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PROJETO PRELIMINAR - VLCC

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Apresentação em tema: "PROJETO PRELIMINAR - VLCC"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO PRELIMINAR - VLCC
Clarissa Ramos Regis

2 PROBLEMA DE PROJETO: Transporte marítimo de óleo do Oriente Médio para o Brasil

3 OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO:
Explicitar a metodologia utilizada para desenvolver o processo de solução do problema de projeto

4 DIVISÃO DO PROCESSO DE SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE PROJETO
Síntese - fase onde o problema é modelado Análise - fase de exploração do modelo Avaliação - fase na qual os resultados são julgados Esta metodologia é também aplicada as subsoluções do projeto

5 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Síntese: Modelo estatístico para viabilidade econômica Ferramenta Computacional:Planilha Excell Análise: Variações das características principais Restricão do Modelo: Formulações empíricas para estimativa de pesos inadequadas (banco de dados baseado em embarcações antigas), estimativas pouco precisas dos outros fatores . Avaliação: as características principais escolhidas foram as que ofereceram a menor taxa de frete. Foi feita também uma comparação com as características principais de VLCCs modernos

6 FORMA DO CASCO Síntese: modelo estatístico (Série Sistemática e Holtrop) Ferramenta Computacional: programa Séries (Sanglard. J.H.) e PPP- Universidade de Michigan Análise : mudança da geometria para melhorar a resistência ao avanço Avaliação : casco que apresentou menor resistência ao avanço, mantendo as características determinadas no estudo de viabilidade econômica

7 SELEÇÃO DO CONJUNTO MOTOR-PROPULSOR
Síntese: metodologia clássica de escolha de propulsor ótimo, uso do diagrama Kt,Kq,J Ferramenta Computacional:programa SPOT (Luís Vaz) Análise :variação de diâmetros, relação passo diâmetro e números de pás. Restricões do Modelo:Relação Fa/F fixa e apenas dois motores disponíveis Avaliação:Conjunto que combinava o melhor ponto de operação (ponto de operação mais perto do L1, ou seja rotação mais próxima do MCR) e o menor consumo.Comparação com a potência dos motores e diâmetro do propulsor de navios semelhantes

8 COMPARTIMENTAÇÃO E CAVERNAMENTO
Síntese: modelo geométrico da forma. Ferramentas Computacionais: compartimentação-Hecsalv/ cavernamento-AutoCad Análise : Iterações definindo os compartimentos e cavernamento. Surgiram problemas de espaço para lastro, que à princípio era pequeno. Avaliação :Garantia da capacidade de carga conforme previsto na viabilidade econômica.

9 PESO LEVE Síntese: o modelo foi dividido em quatro itens:Casco e superestrutura - modelo topológico estrutural / Instalação propulsora e outfit - modelo estatístico Ferramenta Computacional: Planilha Excell Avaliação: Variação dos escantilhões dos elementos estruturais. Restrições do modelo: estimativa precária do peso de outfit. O modelo utilizado para análise estrutural não garante que o dimensionamento tenha sido feito corretamente. Avaliação:Em relação ao peso do casco, foi verificado se o módulo de seção da seção mestra estava maior ou igual ao requerido por regra.O peso do motor escolhido para esta embarcação é de 1105 ton. Em geral, peso total da instalação propulsora é igual a 2 vezes o peso do MCP, portanto o valor adotado é aceitável (2222,3 ton)

10 EQUILÍBRIO Síntese: Modelo geométrico e de massa contendo forma do casco, compartimentação e pesos distribuídos. Ferramenta Computacional: Hecsalv Análise : Simulação das condições de carregamento definidas no Marpol Avaliação: no calado máximo o navio não deveria flutuar com trim pela proa maior que 1,5% Lpp . No calado mínimo o propulsor deveria estar submerso, com uma folga de 10%. Não deveria haver banda em nenhuma da condições.O navio não deveria navegar com lastro na condição de transporte de carga.

11 ANÁLISE DE ESTABILIDADE
Síntese: Modelo geométrico e de massa contendo forma do casco, compartimentação e pesos distribuídos. Ferramenta Computacional: Hecsalv Análise: variação das condições de carregamento (lastro , carga e tanques de resíduo) e variação de tanques avariados, para calcular estabilidade em avaria. Avaliação: Comparação com os critérios da IMO.


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