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Trabalho de Conclusão de Curso

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Apresentação em tema: "Trabalho de Conclusão de Curso"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5 Melhoria na qualidade do atendimento à saúde de usuário com HAS e/ou DM da UBS/ESF Nova Natal, Natal/RN. Especializando: ALCIDES EDGARDO MALDONADO PEREIRA Orientador(a): FLÁVIO RENATO REIS DE MOURA

2 IMPORTÂNCIA DA INTERVENCAO
Introdução IMPORTÂNCIA DA INTERVENCAO Trabalhar com usuários com HAS e DM na atenção primária em saúde é fundamental para evitar complicações e ocasionar internações hospitalares. Organizar e sistematizar as ações na atenção primária no Brasil consiste em uma quebra de paradigma, pois historicamente atenção foi de característica hospitalocêntrica, ou seja, atenção centrada no hospital.

3 Caracterização do Município
Introdução Caracterização do Município O município de Natal tem habitantes (IBGE); 7 UBS, sendo 2 ESF e 5 UBS tradicionais; O município não disponibiliza NASF, CAPS e não possui CEO. Existe atendimento na média e alta complexidade, sendo materializado pela UPA e; Um hospital de retaguarda denominado Hospital dos Pescadores.

4 Caracterização de Unidade Básica de Saúde
Introdução Caracterização de Unidade Básica de Saúde LOCALIZAÇÃO: UBS instalada no Norte Natal, região de Nova Natal, portanto, é uma UBS urbana em um bairro de trabalhadores. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: A equipe é responsável por habitantes . A população é de baixo nível socioeconômico e baixo nível cultural ESTRUTURA: Nossa equipe (Equipe 54), esta composta por um médico, uma odontóloga, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde (ACS). Nossa área tem 5 micro áreas e uma dessas micro áreas esta descoberta sem ACS.

5 Situação da ação programática na sua Unidade antes da intervenção.
Introdução Situação da ação programática na sua Unidade antes da intervenção. Os indicadores de cobertura estavam muito aquém do que deveriam estar, 27% (226) para os hipertensos e 30% (70) para os diabéticos. Os registros eram falhos; Não havia controle a longo prazo das ações realizadas;

6 Objetivo Melhorar a Atenção em Saúde para Hipertensos e/ou Diabéticos da Unidade de Saúde da Família da UBS/ESF de Nova Natal, RN.

7 Metodologia CAPACITAÇÃO DA EQUIPE:
Foram utilizados os cadernos Para os registros foram utilizadas as fichas espelho Para o monitoramento e acompanhamento das ações foi utilizada a Planilha de Coleta de dados

8 Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura aos hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1: Cadastrar 50% dos hipertensos e diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Figura 2: Cobertura do programa de atenção aos diabéticos na unidade de saúde. Figura 1: Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde.

9 Resultados HAS DM MÊS 1 79 (100%) 33 (100%) MÊS 2 146(100%) 59 (100%)
Objetivo 2: Melhorar a qualidade de atenção à hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% de hipertensos. Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% de diabéticos. FOI ALCANÇADA A META PROPOSTA DE 100% HAS DM MÊS 1 79 (100%) 33 (100%) MÊS 2 146(100%) 59 (100%) MÊS 3 197(100%) 76 (100%)

10 Resultados HAS DM MÊS 1 79 (100%) 33 (100%) MÊS 2 146(100%) 59 (100%)
Objetivo 2: Melhorar a qualidade de atenção à hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.3. Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. FOI ALCANÇADA A META PROPOSTA DE 100% HAS DM MÊS 1 79 (100%) 33 (100%) MÊS 2 146(100%) 59 (100%) MÊS 3 197(100%) 76 (100%)

11 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade de atenção à hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Figura 3: Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da farmácia popular. Figura 4: Proporção de diabéticos com prescrição de medicamentos da farmácia popular.

12 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade de atenção à hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Não havia dentista na minha equipe e os demais dentistas existentes na UBS não aderiram a ação programática. Sempre alegaram sobrecarga de trabalho. E ainda com a própria coordenação da unidade foi argumentado e solicitado apoio a qual argumentou que não era possível incrementar a tarefa aos dentistas,

13 Resultados Objetivo 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Meta 3.1: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Durante a intervenção tivemos 6 hipertensos e 5 diabéticos faltosos, mas não foi realizado busca ativa. A equipe não me apoio durante a intervenção.

14 Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Figura 5: Hipertensos que tiveram os registros adequados na ficha de acompanhamento. Figura 6: Diabéticos que tiveram os registros adequados na ficha de acompanhamento.

15 Resultados HAS DM MÊS 1 79 (100%) 33 (100%) MÊS 2 146(100%) 59 (100%)
Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. FOI ALCANÇADA A META PROPOSTA DE 100% HAS DM MÊS 1 79 (100%) 33 (100%) MÊS 2 146(100%) 59 (100%) MÊS 3 197(100%) 76 (100%)

16 Resultados HAS DM MÊS 1 79 (100%) 33 (100%) MÊS 2 146(100%) 59 (100%)
Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 6.3: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários diabéticos. FOI ALCANÇADA A META PROPOSTA DE 100% HAS DM MÊS 1 79 (100%) 33 (100%) MÊS 2 146(100%) 59 (100%) MÊS 3 197(100%) 76 (100%)

17 Resultados HAS DM MÊS 1 79 (100%) 33 (100%) MÊS 2 146(100%) 59 (100%)
Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.5: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos. Meta 6.7: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários diabéticos. FOI ALCANÇADA A META PROPOSTA DE 100% HAS DM MÊS 1 79 (100%) 33 (100%) MÊS 2 146(100%) 59 (100%) MÊS 3 197(100%) 76 (100%)

18 Discussão NA EQUIPE: principal limitação a falta de engajamento da equipe na intervenção e falta de integração entre os trabalhadores NO SERVIÇO: A intervenção não foi capaz de descentralizar as ações e as mesmas ficaram centradas no médico. Dentro do quadro de dificuldade ainda conseguimos atingir a cobertura de 23% (197/829) para os hipertensos e 32% (76/237) para os diabéticos. NA COMUNIDADE: Usuários ficaram satisfeitos com as mudanças e com a prioridade no atendimento. Janelas de atenção imediata foram abertas de forma permanente para Hipertensos e Diabéticos. Houve melhora no atendimento dos usuários com HAS e DM através do atendimento programado (pois antes da intervenção era somente realizado através da livre demanda) e melhora dos registros.

19 Melhorias Necessárias
NA EQUIPE: conscientizar a equipe para engajar-se na intervenção NO SERVIÇO: Tornar as ações usuário-centradas, ou seja, o médico precisa de apoio da equipe. NA COMUNIDADE: Melhorar o engajamento público dos usuários para com a intervenção mobilizando os líderes comunitários e religiosos.

20 Reflexão Crítica Sobre o Processo Pessoal de Aprendizagem
Em relação as expectativas iniciais: o curso me proporcionou conhecer o Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) – foi muito gratificantes Em relação à prática profissional: Consegui organizar, mesmo que de forma parcial, uma ação programática para a comunidade que pertence a minha área de abrangência Aprendizados relevantes: Aplicação dos protocolos de HAS/DM do MS na íntegra e melhorar o meu conhecimento sobre o SUS.

21 Referências Caderno de Atenção Básica nº 15, Hipertensão Arterial Sistêmica. Ministério da Saúde, Brasil, 2006. •Caderno de Atenção Básica nº 16, Diabetes Mellitus. Ministério da Saúde, Brasil, 2006.

22 Muito obrigado a todos!!!!


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