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Educação Superior em Ibero-America

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Apresentação em tema: "Educação Superior em Ibero-America"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Superior em Ibero-America
O Sistema de Gestão e de Planejamento das Instituições de Ensino Superior do Brasil - El Sistema de Gestión y Planificación de centros de enseñanza superior en Brasil Uma Análise dos PDIs - Planos de Desenvolvimento Institucional - Un análisis de las PDI - planes de desarrollo institucional Marcelo Phaiffer, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil 1 INTRODUÇÃO As transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas ( ) tiveram um papel significativo, indutor e determinante no cenário em que estão contidas as Instituições de Ensino Superior – IES. Os objetivos-fim indissociáveis, por exemplo, das Universidades - o ensino, a pesquisa e a extensão, tiveram que ser revistos, não no tocante à questão ideológica, mas sim em relação aos processos pelos quais se busca, atingindo ou não, a excelência em cada um desses papéis que compõem a mencionada tríade. A inserção de elementos teóricos e práticos sobre gestão e planejamento, as questões voltadas ao meio ambiente e à qualidade de vida ganharam destaque e protagonismo na hierarquia de demandas gerenciais das Instituições de Ensino Superior. Entretanto, a limitação dos recursos financeiros sempre foi um componente determinante em todas as ações voltadas ao desenvolvimento das organizações. Existia, então, à época, um descompasso entre as demandas já reconhecidas e a capacidade de atendimento. Inevitavelmente, as instituições, sejam elas públicas ou privadas, que lidam com escassez ou limitação de recursos financeiros, focaram seus esforços nas soluções mais relevantes e menos custosas – a gestão e o planejamento. A necessidade de reestruturação das instituições de ensino superior também foi fomentada por um fator determinante ocorrido no período, no caso, a expansão exacerbada do ensino superior. Nesse sentido, faz-se necessária a investigação dos Planos de Desenvolvimento Institucional das IES de modo comparativo-qualificado com vistas à observação dos pontos comuns e díspares de cada instituição investigada. 2 OBJETIVOS Investigar Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil à luz dos modos de gestão e planejamento Comparar os PDIs da IES investigadas bem como suas reais relevâncias 3 METODOLOGIA Escolher criteriosamente 9 IES para investigação, por meio da análise dos PDIs, de entrevistas com principais atores e da revisão da bibliografia geral e específica sobre planejamento e gestão. Foram escolhidas as seguintes IES: PUCC-Rj, Mackenzie-SP, UFOPA, UFSCAR, UFSC, UNICAMP, ITA, UFABC e IFSP 4 RESULTADOS Tem sido verificado, após a análise documental e algumas entrevistas já realizadas, que os PDI´s são subjacentes aos programas de gestão das Reitorias, evidenciando-se como um documento “pró-forma” que é produzido por força de lei e determinação do MEC. Porém, na Unicamp, nota-se uma aproximação do Plano de Desenvolvimento e a Avaliação Institucional acrescentando-se que já há alguma experiência com editais direcionados às demandas, denotando uma efetividade maior como instrumento de gestão da IES e não apenas como um simples documento, quando comparado com outras IES investigadas. Caracteriza-se, então, nessa autarquia uma relação quase que simbiótica entre Planejamento, Avaliação Institucional e Investimento, tríade indissociável defendida na tese de doutorado. 5 CONSIDERAÇÕES O trabalho está em fase de conclusão do que chamamos de “campo”. Ainda não há muitas considerações a serem feitas, entretanto há inúmeros dados que já foram apurados ao longo da pesquisa que indicam que, ao final, certamente os PDIs precisam ainda se tornar instrumento de gestão e não apenas o resultado de um cumprimento protocolar de uma ordem superior – MEC e Governo Federal. REFERÊNCIAS AGUILAR, L.E. A Política Pública Educacional sob a Ótica da Análise Satisfatória. Ensaios. Campinas: Edições Leitura Crítica, ISBN BOURDIEU, P. Méditations pascaliennes. Paris: Éditions Seuil, 1997b. CHAUÍ, M., Escritos sobre universidade, S.Paulo: Editora UNESP, 2001. DIAS SOBRINHO, J. Avaliação Institucional: integração e ação integradora. Revista Avaliação- RAIES. Campinas, vol.2 n. 2 (4) jun p GODET, M. “A prospective estratégica. Prospectiva-Estratégia: diferenças e complementaridades”. Texto. Trad. Valéria Moraes. Kaplan, Robert S. Norton, David P. (1997), A Estratégia em Ação. Rio de Janeiro: Campus. MATUS, C. Política, planejamento & governo. 3.ed. Brasília: IPEA, 1997. MATUS, C. Adeus senhor presidente. São Paulo: FUNDAP, 1997. MATUS, C. Política, planejamento e governo. 2 volumes. Brasília: IPEA, 1992. MINTZBERG, H.; QUINN, J.B. O Processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001.


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