peters (2004) definem de uma maneira resumida empreendedorismo como o processo de criar algo novo e assumir riscos e recompensas, dedicando o tempo e o esforço necessários.
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CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Existem dois tipos de empreendedores: o empreendedor estrategista e o empreendedor por feeling, que usa sua intuição para tomar suas decisões.
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CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
São características do empreendedor: Ser visionário; Saber tomar decisões; São indivíduos que fazem a diferença; Sabem explorar ao máximo as oportunidades; São determinados e dinâmicos; São dedicados; São otimistas e apaixonados pelo que fazem;
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CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
São independentes e constroem seu próprio destino; São líderes e formadores de equipe; São bem relacionados (networking); São organizados; Planejam, planejam e planejam; Possuem conhecimento; Assumem riscos calculados; Criam valor para a sociedade.
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HABILIDADES DO EMPREENDEDOR
Habilidades técnicas: Saber escrever, ouvir e falar; Captar informações; Conhecimento técnico na área; Organizar; Saber trabalhar em equipe. Habilidades gerenciais: Saber criar; Saber gerenciar nova empresa: marketing, finanças, produção, controle, entre outras habilidades.
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TIPOS DE EMPREENDEDORES
O realizador: - Busca resultado, necessita de realização (clássico). O super-vendedor: - Valoriza as vendas; sabe fazer relacionamentos; é persuasivo. O autêntico gerente: - É competitivo; possui boas habilidades gerenciais; Gerador de ideias: - Criativo.
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TIPOS DE EMPREENDEDORES
Três razões que movem o empreendedor: Necessidade de realização b) Necessidade de afiliação. c) Necessidade de poder.
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TIPOS DE EMPREENDEDORES
Três razões que movem o empreendedor:
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INTRAEMPREENDEDORISMO
Termo originalmente traduzido por Pinchot III em 1978; Vem do francês intrapreneur, que alguém que pode formar ou mudar substancialmente o centro nervoso de dentro do negócio; O intraempreendedorismo é quando o processo empreendedor acontece internamente,ou seja, dentro da organização em que se trabalha.
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INTRAEMPREENDEDORISMO
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INTRAEMPREENDEDORISMO
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INTRAEMPREENDEDORISMO
Para estimular ou resgatar o espírito empreendedor na empresa é necessário promover o envolvimento do pessoal. Para isso é necessário: Participação na gestão; Participação no capital da empresa; Participação no lucro ou resultados da empresa.
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INTRAEMPREENDEDORISMO
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Não deixe de fazer o teste e descobrir se você é um intraempreendedor na página 35 do módulo.
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MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR
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MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR
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MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR
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MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR
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MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR
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Não deixe de fazer o teste e descobrir se você é um empreendedor na página 39 do módulo.
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Não deixe de fazer ler o texto: “A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO E DO EMPREENDEDOR” na página 41 do módulo.
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Não deixe de fazer ler o texto: “EMPREENDEDORISMO, EMPREENDEDORES E EMPRESAS EMPREENDEDORAS” na página 44 do módulo.
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Não deixe de responder a atividade na página 47 do seu módulo.
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Tópico 3: Conceituando ideia e oportunidade
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DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE
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DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE
A ideia é algo livre, espontâneo, fruto da criatividade e da descoberta; A oportunidade e fruto da observação, da análise, do cálculo e do estudo do mercado.
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DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE
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DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE
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DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE
Uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável a implementar, visando atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade!
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DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE
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DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE
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DIFERENCIANDO IDEIA E OPORTUNIDADE
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Juntos vamos lê o exemplo que diferencia ideia de oportunidade na página 51 do módulo.
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CRIATIVIDADE
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CRIATIVIDADE
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Maneiras que podem auxiliar a obter novas ideias:
FONTE DE NOVAS IDEIAS Maneiras que podem auxiliar a obter novas ideias: CONVERSAR COM PESSOAS
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AVALIANDO UMA OPORTUNIDADE
É PRECISO FAZER OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS: Qual mercado ela atende? Qual o retorno econômico que ela proporcionará? Quais as vantagens competitivas que ela trará ao negócio? Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio? Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?
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Não deixe de fazer ler o texto: “CASE CACAU SHOW – Publicado na revista HSM Management” na página 57 do módulo.
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Não deixe de responder a atividade na página 64 do seu módulo.
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Encerramos a UNIDADE 1! n
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