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Educação Superior em Ibero-America

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Apresentação em tema: "Educação Superior em Ibero-America"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Superior em Ibero-America
O Sistema de Gestão e de Planejamento das Instituições de Ensino Superior do Brasil - El Sistema de Gestión y Planificación de centros de enseñanza superior en Brasil Uma Análise dos PDIs - Planos de Desenvolvimento Institucional - Un análisis de las PDI - planes de desarrollo institucional Marcelo Phaiffer, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil 1 INTRODUÇÃO As transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas ( ) tiveram um papel significativo, indutor e determinante no cenário em que estão contidas as Instituições de Ensino Superior – IES. Os objetivos-fim indissociáveis, por exemplo, das Universidades - o ensino, a pesquisa e a extensão, tiveram que ser revistos, não no tocante à questão ideológica, mas sim em relação aos processos pelos quais se busca, atingindo ou não, a excelência em cada um desses papéis que compõem a mencionada tríade. A inserção de elementos teóricos e práticos sobre gestão e planejamento, as questões voltadas ao meio ambiente e à qualidade de vida ganharam destaque e protagonismo na hierarquia de demandas gerenciais das Instituições de Ensino Superior. Entretanto, a limitação dos recursos financeiros sempre foi um componente determinante em todas as ações voltadas ao desenvolvimento das organizações. Existia, então, à época, um descompasso entre as demandas já reconhecidas e a capacidade de atendimento. Inevitavelmente, as instituições, sejam elas públicas ou privadas, que lidam com escassez ou limitação de recursos financeiros, focaram seus esforços nas soluções mais relevantes e menos custosas – a gestão e o planejamento. A necessidade de reestruturação das instituições de ensino superior também foi fomentada por um fator determinante ocorrido no período, no caso, a expansão exacerbada do ensino superior. Nesse sentido, faz-se necessária a investigação dos Planos de Desenvolvimento Institucional das IES de modo comparativo-qualificado com vistas à observação dos pontos comuns e díspares de cada instituição investigada. 2 OBJETIVOS Investigar Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil à luz dos modos de gestão e planejamento Comparar os PDIs da IES investigadas bem como suas reais relevâncias 3 METODOLOGIA Escolher criteriosamente 9 IES para investigação, por meio da análise dos PDIs, de entrevistas com principais atores e da revisão da bibliografia geral e específica sobre planejamento e gestão. Foram escolhidas as seguintes IES: PUCC-Rj, Mackenzie-SP, UFOPA, UFSCAR, UFSC, UNICAMP, ITA, UFABC e IFSP 4 RESULTADOS Ainda não há resultados, contudo já existem inúmeras evidências de que os PDIs não são preponderantes quando comparados aos Planos de Gestão das Reitorias. Eles, serão, no limite, documentos adicionais que poderão auxiliar a gestão das IES 5 CONSIDERAÇÕES O trabalho está em fase de conclusão do que chamamos de “campo”. Ainda não há muitas considerações a serem feitas, entretanto há inúmeros dados que já foram apurados ao longo da pesquisa. REFERÊNCIAS AGUILAR, L.E. A Política Pública Educacional sob a Ótica da Análise Satisfatória. Ensaios. Campinas: Edições Leitura Crítica, ISBN BOURDIEU, P. Méditations pascaliennes. Paris: Éditions Seuil, 1997b. CHAUÍ, M., Escritos sobre universidade, S.Paulo: Editora UNESP, 2001. DIAS SOBRINHO, J. Avaliação Institucional: integração e ação integradora. Revista Avaliação- RAIES. Campinas, vol.2 n. 2 (4) jun p GODET, M. “A prospective estratégica. Prospectiva-Estratégia: diferenças e complementaridades”. Texto. Trad. Valéria Moraes. Kaplan, Robert S. Norton, David P. (1997), A Estratégia em Ação. Rio de Janeiro: Campus. MATUS, C. Política, planejamento & governo. 3.ed. Brasília: IPEA, 1997. MATUS, C. Adeus senhor presidente. São Paulo: FUNDAP, 1997. MATUS, C. Política, planejamento e governo. 2 volumes. Brasília: IPEA, 1992. MINTZBERG, H.; QUINN, J.B. O Processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001.


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