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Conhecendo o Visual Studio.NET 1. Pacote de ferramentas da Microsoft que visam aumentar a produtividade no desenvolvimento de sistemas. 2.

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Apresentação em tema: "Conhecendo o Visual Studio.NET 1. Pacote de ferramentas da Microsoft que visam aumentar a produtividade no desenvolvimento de sistemas. 2."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecendo o Visual Studio.NET 1

2 Pacote de ferramentas da Microsoft que visam aumentar a produtividade no desenvolvimento de sistemas. 2

3 Disponível para Download no site da Microsoft: –http://www.visualstudio.com/pt-br/downloads 3

4 O que Microsoft.NET Framework? É a mesma coisa que Plataforma.NET? É a mesma coisa que Visual Studio.NET? Como o C# faz parte de tudo isso? 4

5 Microsoft.NET (comumente conhecido por.NET Framework - em inglês: dotNet) é uma iniciativa da empresa Microsoft, que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para.NET pode ser executado em qualquer dispositivo que possua um framework de tal plataforma.Microsoftframework Com idéia semelhante à plataforma Java, o programador deixa de escrever código para um sistema ou dispositivo específico, e passa a escrever para a plataforma.NET.plataforma Java Quando ouvirem falar de Microsoft.NET Framework é a mesma coisa que a Plataforma.NET da Microsoft; 5

6 O Microsoft Visual Studio.NET é uma ferramenta de desenvolvimento. A Lingugem de programação C# é uma das muitas linguagens de programação suportadas pelo Visual Studio.NET; 6

7 Common Language Runtime –CLR gerencia o código em tempo de execução; –Gerencia memória, tarefas (threads), etc. 7 Operating System Common Language Runtime

8 Biblioteca de classes base –Contém as classes que fornecem os serviços e objetos que você precisa para escrever suas aplicações. –Coleções, Entrada/Saida, Strings, … 8 Operating System Common Language Runtime.NET Framework (Base Class Library)

9 Camada de acesso a dados –Acesso a banco de dados relacional; –Modelo de dados desconectado; –Manipulação de XML (Leitura/Gravação). 9 Operating System Common Language Runtime.NET Framework (Base Class Library) ADO.NET, XML e Acesso Nativo

10 ASP.NET, Windows Forms, WPF –Camada de apresentação dos sistemas; –Interface Web, Interface Windows, Web Services, … 10 Operating System Common Language Runtime.NET Framework (Base Class Library) ADO.NET, XML e Acesso Nativo ASP.NET Web Forms Web Services Mobile Internet Toolkit WindowsForms

11 Common Type System 11 Operating System Common Language Runtime.NET Framework (Base Class Library) ADO.NET, XML e Acesso Nativo ASP.NET Web Forms Web Services Mobile Internet Toolkit WindowsForms Common Type System (CTS) Common Language Specification (CLS) –Estrutura padronizada com subconjunto de tipos utilizados nas chamadas externas no código.

12 Programming Languages 12 Operating System Common Language Runtime.NET Framework (Base Class Library) ADO.NET, XML e Acesso Nativo ASP.NET Web Forms Web Services Mobile Internet Toolkit WindowsForms Common Type System (CTS) Common Language Specification (CLS) C++C#VBPerlJ#… Programado r

13 Visual Studio.NET 13 Operating System Common Language Runtime.NET Framework (Base Class Library) ADO.NET, XML e Acesso Nativo ASP.NET Web Forms Web Services Mobile Internet Toolkit WindowsForms Common Type System (CTS) Common Language Specification (CLS) C++C#VBPerlJ#… Visual Studio.NET

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15 Pode ser integrado com o Team Fundation para controle de fonte e gerenciamento de equipe; 15

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17 ToolBox ( Caixa de Ferramentas ) Form Designer ( Campos da tela ) Solution Explorer ( Telas, Classes. São os componentes do sistema ) 17

18 Janela Solution Explorer Solution Explorer é a interface entre o programador e a solução. Uma solução do Visual Studio.NET é basicamente o sistema em sí e agrupa todos os projetos e objetos relacionados ao sistema. Para facilitar o gerenciamento de grandes sistemas, é possível agrupar os projetos conforme a característica de cada um, em estruturas como se fossem pastas ou diretórios. 18

19 Um projeto ou Programa Em um projeto, teremos os diversos arquivos e bibliotecas utilizadas: Em um projeto C#, teremos: –Propriedades –Referências –Lógica do programa Classes/Objetos Interface 19

20 Um projeto ou Programa –As propriedades de um projeto definem as características e especificações. 20

21 Form Designer 21

22 ToolBox –Controles que podem ser utilizados nas telas (Campos, Botões); –Os controles também são objetos e como qualquer objeto eles tem Propriedades e métodos; 22

23 Code Editor 23

24 Um projeto ou Programa –As referências são os objetos externos, utilizados pelo programa. –Podem ser DLLs criadas em C# ou em outras linguagens do Visual Studio e até outras linguagens, mesmo que não sejam Microsoft, desde que tenham suporte ao CLS (Common Language Specification). –Também se enquadram em referências, as bibliotecas do Windows e do.NET framework; –As referências de cada projeto variam de acordo com as necessidades e recursos que o programa irá ter. 24

25 Teclas de Atalho Comentários –Ctrl + K, Ctrl + C - comenta um bloco. –Ctrl + K, Ctrl + U - descomenta um bloco. Abrindo/Fechando blocos de código –Ctrl + M, Ctrl + O - fecha todos os métodos. –Ctrl + M, Ctrl + L - abre todos os métodos. –Ctrl + M, Ctrl + M - abre/fecha apenas o método em que o cursor está. Linhas de código –Menu Tools/Options, selecione Text Editor/AllLanguages/General e ative Line Numbers 25

26 IntelliSense Fornece uma lista de facilidades enquanto o código-fonte é digitado. –List Members Enquanto é digitado o nome de um objeto seguido de um ponto, é aberta uma caixa de listagens com todos os membros do objeto. –Parameter Info Após digitar o nome de uma função e abrir parênteses é exibida a lista de sobrecargas do método e a lista de parâmetros que cada sobrecarga necessita e quando o método tem retorno, o tipo do dado retornado. 26

27 IntelliSense –Complete Word Quando se está digitando o nome de um membro e Shift + Espaço é pressionado, a palavra é automaticamente completada, ou é exibida uma lista de membros com os nomes que iniciam com as letras já digitadas. –Quick Info Quando se passa o mouse sobre um especificador é exibida a declaração completa do mesmo. 27

28 IntelliSense –É simplesmente impossivel vermos tudo do C# ou do.NET em um Curso, por isso a importância de vocês, mesmo tendo o código dos programas que iremos desenvolver, fazer novamente. –A Medida que vocês vão fazendo, vocês precisam ir um pouco além – Vejam quais metodos, que outras funcionalidades tem em cada componente. –Nesse sentido o Intelisense é fantástico e será uma mão na roda. –Em geral, os nomes das funções são bem sugestivos e fica facil de entender. 28

29 Debug –Outra ferramenta que tem em outras linguagens, mas, que a do.NET é fantástica é o Debug. –Permite acompanhar passo a passo a execução do programa; –É possível ver o conteúdo de variáveis e até mesmo alterá-lo; –Você pode marcar pontos de parada no programa, quando chegar naquele ponto para executar, o fonte do programa será aberto para que você possa acompanhar passo a passo; 29

30 30 Objetos –Tudo é Objeto –O Projeto A tela Os Controles –Os objetos tem Propriedades e Métodos. Propriedades – São as características dos objetos Eventos e Metodos – São os comportamentos dos objetos. As propriedades também tem métodos;


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