A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecologia de populações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecologia de populações"— Transcrição da apresentação:

1 Ecologia de populações
Disciplina: Ecologia Professores: Thiago Ruffo e Rafaela Freire Licenciatura em Ciências Biológicas Parou no slide 30: FATORES DEPENDENTES DA DENSIDADE -disputa por espaço Animação didática (em espanhol – ative legenda) - Importancia de los corredores de conservación – 6:36

2 O que vamos estudar? Dinâmica de populações e as variáveis populacionais Fatores reguladores do tamanho das populações

3 Mas... O que é mesmo uma população?
Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica.

4 Algumas questões para reflexão...
Existe um tamanho ideal para o tamanho de uma população? O crescimento da população pode ser infinito? O aumento exagerado de indivíduos logo provocará a escassez de alimento, fazendo com que alguns morram de fome, retornando assim a população ao seu tamanho ideal. O que influencia no tamanho de uma população?

5 Algumas questões para reflexão...
Como a população de uma espécie pode influenciar a de outras espécies?

6

7 O caramujo Achatina fulica foi introduzido no Brasil no Paraná por um servidor da Secretaria de Agricultura daquele estado, que buscava uma alternativa econômica ao escargot (Helix aspersa). A segunda introdução foi no porto de Santos, também por um servidor público em meados da década de Ele montou um heliciário na Praia Grande, no qual promovia cursos de final de semana. O fracasso das tentativas de comercialização levou os criadores, por desinformação, a soltar os caramujos nas matas. Como se reproduz rapidamente e não possui predadores naturais no país, tornou-se uma praga agrícola e pode ser encontrado em praticamente todo o litoral brasileiro, principalmente no sul do estado de São Paulo. Os adultos da espécie atingem até 18 centímetros de comprimento de concha e chegam a pesar 500 gramas. É uma espécie extremamente prolífica: alcança a maturidade sexual aos 4 ou 5 meses de vida, e pode realizar até cinco posturas por ano, com 50 a 400 ovos por postura.

8

9

10 Dinâmica de populações
Estudo da variação do número de indivíduos de uma ou mais populações de um ecossistema.

11 É suficiente para descrever a ocupação de uma área por uma população?
Densidade = Número de indivíduos área ou volume É suficiente para descrever a ocupação de uma área por uma população?

12 Dinâmica de populações
Para verificar como o tamanho das populações varia no ecossistema, os ecólogos analisam diversas variáveis, dentre as quais destacamos: densidade populacional, distribuição espacial e taxas de crescimento, de natalidade e de mortalidade, migração, etc.

13

14

15

16 Dispersão Espaçamento entre os indivíduos, dentro de sua abrangência geográfica. Reflete a heterogeneidade de habitat e as interações sociais Relacionado ao movimento dos indivíduos

17 Padrões de Dispersão NÃO SEI EM QUAL SE ENQUADRA: Agrupamento de glebas calcárias Gleba mostrando agregados de indivíduos Agregado de indivíduos Arbusto – Clematis fremontii 

18 Distribuição uniforme
Distribuição uniforme devido à competição por água Distribuição uniforme

19 Causas da Dispersão Distribuição agrupada
Pode surgir da Predisposição social de formar grupos Distribuição agrupada de recursos Tendência da progênie de permanecer perto dos pais SLIDE 14 DE Tatuzinho de jardim Marrecão

20

21 Taxa de crescimento

22 FATORES QUE AFETAM O TAMANHO DA POPULAÇÃO
Emigração (E) Imigração (I) Mortalidade (M) Natalidade (N) Portanto: N + I > M + E (população crescente) N + I < M + E (população decrescente) N + I = M + E (população estável)

23

24

25 Problematizando... Quais as consequências de um população com altas taxas de natalidade e/ou imigração? O que poderia levar uma população a apresentar altas taxas de mortalidade? Por que há imigração e emigração de população entre os ecossistemas?

26

27

28

29

30

31

32

33 FATORES QUE REGULAM O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
Potencial biótico : capacidade reprodutiva dos indivíduos. Resistência ambiental: disponibilidade de nutrientes,pH, temperatura predatismo, parasitismo... Capacidade de suporte: número máximo de indivíduos permitido pelo ambiente.

34 A capacidade suporte de um ambiente é sempre a mesma?

35 A capacidade suporte de um ambiente é sempre a mesma?

36

37

38

39 FATORES DEPENDENTES DA DENSIDADE
Impedem o crescimento populacional excessivo devido ao grande número de indivíduos na população. disputa por espaço Diminuem a taxa reprodutiva de cada indivíduo e aumentam a taxa de mortalidade. disputa por alimento disputa por parceiros sexuais predação parasitismo

40

41

42 Competição - Gause Os nichos ecológicos são exclusivos para cada espécie, e para que duas ou mais delas coexistam num mesmo habitat, é necessário que os seus nichos tenham características diferentes e suficientes.

43 PREDADOR x PRESA Num ecossistema estável, a população de predador
controla a população de presa e vice-versa.

44 DIFERENÇAS BÁSICAS (PREDADOR–PRESA)
CARACTERÍSTICAS PREDADOR PRESA Porte maior menor Longevidade Taxa de reprodução

45 CARACTERISTICAS GERAIS - PREDADORES
Camuflagem - emboscada Deslocamento rápido Dentes caninos desenvolvidos

46 CARACTERISTICAS GERAIS - PREDADORES
Faro aguçado Capacidade de inoculação de veneno Produção de armadilhas (teias)

47 CARACTERISTICAS GERAIS - PRESAS
Camuflagem Deslocamento rápido e mudança repentina de direção Audição aguçada

48 CARACTERISTICAS GERAIS - PRESAS
Carapaças ou espinhos para proteção Emissão de substâncias de odor desagradável

49 População humana

50 A B C

51 A distribuição da população por faixas de idade em um país é consequência das taxas de crescimento populacional, da expectativa de vida e das migrações Nos países desenvolvidos, a estrutura etária é caracterizada pela presença marcante da população adulta e de uma porcentagem expressiva de idosos, consequência do baixo crescimento vegetativo e da elevada expectativa de vida Nos países subdesenvolvidos os jovens superam os adultos e os idosos, consequência do alto crescimento vegetativo e da baixa expectativa de vida. No caso do Brasil, e de outros países classificados como "emergentes", a proporção de jovens tem diminuído a cada ano, ao passo que o índice da população idosa vem aumentando. Essa é uma das razões das mudanças recentes no sistema de previdência social, com estabelecimento de idade mínima para a aposentadoria e teto máximo para pagamento ao aposentado.

52 Taxa de fecundidade

53

54 Exercícios -


Carregar ppt "Ecologia de populações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google