A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eliana Kátia Pupim 29 março de 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eliana Kátia Pupim 29 março de 2017"— Transcrição da apresentação:

1 Eliana Kátia Pupim 29 março de 2017
Plataforma Lattes Eliana Kátia Pupim 29 março de 2017

2 HISTÓRICO E RELEVÂNCIA
César Lattes

3 CADASTRO Informações pessoais Ligação com a Receita Federal
Cuidado ao inserir dados do CPF Algumas informações são visíveis para o público em geral, outras não.

4 TEXTO INICIAL Conferir, corrigir e alterar o texto automático produzido pelo Lattes.

5 OUTRAS INFORMAÇÕES Informações relevantes sobre o currículo que não são contempladas nas possibilidades do Lattes. Resumo Descrição sobre o perfil Projetos recentes e número de projetos Apoios financeiros recebidos Entre outras possibilidades

6 FORMAÇÃO Formação: Neste módulo se destina a formação acadêmica formal, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, livre docência. Formação complementar: Programas de formação, aperfeiçoamento, extensão, curso de idiomas, oficinas, cursos de formação profissional,

7 ATUAÇÃO Atuação profissional: Vínculo é a relação empregatícia
Atividade são as ações desempenhadas Linhas de pesquisa: Atuação> Atuação profissional> Incluir novo item> Instituição> Vínculo> Período e Outras informações

8 PROJETOS PROJETO DE PESQUISA PROJETO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
PROJETO DE EXTENSÃO PROJETO OUTROS TIPOS

9 PROJETO Quando há uma relação institucional (vínculo, associação, ambiente) é necessário cadastrar em Atuação Profissional> Instituição> Atividade> Projeto de pesquisa OBS: repete as informações quando o projeto é cadastrado em Atuação Profissional

10 PRODUÇÃO PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA PRODUÇÃO TÉCNICA
PRODUÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL

11 PRODUÇÃO> PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO E PALESTRA Ação isolada de um evento maior. OUTRA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA Artigo de periódico sem o número de ISSN e ou qualquer outra produção que não se encaixe em outros campos.

12 PRODUÇÃO> PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO E PALESTRA Ação isolada de um evento maior. OUTRA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA Artigo de periódico sem o número de ISSN e ou qualquer outra produção que não se encaixe em outros campos.

13 PRODUÇÃO> PATENTES E REGISTROS

14 PRODUÇÃO> INOVAÇÃO
Repete-se as mesmas informações de Patentes e Projetos, contudo somente dos que gerarem novos produtos e serviços. OBS: Pode-se questionar a razão de duplicar a informação nos dois campos, mas é necessário para que o Currículo fique completo.

15 EDUCAÇÃO E POPULARIZAÇÃO EM C&T
Há inúmeros módulos que se repetem em outras categorias do Lattes, contudo nesta aba é destinada para registrar as publicações e trabalhos voltados para o grande público. Todo material de divulgação científica para a comunidade em geral. Mesas redondas, entrevistas, programas, blogs, redes sociais, websites, entre outros.

16 CITAÇÕES ISI – Research ID SCOPUS SCIELO Outras bases.

17 INFORMAÇÕES RELEVANTES
Bolsista: Atuação Profissional > Bolsista Estágio: Depende da área em que o pesquisador está inserido, pois algumas áreas entendem como Formação Complementar, outras áreas do conhecimento compreendem como Atuação Profissional. OBS: observem outros currículos da mesma área, e padronize as informações.

18 INFORMAÇÕES RELEVANTES
Trabalho em evento que não houve a participação do pesquisador, desde que haja documento comprobatório. Curso curta duração (8 a 40h), média duração (41 a 70h), longa duração (71 a 120h). Co-orientações não existe no Lattes, incluir em Outras informações.

19 INFORMAÇÕES RELEVANTES
Evento de extensão quando busca atingir a comunidade como um todo e deverá ser incluído na aba EDUCAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA C&T. Iniciação científica precisa ter o nome do pesquisador incluso e liberado pelo orientador.

20 INFORMAÇÕES RELEVANTES
Incluir os nomes das instituições que não constam do Lattes. Intercâmbio de estudos incluso em Formação. Cursos on-line gratuitos, MOOC – Cursos Online Abertos e Massivos cadastrados em Formação Complementar.

21 ATUALIZAÇÃO Definir uma periodicidade conforme seu perfil de produção, a sugestão é de que no máximo a cada 3 meses. Manutenção, seguir as atualizações da plataforma e alterar as informações de módulo e aba sempre que necessário.

22 ORCID

23 Open Researcher and Contributor Identifier
O QUE É ORCID? Open Researcher and Contributor Identifier Similar ao DOI para artigos, só que para autores, diminuição das ambiguidades, base de dados de pesquisadores. ID Thomson Reuters> Web of Science> ResearchID Elsevier> Scopus> Scopus Author Identifier Google Scholar ID

24 ONDE UTILIZAR Lattes Artigos Blogs Websites Perfis em redes sociais

25 CADASTRO Único e simples Confirmar cadastro
Inserção manual e importação

26 ORCID no LATTES 1 http://lattes.cnpq.br; 2 Dados gerais;
3 Identificação; 4 Outras bases bibliográficas; 5 Inserir nova; 6 ORCID e inserir os números; 7 Validar ID; 8 Confirmar.

27 REFERÊNCIAS LUVIZOTTO, Caroline Kraus. Manual de utilização e preenchimento. Currículo Lattes. Disponível em: < Acesso em 04 mar SOARES, Suely de Brito Clemente. O que é ORCID? E por que usá-lo? Disponível em: < Acesso em 17 março de 2017.


Carregar ppt "Eliana Kátia Pupim 29 março de 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google