A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto

2 Água A água é uma substância composta por moléculas cuja composição é de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O), ela pode ser encontrada na natureza em três estados: sólido (gelo), líquido e gasoso (vapor de água). Fonte: http://encontrodasaguasfoz.com.br/wp- content/uploads/sites/72258/2014/07/reproducao.jpg

3 Distribuição de água no planeta Terra

4 Água nos seres vivos Á água é essencial para a vida, pois ela atua no metabolismo dos seres vivos. Considerada um solvente universal de substâncias químicas ela atua transportando substâncias nos organismos e possibilitando reações químicas. A concentração de água nos seres vivos pode sofrer variações de acordo com a idade e a espécie.

5 Ciclo da Água Na natureza a água passa pelo ciclo hidrológico, processo no qual a água dos rios, lagos, mares e seres vivos evapora, se condensa formando as nuvens de chuva e se precipita na forma de chuva. Esse ciclo ocorre na natureza a milhões de anos. Os seres vivos podem perder água para o meio ambiente por meio da transpiração e eliminação de urina e fezes.

6

7 Pressão da água A pressão pode ser entendida como a força exercida sobre uma determinada superfície. Na água um corpo mergulhado recebe pressão de todos os lados.

8 Localização da caixa d’água A caixa d’água sempre deve estar localizada acima das torneiras, pois assim a água terá maior pressão em sua saída, isso se deve ao fato da gravidade. Portanto quanto mais alta for a caixa d’água em relação a torneira maior será a pressão.

9 Economia de água A água em nosso planeta é um recurso FINITO e portanto ela deve ser preservada.

10

11 Água potável e Tratamento de Água A água para ser consumida deve ser potável, portanto deve ser inodora (sem cheiro), incolor (sem cor), insípida (sem sabor), livre de micro- organismos e de substâncias tóxicas.

12 Estação de Tratamento de Água Para ser consumida a água deve ser purificada, em locais onde não existem estações de tratamento de água deve-se ferver a água e adicionar cloro na medida adequada. Já nos grandes centros urbanos a água passa por um processo de tratamento em uma ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA).

13 Esquema de uma ETA – Estação de Tratamento de Água

14 Estação de Tratamento de Esgoto - ETE O esgoto é caracterizado com o sendo resíduos orgânicos e químicos lançados nos cursos d’água. Essa substância é extremamente poluente e pode levar a desequilíbrios ambientais, para sanar este problema o esgoto deve ser tratado em uma ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE).

15 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO - ETE 1º estágio: Tratamento preliminar: são utilizadas grades, peneiras e/ou caixas de areia com o objetivo de reter os sólidos grosseiros e areia e impedir que haja danos às próximas unidades de tratamento. 2º estágio: Tratamento primário: tem a função de remover os sólidos flutuantes (graxas e óleos) e os sólidos em suspensão sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica, por meio de mecanismos de ordem física. O esgoto flui vagarosamente em um conjunto de reservatórios ou tanques, permitindo que os sólidos em suspensão de maior densidade sedimentem no fundo, de modo que os sólidos sejam separados. 3º estágio: Tratamento secundário: tem a função de remover a matéria orgânica e parcialmente os nutrientes (nitrogênio e fósforo), através de processos biológicos. O esgoto segue, inicialmente, para tanques de aeração, onde as bactérias aeróbias auxiliam na destruição das impurezas; e, em seguida, segue para o tanque de decantação, responsável pela separação dos sólidos em suspensão presentes no reator, permitindo a saída de um efluente clarificado 4º estágio: Tratamento terciário: tem como finalidade a remoção complementar da matéria orgânica e de compostos não-biodegradáveis, de nutrientes (nitrogênio e fósforo), de poluentes tóxicos e/ou específicos de metais pesados, de sólidos inorgânicos dissolvidos e sólidos em suspensão remanescentes, e de patogenias por desinfecção dos esgotos tratados.

16 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

17 FIM


Carregar ppt "PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google