A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Melhoria da atenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Melhoria da atenção."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com HAS e/ou DM na UBS Manoel Messias de Oliveira, Itamarati/AM Especializanda: Ana Milagros de Armas Ferrera Orientadora: Lilian Zielke Hesler

2 Introdução A Hipertensão e a Diabetes Mellitus são doenças que apresentam elevada incidência no Brasil e no mundo (BRASIL, 2012). Ambas podem causar complicações na saúde dos usuários como doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais (BRASIL, 2012; BRASIL, 2010). Diante disso, consideramos relevante trabalhar no serviço de saúde com ações que visem melhorar a atenção a saúde dos usuários com hipertensão e diabetes, desenvolvendo atividades de promoção da saúde e prevenção de possíveis complicações causas pelas doenças.

3 Introdução Município de Itamarati: Localiza-se ao sul do estado do Amazonas, a 856 km de Manaus; Encontra-se rodeado pelo rio Juruá; Possui 89 comunidades ribeirinhas e 15 indígenas; População total: habitantes; Dispõe de uma UBS e serviço hospitalar onde são realizados exames de laboratório; Não temos no município NASF, CEO e atenção especializada.

4 Introdução UBS Manoel Messias de Oliveira:
Localização: área urbana, em imóvel da Prefeitura Municipal; Possui vínculo com ensino; Atuam 2 equipes de saúde composta por: dois médicos, dois enfermeiros, 12 ACS, um odontólogo, dois auxiliar de saúde bucal e de farmácia, dois recepcionistas, um secretário de saúde, três auxiliar de serviços gerais. A estrutura física da UBS não apresenta-se adequada para o acesso de idosos e usuários com limitações físicas.

5 Imagem da Unidade Básica de Saúde Manoel Messias de Oliveira

6 Introdução Situação da ação programática antes da intervenção:
As atividades de atenção a HAS e DM eram misturadas com os demais atendimentos; Havia número reduzido de usuários com HAS e DM acompanhados na UBS; Baixa adesão ao tratamento e qualidade nos registros das informações; Usuários sem realização da estratificação do risco cardiovascular; HAS e DM descompensados com pouco controle das doenças; Ausência de monitoramento do programa.

7 Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes na UBS Manoel Messias de Oliveira, município de Itamarati, Amazonas.

8 Metodologia Ação Programática: Atenção a saúde dos usuários com HAS e DM; Duração: 12 semanas (março a junho de 2015); Ações desenvolvidas nos 04 eixos temáticos: - Monitoramento e avaliação - Organização e gestão do serviço - Engajamento público - Qualificação da prática clínica Protocolo: Cadernos de Atenção Básica - Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus (BRASIL, 2013); Instrumentos: Ficha espelho e planilha de coleta de dados fornecidos pelo curso de especialização.

9 Metodologia Capacitação da equipe;
Ações realizadas na intervenção: Capacitação da equipe; Acolhimento e cadastramento dos usuários; Realização de exame clínico, solicitação de exames complementares e classificação de risco cardiovascular; Visita domiciliar e busca ativa de usuários faltosos ao programa; Atendimento e avaliação odontológica; Orientação e palestras na UBS, escola e igreja sobre alimentação saudável, prática de atividade física, riscos do tabagismo e higiene bucal; Monitoramento da intervenção através do preenchimento de ficha espelho e planilha de coleta de dados.

10 Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1: Cadastrar 70% dos hipertensos e diabéticos da área de abrangência da unidade de saúde. Número de HAS na área: 1.301 Número de HAS acompanhados: 251 (19,3%) Número de DM na área: 321 Número de DM acompanhados: 47 (14,6%)

11 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.1 e 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos. Total de HAS cadastrados: 251 HAS com exame clínico em dia: 251 (100%) Total de DM cadastrados: 47 DM com exame clínico em dia : 47 (100%)

12 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.3 e 2.4: Garantir a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Total de HAS cadastrados: 251 HAS com exames complementares: 233 (92,8%) Total de DM cadastrados: 47 DM com exames complementares: 43 (91,5%)

13 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.5 e 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade. Total de HAS cadastrados: 251 Prescrição farmácia popular: 237 (94,4%) Total de DM cadastrados: 47 Prescrição farmácia popular: 47 (100%)

14 Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 2.7 e 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos. Total de HAS cadastrados: 251 Total de DM cadastrados: 47 100% dos usuários com HAS e/ou DM receberam avaliação da necessidade de atendimento odontológico.

15 Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 3.1 e 3.2: Buscar 100% dos hipertensos e/ou diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Total de HAS faltosos: 19 HAS com busca ativa: 19 (100%) Total de DM faltosos: 4 DM com busca ativa: 4 (100%)

16 Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.
Meta 4.1 e 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Total de HAS cadastrados: 251 Total de DM cadastrados: 47 100% dos usuários com HAS e/ou DM tiveram registro adequado na ficha espelho.

17 Resultados Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta 5.1 e 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e/ou diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Total de HAS cadastrados: 251 Total de DM cadastrados: 47 100% dos usuários com HAS e/ou DM realizaram estratificação do risco cardiovascular.

18 Resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.
Metas: Garantir orientação a 100% dos hipertensos e/ou diabéticos sobre alimentação saudável; prática regular de atividade física, riscos do tabagismo e higiene bucal. Total de HAS cadastrados: 251 Total de DM cadastrados: 47 100% dos usuários com HAS e/ou DM receberam orientações sobre alimentação saudável; prática regular de atividade física, riscos do tabagismo e higiene bucal.

19 Discussão A proposta de trabalho foi muito bem acolhida pela equipe, visto a importância da intervenção; Houve melhoria da atenção e qualidade do atendimento aos hipertensos e diabéticos; Melhoramos o acolhimento e a triagem dos usuários com HAS e/ou DM; Melhoramos o registro de informações dos usuários; Qualificamos a realização da estratificação do risco cardiovascular; Aumentamos o desenvolvimento de visitas domiciliares; Foi possível melhorar a atenção a saúde bucal dos usuários, inclusive com entrega de dentaduras;

20 Discussão Fortaleceremos as ações de promoção, trabalhando os fatores de risco para baixar a incidência destas doenças; Formamos um grupo de HAS e DM no centro de convivência de idosos; Todas as quartas-feiras de manhã continuam os atendimentos clínicos, preenchimento de ficha espelho, organização do registro para aumentar indicadores da ação programática. As atividades da intervenção continuam sendo realizadas e foram incorporadas á rotina de trabalho das duas equipes com grande aceitação da população e equipe.

21 Reflexão crítica do processo de aprendizagem
No início do curso apresentei algumas dificuldades em relação ao acesso a internet e com o idioma; Com a participação no curso pude melhorar meus conhecimentos sobre o SUS, os princípios e diretrizes, e as políticas públicas do país; Os temas abordados no curso ajudaram no rastreamento das doenças agudas e crônicas e condutas utilizadas em cada caso; Tive oportunidade de conhecer a realidade da saúde no Brasil e desigualdades regionais; Com o curso pude conhecer melhor minha área de trabalho, e com a intervenção conseguimos trabalhar com uma ação programática que precisava ser melhorada na unidade de saúde; Com a intervenção busquei motivar minha equipe a trabalhar na promoção de saúde e prevenção de doenças.

22 Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Acolhimento á demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, p.

23 Muito Obrigada!


Carregar ppt "Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Melhoria da atenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google