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Orientação estratégica na governação do ES em Moçambique

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Apresentação em tema: "Orientação estratégica na governação do ES em Moçambique"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação estratégica na governação do ES em Moçambique
Direcção Nacional do Ensino Superior Orientação estratégica na governação do ES em Moçambique Maputo, 16 de Marco

2 Estrutura da Apresentação
Introdução Áreas estratégicas Situação actual da distribuição das IES em Moçambique Estudantes e Docentes do ES Reflexão Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

3 Introdução Discutir o ensino superior é, para todos os efeitos, debruçarmo-nos sobre aquela que é a pedra angular da busca de excelência, a todos os níveis, no processo de desenvolvimento de um país. Uma das constatações mais recorrentes sempre que se analisa a educação, em geral, e a situação do ensino superior, em Moçambique, tem a ver com os assinaláveis desequilíbrios internos no que se refere ao número de estudantes que ingressam nas instituições de ensino superior, à distribuição regional destas mesmas instituições e à representação do género no Ensino Superior. Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

4 Áreas Estratégicas definidas no PEES 2012-2020
Área estratégica Objectivo estratégico Qualidade, expansão e acesso Promover a expansão e o acesso equitativo ao ensino superior com padrões internacionais de qualidade Gestão e democraticidade Melhorar a capacidade institucional no domínio da gestão e democraticidade das IES Financiamento e infraestruturas Melhorar o financiamento para o funcionamento e estabelecimento de infra-estruturas adequadas para actividades académicas 4. Governação, fiscalização e regulação Assegurar eficiência na concepção e aplicação da legislação, fiscalização e regulação do ensino superior 5. Ensino, investigacão, extensão, serviços e acções transversais Promover actividade sistemática e a excelência na investigação, ensino, extensão, prestação de serviços e nas acções transversais 6. Internacionalização e integração regional Garantir o alargamento e aprofundamento da internacionalização e da integração regional Áreas Estratégicas Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

5 Áreas Estratégicas Para o alcance do objectivo estratégico 1 que consiste na promoção de um Sistema Educativo inclusivo, eficaz e eficiente que garanta a aquisição das competências requeridas ao nível de conhecimentos, habilidades, gestão e atitudes que respondam às necessidades do desenvolvimento humano. O acesso equitativo à educação “superior” de qualidade é um dos serviços sociais básicos que concorre para Desenvolvimento do Capital Humano e Social, bem como para a melhoria de bem-estar social e económico das populações (PEES, ). Das 6 áreas estratégicas elegemos uma, área estratégica 1(Expansão, Acesso e Qualidade). Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

6 Situação actual da distribuição das IES em Moçambique
Deslocado!!!!! Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

7 Situação actual da distribuição das IES em Moçambique
Das 52 IES, 47 estão em funcionamento (18 Públicas e 29 Privadas). As restantes 5 (1 Pública e 4 Privadas) ainda não estão a funcionar. Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

8 Situação actual da distribuição das IES em Moçambique
Há, no entanto, um facto inegável e que tem a ver com o crescimento exponencial de instituições de ensino superior, até o ano 2016 foram criadas 52 IES, (19 Públicas e 33 Privadas). Das 52 IES criadas 47 estão em funcionamento (18 Públicas e 29 privadas). Reflexão: Será que esta rápida expansão das IES, assegura o acesso com qualidade e equidade? Quando nos referimos de cargos de Direcção a nível das IES as estatísticas indicam que só uma Instituição tem dirigente do sexo feminino o que corresponde a 1,9%. Reflexão: Será que não existem mulheres com capacidades? Ou estamos perante o ditado que diz, não fica bem uma mulher dirigir enquanto existem homens!! - Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

9 Estudantes do ES por provínca e tipo/ sexo
Tipo de IES  Província Homens Mulheres Total Públicas e Privadas Cabo Delgado 2888 2104 4992 Gaza 3617 3139 6756 Inhambane 4331 3737 8068 Manica 4257 2615 6872 Cidade -Maputo 48310 37496 85806 Provincia-Maputo 2959 3114 6073 Nampula 9642 5513 15154 Niassa 3858 2393 6252 Sofala 18478 13157 31636 Tete 5152 3499 8652 Zambézia 5401 3472 8874  Total 108895 80240 189135 Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

10 Estudantes do ES por sexo
Dos estudantes do ES, 44% são do sexo feminino Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

11 Questão para Reflexão:
Estudantes do ES As projecções do ES em Moçambique (PEES, ) apontam para um crescimento de 101,300 em 2010 para cerca de 158,000 até o ano como o cenário mais sustentável. Segundo as actuais estatísticas do ES temos cerca de 189,135 (dados preliminaries) para 2016, o que significa que houve um aumento de 186%. Questão para Reflexão: Atendendo que a expansão do ES em Moçambique afigura-se prioritária, (PEES, ), será que este rápido aumento dos estudantes do ES é sustentável? Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

12 Estudantes do ES Moçambique conta neste momento com cerca de 26,4 milhões de habitantes e estudantes do ES. A taxa de participação neste subsistema de ensino é de cerca de 715/ habitantes assistidos por cerca de Docentes à tempo inteiro (50% Mestres, 14% Doutores e 34% Licenciados). Relativamente à presença feminina nos diversos níveis do sistema de educação, com particular destaque para o ES, nota-se um crescimento de 38.3% em 2010, para actuais 44%, sendo esta percentagem definida no PEES como meta para 2020. Entretanto, ainda persiste um grande desnível nas áreas definidas como masculinas onde a percentagem é inferior a 5%. Do total dos docentes à tempo inteiro, só 22% são mulheres. Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

13 Estudantes por Áreas Científicas e por sexo
A maioria dos estudantes frequentam, cursos de Ciências Sociais. Constitue desafio para subsistema de ES trazer mais estudantes para a formação nas áreas de Agricultura, Cências naturais, tecnologicas e engenharias algumas das áreas definidas pelo Governo como prioritárias. Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

14 Estudantes por Áreas Científicas e por sexo
As áreas de Agricultura, Engenharias e Serviços são algumas das áreas definidas pelo Governo como prioritárias. Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

15 Conclusão Perante estes cenários, uma questão emerge:
Que estratégias se afiguram pertinentes para assegurar o acesso e expansão do ensino superior com qualidade? Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional

16 pela atenção dispensada!
Muito obrigada pela atenção dispensada! Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional


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