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Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde

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Apresentação em tema: "Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Sistema Único de Saúde Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde Brasília/DF, 26 de maio de 2009.

2 Ministério da Saúde Sala de Situação em Saúde
Objetivo Geral Disponibilizar informações e tendências, de forma executiva e gerencial, para subsidiar a tomada de decisão, a gestão, a prática profissional, a geração de conhecimento, bem como, de forma sistemática, disseminar informações em saúde no âmbito do SUS, desagregadas até o níveis de gestão municipal.

3 Objetivos específicos:
Acompanhar os resultados dos compromissos políticos do Governo Federal para o setor saúde. Acompanhar as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde, integradas sob a forma de pactos: pela vida, em defesa do SUS e de gestão.

4 Objetivos específicos:
Disponibilizar informações epidemiológicas, demográficas, socioeconômicas e orçamentário-financeiras sobre ações de saúde para subsidiar a atividade de planejamento, a tomada de decisão e a realizar inferências e projeções situacionais. Permitir a avaliação das ações de saúde e possíveis correções de trajetória. Permitir a avaliação da alocação eqüitativa de recursos orçamentários bem como da implantação de novos modelos de distribuição.

5 Utilização: facilidade no acesso às informações disponibilizadas
Técnicas • Planejamento Tomada de decisão • Monitoramento • Avaliação • Estudos • Mudança de estratégia informações Sistema de Informações Ações Gerenciais Missão Objetivos Atividades dos Metas Diretrizes dirigentes Dados Ação de saúde Fatores externos • Política econômica • Perfil epidemiológico • Causas naturais • Legislação externa Fatores internos • Situação de saúde da população • Políticas de saúde • Necessidade de informação • Característica da informação • Recursos tecnológicos • Legislação interna Fluxo de dados Relações Fluxo de dados

6 Captura dos dados Dados orçamentários (Originários da LOA): SIDOR e SIAFI Fundo a fundo : Sistema Gerencial do Fundo Nacional de Saúde Convênios próprios e emendas parlamentares: GESCON; SIPAR; SISTEMA DE EMENDAS e SISOBRAS

7 Captura dos dados Estrutura ambulatorial, hospitalar e profissionais de saúde: CNES Produção ambulatorial e hospitalar: SIA e SIH Indicadores epidemiológicos: SIM, SINASC, SINAN, SIS-PNI Indicadores sócio-demográficos e econômicos: IBGE

8 Captura dos dados Dados econômicos de estados e municípios: Secretaria de Tesouro Nacional/MF. Execução física das Ações da LOA: PlanSUS.

9 Tipos de entrada de dados
Atualização periódica por meio de ferramenta de conexão Atualização periódica por meio de ferramenta de acesso Atualização periódica por meio de recebimento de planilhas eletrônicas

10 Relatórios específicos:
Relatórios Disponibilizados A sala disponibiliza relatórios específicos e gerais Relatórios específicos: Relatório de convênios e emendas parlamentares por unidade federada. Relatório de emendas por parlamentar em qualquer dos três últimos pleitos. Relatórios de uma ação de saúde específica. Relatório socioeconômico e territorial de uma determinada unidade federada. Relatório de monitoramento de um determinado indicador do Pacto. Relatório epidemiológico por um determinado agrupamento territorial.

11 Relatórios específicos (continuação):
A sala disponibiliza relatórios específicos e gerais: Relatórios específicos (continuação): Relatório gerencial de execução de uma determinada ação da Lei Orçamentária. Relatórios Gerais: Relatório gerencial da execução orçamentária e financeira do MS. Relatório gerencial com campos de livre escolha de qualquer informação de uma determinada unidade federada.

12 Estrutura da Sala de Situação
A sala de situação é composta por cinco módulos: Módulo de ações de saúde Módulo orçamentário – financeiro Módulo de análise situacional Módulo socioeconômico e demográfico Monitoramento dos Pactos pela Saúde

13 Tela Inicial da Sala de Situação do Ministério da Saúde

14 Utilização das informações da Sala de Situação nos instrumentos de planejamento:
Plano de Saúde (PS) Análise situacional: Condições de saúde da população Vigilância em saúde – ações estratégicas – imunizações – controle de endemias Atenção básica – Saúde da Família, ACS, CEO Assistência ambulatorial especializada – Humanização do parto,estabelecimentos/CNES Assistência hospitalar – estabelecimentos/CNES Assistência de urgência e emergência – Metas presidenciais – Samu Assistência farmacêutica – Metas presidências – Farmácia Popular

15 Programação Anual de Saúde (PAS)
Utilização das informações da Sala de Situação nos instrumentos de planejamento: Programação Anual de Saúde (PAS) Estabelecimento das metas anuais relativas a cada uma das ações definidas Ações Estratégicas - ACS, Aqui tem Farmácia Popular, Bolsa Família, CEO, Humanização do Parto e Imunização. Identificação dos indicadores que serão utilizados para o monitoramento da Programação Monitoramento dos Indicadores do Pacto pela Saúde. Definição dos recursos orçamentários necessários ao cumprimento da Programação Módulo Orçamentário e Financeiro - Convênios, Transferências Fundo a Fundo – Blocos de financiamento.

16 Relatório Anual de Gestão (RAG)
Utilização das informações da Sala de Situação nos instrumentos de planejamento: Relatório Anual de Gestão (RAG) Ações anuais definidas ou não na PAS Ações em Saúde – Ações estratégicas – ACS, Aqui Farmácia Popular, Bolsa Família, CEO, Humanização do Parto e Imunização. Recursos orçamentários previstos e executados Módulo Orçamentário e Financeiro - Convênios, Transferências Diretas Fundo a Fundo – Blocos de financiamento. Análise da execução da PAS (ações e metas – explicitação dos resultados) Ações em Saúde – Ações Estratégicas – ACS, Aqui Farmácia Popular, Bolsa Família, CEO, Humanização do Parto e Imunização. Módulo Pacto pela Saúde – Monitoramento dos indicadores do Pacto. Quadros com os elementos constitutivos do RAG – Anexo 2 Ações em Saúde – Ações estratégicas – ACS, Aqui Farmácia Popular, Bolsa Família, CEO, Humanização do Parto e Imunização.

17 Localização da Sala de Situação na Web:
1) Profissional e Gestor Gestão da Saúde Pública Sala de Situação 2)

18 Contatos da Sala de Situação:
Telefone: (61) Agradeço pela atenção!


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