A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Princípios de Comunicações Aulas 03 e 04 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

2 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
1. ELEMENTOS DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES 1.1 Informações, Mensagens e Sinais O conceito de informação é central para comunicação Fonte de informação: É a geração do sinal de informação que se quer enviar (áudio, vídeo) ANALÓGICO DIGITAL Sinal é descrito em termos de frequência que o mesmo ocupa VOZ ANALÓGICA COM QUALIDADE TELEFÔNICA 300 Hz a 3 kHZ MÚSICA ANALÓGICA DE ALTA FIDELIDADE 20 Hz a 20kHz VÍDEO ANALÓGICO 0 A 4,2 KhZ Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

3 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
1.2 Elementos de um Sistema de Comunicação 1.2.1 Sistema de Comunicação ponto-a-ponto (Sinal de Banda Base) Atenuação: Reduz a intensidade do sinal no receptor (perda de energia) Distorção:`Pertubação causada por resposta imperfeita do sistema Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

4 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
TRANSMISSÃO ANALÓGICA É o tipo mais comum quando utilizamos como meio de transmissão cabos ou o ar. A transmissão analógica envia a mensagem gerando ondas elétricas que possuem variação na amplitude do sinal. TRANSMISSÃO DIGITAL É baseada no envio pelo canal de comunicação de sinais digitais com um nível finito de amplitude geralmente dois (0 e 1). Este tipo de transmissão em sistema de transmissão de dados. Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

5 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
Vários efeitos indesejáveis indesejáveis surgem no decurso da transmissão do sinal. A atenuação é um efeito indesejável, pois, reduz a intensidade do sinal no receptor. Mais grave, porém, são distorção, interferências e ruído, que aparecem como alterações de forma de onda ou espectro do sinal. Embora tais contaminações podem ocorrer em qualquer ponto, a convenção padrão é misturá-los inteiramente no canal, tratando o transmissor e o receptor como ideal. (Efeitos contaminantes de distorção, interferências e ruído, respectivamente Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

6 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
A distorção da forma de onda é a perturbação causada por resposta imperfeita do sistema para o próprio sinal desejado. Ao contrário de ruído e interferência, distorção desaparece quando o sinal está desligado. Se o canal tem uma resposta linear, a distorção pode ser corrigida, ou, pelo menos, reduzida, com a ajuda de filtros especiais chamados equalizadores. Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

7 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
1.2.2 Sistema de Comunicação digital Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

8 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

9 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
CANAL DE TRANSMISSÃO Meio através do qual se leva o sinal de informação (mensagem) que origina na fonte (ou do transdutor) para que possa ser transportado de forma eficiente pelo meio, via canal selecionado. CABO CONDUTOR ELETRICIDADE GUIAS DE ONDA, MICROCINTAS, LINHAS DE TX ONDAS EM ESPAÇO LIVRE OEM, ONDAS DE SOM FIBRA ÓTICA LUZ Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

10 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
1.3 Enlace de comunicação Enlace ou link de comunicação é o estabelecimento de comunicação entre pelo menos dois pontos. Sua classificação obedece a três características principais: i) Número de pontos envolvidos; ii) Sentido de transmissão e iii) Mobilidade. 1.3.1 Número de pontos envolvidos Enlace ponto-a-ponto Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

11 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
Enlace ponto-multiponto 𝑅 𝑥1 𝑇 𝑥 𝑅 𝑥2 𝑅 𝑥3 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

12 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
Enlace multiponto-ponto 𝑇 𝑥1 𝑇 𝑥2 𝑅 𝑥 𝑇 𝑥3 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

13 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
Enlace multiponto-multiponto 𝑇 𝑥4 / 𝑅 𝑥4 𝑇 𝑥1 / 𝑅 𝑥1 𝑇 𝑥𝑎 / 𝑅 𝑥𝑎 𝑇 𝑥𝑏 / 𝑅 𝑥𝑏 𝑇 𝑥5 / 𝑅 𝑥5 𝑇 𝑥2 / 𝑅 𝑥2 𝑅 𝑥 𝑇 𝑥6 / 𝑅 𝑥6 𝑇 𝑥3 / 𝑅 𝑥3 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

14 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
1.3.2 Quanto ao sentido de transmissão Simplex (SX) – A transmissão acontece em apenas um sentido. Ex.: radiodifusão comercial Half-Duplex (HDX) – A transmissão acontece nos dois sentidos, mas de forma alternada. Ex.: radioamador Full-Duplex (FDX) – A transmissão acontece nos dois sentidos, de forma simultânea. Ex.: Telefonia fixa e móvel. Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)

15 Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)
1.3.3 Quanto à mobilidade Enlace fixo: Os elementos da rede estão em pontos definidos, sem mobilidade, geralmente interligados por uma rede de fios e cabos. Ex.: rede telefônica cabeada. Enlace móvel: Estabelecido entre transmissores ou receptores móveis, por meio de radiofrequência, veiculares ou portáteis. Radiobase: Enlace estabelecido entre estações de rádio fixas no terreno. Enlace misto: Enlace que utiliza rádios e rede fixa de comunicação. Milton Luiz Neri Pereira (UNEMAT/FACET/DEE)


Carregar ppt "CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google