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Aluno: Jean Wegner Machado Orientadora: Teresinha Weiller

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Apresentação em tema: "Aluno: Jean Wegner Machado Orientadora: Teresinha Weiller"— Transcrição da apresentação:

1 Aluno: Jean Wegner Machado Orientadora: Teresinha Weiller
MELHORIA DA SAÚDE BUCAL DOS ESCOLARES DE 06 a 12 ANOS NA E.M.E.F. INDEPENDÊNCIA, ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS SÍTIO FLORESTA, PELOTAS/RS Aluno: Jean Wegner Machado Orientadora: Teresinha Weiller

2 Pelotas - RS 341.180 habitantes 51 UBS 21 Tradicionais 30 ESF
Não conta com NASF

3 Bairro Sitio Floresta

4 Descrição da UBS Responsável por 5.500 habitantes; 1 ESF
1 médico, 1 enfermeira, 1 téc. Enfermagem e 6 ACS. 1 Dentista e 1 ASB; Alunos do Pet-Saúde.

5 UBS Sítio Floresta

6 Trabalho na sala de espera em campanha de vacinação
Reunião de equipe Trabalho na sala de espera em campanha de vacinação

7 Atendimento domiciliar

8 Introdução Com o Programa Brasil Sorridente temos o objetivo de universalizar o acesso à saúde bucal. Com essa intervenção buscamos garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos escolares do bairro.

9 Melhorar a atenção à saúde bucal de escolares.
Objetivo geral Melhorar a atenção à saúde bucal de escolares.

10 Objetivos específicos
Ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal dos escolares. Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal. Melhorar a qualidade da atenção em saúde bucal dos escolares Melhorar registro das informações Promover a saúde bucal dos escolares

11 Escola Independência

12 Porque intervenção com crianças?
1 º - A UBS foi fechada para reformas no início da intervenção

13 2 º - Escola fica ao lado da UBS o que facilitou a intervenção

14 3º Fragilidade e falta de acompanhamento dessas crianças
4º Crianças em busca de aprendizado 5º Erupção dos primeiros molares permanentes

15 Metodologia Caderno de Atenção Básica - Saúde Bucal nº17 Ficha espelho
Planilhas de coleta de dados Planilha de triagem do manual de Diretrizes de Saúde Bucal da SMS de SP

16 n= 140 na faixa etária ( 6 a 12 anos)
Meta e Resultado Meta 1: Ampliar a cobertura de ação coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica para estabelecimento de prioridade de atendimento em 100% dos escolares de 06 a 12 anos de idade das escolas da área de abrangência. Resultado: n= 140 na faixa etária ( 6 a 12 anos)

17 n= 34 referente as duas turmas alvo da intervenção
Meta e Resultado Meta 2: Ampliar a cobertura de primeira consulta, com plano de tratamento odontológico, para 100% dos escolares moradores da área de abrangência da unidade de saúde. Resultado: n= 34 referente as duas turmas alvo da intervenção

18 Meta e Resultado Meta 3: Realizar primeira consulta odontológica em 100% dos escolares da área classificados como alto risco para doenças bucais. Resultado: n= 24 referente aos alunos de alto risco

19 Meta e Resultado Meta 4: Fazer busca ativa de 100% dos escolares da área, com primeira consulta programada. Resultado: n= 34

20 Meta e Resultado Meta 5: Realizar a escovação supervisionada com creme dental em 100% dos escolares. Resultado:

21 Meta e Resultado Meta 6: Realizar a aplicação de gel fluoretado com escova dental 100% dos escolares de alto risco para doenças bucais. Resultado:

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24 Meta e Resultado Meta 7 : Concluir o tratamento dentário em 100% dos escolares com primeira consulta odontológica. Resultado:

25 Meta e Resultado Meta 8: Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 100% dos escolares da área. Resultado:

26 Meta e Resultado Meta 9: Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% dos escolares. Resultado:

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29 Meta e Resultado Meta 10: Fornecer orientações sobre cárie dentária para 100% das crianças. Resultado:

30 Meta e Resultado Meta 11: Fornecer orientações nutricionais para 100% das crianças. Resultado:

31 TRA - Tratamento Restaurador Atraumático
Desenvolvido na década de 80; Considerado como um tratamento alternativo, atraumático e definitivo; Consiste na realização de restaurações com a utilização apenas de instrumentos manuais, sem a necessidade de anestesia local.

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35 Panorama geral dos tratamentos realizados
Antes da intervenção Após a intervenção Dentes decíduos afetados por cárie = 78 Dentes decíduos restaurados = 64 Dentes permanentes afetados por cárie = 4 Dentes permanentes restaurados = 4 Crianças classificadas alto risco = 24 Crianças classificadas alto risco = 12 Dentes decíduos indicados para exo= 12 Dentes decíduos extraídos = 8 Crianças que necessitavam de tratamento = 28 Crianças com tratamento concluído = 24

36 Discussão Pontos positivos: Realização da intervenção como planejado;
Melhoria da saúde bucal dessas crianças; Promoção de saúde para o público alvo; Reconhecimento da comunidade.

37 Discussão Pontos negativos: Trabalho foi realizado fora da UBS;
Tempo curto de intervenção, além das condições climáticas desfavoráveis; Falta de recursos humanos devido a alta demanda da UBS.

38 Reflexão crítica O processo de aprendizagem do curso (teoria aliada a prática); Importância da aceitação do projeto pela comunidade (alunos, pais e escola); Oportunidade de promover saúde bucal; Trabalho em equipe.

39 Conclusão O curso permitiu uma nova visão da saúde pública e por consequência a minha postura profissional sofreu modificações em busca de novas soluções para melhor atender os pacientes que buscam o serviço público!

40 Bibliografia ABEGG, C. Notas sobre a educação em Saúde Bucal nos consultórios odontológicos, unidades de saúde e nas escolas. Ação Coletiva, 2(2): BOTAZZO C. A saúde bucal nas práticas coletivas de saúde. Brasília: Instituto de Saúde. Série Tendências e Perspectivas em Saúde, IBGE. Acesso em: 30/10/13. ILEP . Planejando Intervenções de Educação em Saúde. Boletim técnico da ILEP. N.13. Junho de p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal/ Ministério da saúde, Secretária de atenção à saúde, Brasília: Ministério da saúde, Cadernos de Atenção Básica,n 17(Série A.Normas e manuais Técnicos), 92 P., 2006. World Health Organization. .Basic methods.3rd ed.Geneva; 1987. Word Health Organization. Oral health surveys,basics methods. 4nd ed. Geneve;1997

41 OBRIGADO!


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