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LINGUAGEM TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO I JAVA – REVISÃO Classes, atributos e métodos Variáveis primitivas e variáveis de referência.

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1 LINGUAGEM TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO I JAVA – REVISÃO Classes, atributos e métodos Variáveis primitivas e variáveis de referência

2 Java I Classes Composta por atributos – são as coisas que o objeto que é baseado na classe conhece (são também chamadas de variáveis de instância e representam o estado de um objeto); Composta também por métodos – que são as coisas que o objeto faz (representam o comportamento do objeto); Uma classe não é um objeto. Ela é usada para construir objetos O objeto criado pela classe terá seus próprios valores para as variáveis de instância.

3 Java I Como criar um objeto? É necessário que se tenha ao menos 2 classes. Uma delas definirá as características do objeto Atributos Métodos E a outra classe é a testadora. É nela que será inserido o método main() o qual criará e acessará os objetos

4 Java I CLASSE ContaCorrenteSimples ATRIBUTOS nomeCorrentista saldoCorrentista MÉTODOS mostrarSaldo()

5 Java I Variáveis no Java Em uma classe elas definem o estado de um objeto (são uma instância de um objeto). Estas são normalmente declaras fora de métodos (são conhecidas também como atributos da abstração da classe) Porém, elas podem ser declaradas também dentro de métodos (neste caso são usadas para funcionamento do método) Podem ser usadas também como parâmetros para métodos e retorno de valores vindo do mesmo ou de outro método. Podem ser: Primitivas De referência a um objeto

6 Java I Primitivas: Tipos inteiros Byte 8 bits Vai de -128 a 127 short 16 bits Varia de a int 32 bits Varia de a long 64 bits É bem grande

7 Java I Primitivas: Tipos reais (fracionários) Float 32 bits Na atribuição de valores deve-se colocar um f no fim do número Double 64 bits

8 Java I Primitivas: Bolleano e char Booleano True ou False char 16 bits De 0 a 65535

9 Java I Conversões no Java Princípio do derramamento Circule os que estão certos int x = 34.5; boolean boo = x; int g = 17; int y = g; y = y + 10; short s; s = y; byte b = 3; byte v = b; short n = 12; v = n; byte k = 128;

10 Java I Variáveis de referência Está errado dizer variável de objeto (isso não existe!!); O que existe é uma variável de referência; Ela não é ou contem o objeto, mas aponta para onde ele esta. Ela indica uma maneira de se chegar ao objeto. Imagine-a como se fosse um controle remoto do objeto onde tem uma tecla que executa uma função qualquer (no caso, um método) Use o que está antes do ponto para me trazer o que está depois do ponto.

11 Java I As 3 etapas de declaração, criação e atribuição de objetos. Declaração da variável de referência (1); Definição do tipo de variável que será, controle remoto de qual classe; Criação do objeto (2); A JVM cria um espaço para o novo objeto; Vinculação do objeto com a referência (3); Atribui-se o novo objeto à variável de referência, coloca o controle remoto no copo; É o controle remoto no recipiente variável de referência apontando para um objeto da classe;

12 Java I Perguntas O que é, literalmente, o objeto gerado na conta corrente especial? Qual o nome da variável de referência do cliente Maria? O objeto referenciado por cliente01 é baseado em que classe? Qual seria a sequencia em que posso colocar o conteúdo de cada tipo de variável em outra de tipo diferente sem causar derramamento? A variável de referência serve para acessar métodos ou variáveis de instância (o que é uma variável de instância???!!!)?

13 Java I Perguntas O que guarda uma variável primitiva?? E uma de referência??? No exercício do cálculo da área da figuras geométricas, qual seria, baseado na Orientação a Objetos, a melhor forma de montar o programa?? Crio várias classes, uma para cada figura? Crio uma para todas as figuras? Escolho no main ou na classe das figuras?? O que é melhor?? Lembre-se, quero alterar o menos possível os códigos já testados e já em produção...


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