A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

dos Anestésicos Inalados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "dos Anestésicos Inalados"— Transcrição da apresentação:

1 dos Anestésicos Inalados
Mecanismo de Ação dos Anestésicos Inalados

2 PROVÁVEIS SÍTIOS DE AÇÃO
SÍTIO MACROSCÓPICO SNC ENCÉFALO x MEDULA SÍTIO MICROSCÓPICO SINAPSES INIBITÓRIA x EXCITATÓRIA PRÉ x PÓS-SINÁPTICA MOLECULAR MEMBRANA LIPÍDIOS x PROTEÍNA

3 MECANISMO DE AÇÃO Ação em mais de um sítio receptor ????
DIVERSIDADE ESTRUTURAL, SUGERE..... Ação em mais de um sítio receptor ???? POTÊNCIA ANESTÉSICA E PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS (LIPOSSOLUBILIDADE), SUGEREM..... Mecanismo de ação comum (único)

4 POTÊNCIA ANESTÉSICA MELHOR ESTIMATIVA DE POTÊNCIA ANESTÉSICA = CAM = DE50 *CAM: Concentração Alveolar Mínima em 1 atm, de um agente que produz imobilidade em 50% de indivíduos expostos a um estímulo lesivo.

5

6 Concentração Alveolar Mínima (CAM)

7 MECANISMO DE AÇÃO - SNC ENCÉFALO
Ação variável na Formação Reticular, pois os AI interrompem a transmissão em outros sítios, além da S.R.A. Portanto: A anestesia depende da interação com outras estruturas HIPÓTESE??? “Simplificação”

8 MECANISMO DE AÇÃO - SNC EM SUMA:
“Os AI interrompem a transmissão em muitos locais do SNC e a anestesia não pode influenciar, seletivamente, somente uma área específica”.

9 MECANISMO DE AÇÃO - SNC EM SUMA: NEURORREGULADORES
“Os efeitos predominantes dos AI, não podem ser explicados pela depleção, produção ou liberação de um único sistema neuro modulador no SNC, mas um balanço entre vários sistemas”.

10 NATUREZA FÍSICO-QUÍMICA
“A NATUREZA VARIADA DESTES SÍTIOS, ENTRETANTO, NÃO IMPEDE UMA AÇÃO ÚNICA EM UM NÍVEL MOLECULAR”.

11 NATUREZA FÍSICO-QUÍMICA
REGRA DE MEYER-OVERTON “A propriedade física que melhor se correlaciona com a potência é a lipossolubilidade”.

12

13 Coeficiente de Solubilidade Sangue/Gás

14 NATUREZA FÍSICO-QUÍMICA
REGRA DE MEYER-OVERTON O produto da pressão parcial de um AI pelo seu coef. part. óleo/gás, varia quase que linearmente. Essa correlação implica em um sítio molecular único e que a anestesia resultaria de um nº específico de mol. ocupando uma região hidrofóbica crucial no SNC.

15 NATUREZA FÍSICO-QUÍMICA
REGRA DE MEYER-OVERTON O nº de mol. dissolvidas no sítio é que causaria a anestesia e não os tipos presentes. Portanto, o efeito de ½ CAM de etrane + ½ CAM de forane = ao efeito de 1 CAM de halotano

16 NATUREZA FÍSICO-QUÍMICA
TEORIA DO VOLUME CRÍTICO A anestesia ocorreria pela expansão do volume de uma região hidrofóbica, além de um determinado volume crítico Obstrução dos canais iônicos ou alterações de propriedades elétricas

17 NATUREZA FÍSICO-QUÍMICA
MEMBRANA COMO SÍTIO DE AÇÃO “Os AI poderiam agir no interior não polar da bicamada de lipídios, nas bolsas hidrofóbicas, nas proteínas embebidas ou não, na bicamada lipídica”.

18

19 NATUREZA FÍSICO-QUÍMICA
MEMBRANA COMO SÍTIO DE AÇÃO A interação dos AI com os lipídios da membrana é um processo dinâmico Verificam-se alterações na dimensão e no estado físico desta (Teoria da fluidificação)

20

21 NATUREZA FÍSICO-QUÍMICA
MEMBRANA COMO SÍTIO DE AÇÃO Estudos recentes tem sugerido que os sítios onde os AI exercem sua ação, são as proteínas G. Estas proteínas são vinculadas ao nucleotídeo guanina e unem receptores de neurotransmissores aos canais iônicos no cérebro.

22 MECANISMO DE AÇÃO - SNC RESUMINDO:
“Os AI interrompem a transmissão neuronal em muitas áreas do SNC” “Podem ou a transmissão excitatória ou inibitória” “Efeitos tanto pré com pós-sinápticos”. “A ação final está nas membranas neuronais”

23 MECANISMO DE AÇÃO - SNC RESUMINDO :
“O sítio de ação deve ser anfipático” “Os AI ligam-se e perturbam os lipídios e as proteínas da membrana neuronal”

24 Possíveis locais de ação anestésica
Nível Anatômico Macroscópico Microscópico Molecular Local de Ação SNC Cérebro x Medula Axônio x Sinapse Excitatório X Sinapse inibitória Pré-sináptico Pós-sináptico Membrana Lipídio x Proteína Comentários Anestésico interrompe a transmissão no SNC: descerebração não altera a CAM Altas concentrações de anestésicos inalados são requeridas para interromper a sinapse axonal Anestésicos podem bloquear a transmissão excitatória ou favorecer a inibitória Anestésicos podem alterar a liberação de neurotransmissor pré-sináptico e modificar o fluxo de íons através dos canais pós-sinápticos A regra de Meyer-Overton implica num sitio hidrofóbico de ação A hipótese do volume crítico propõe uma ação anestésica através da expansão da membrana A teoria da fluidificação lipídica não pode explicar a produção da anestesia. Evidência de ação nas proteínas de membrana

25


Carregar ppt "dos Anestésicos Inalados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google