A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A dinâmica das populações. Conceitos básicos População: Conjunto de indivíduos da mesma espécie que dividem o mesmo hábitat (é um local específico ou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A dinâmica das populações. Conceitos básicos População: Conjunto de indivíduos da mesma espécie que dividem o mesmo hábitat (é um local específico ou."— Transcrição da apresentação:

1 A dinâmica das populações

2 Conceitos básicos População: Conjunto de indivíduos da mesma espécie que dividem o mesmo hábitat (é um local específico ou região onde se desenvolvem ou vivem seres vivos de forma organizada)

3 Populações possuem características próprias – Densidade – Taxas de natalidade e mortalidade – Relações de interdependencia – Caracteristicas géneticas e outros

4 Comunidade é o conjunto de populações agrupadas em uma área Característica das comunidades – Densidade populacional – Taxas de natalidade e mortalidade – Distribuição etária

5 Principais características das comunidades Densidade populacional Nº de indivíduos / Unidade de área Natalidade tendência de crescimento Taxa de natalidade: hab nascidos / 1.000 hab Mortalidade Taxa bruta de óbitos

6

7 Crescimento vegetativo Taxa bruta de natalidade – Taxa bruta de mortalidade emigração / imigração

8 Distribuição etária pré-reprodutivos reprodutivos pós-reprodutivos

9

10 Fator limitante Qualquer fator ecológico, biótico ou abiótico, que condiciona as possibilidades de sucesso de um organismo em um ambiente – impede que a população cresça Intervalo de tolerância Bom desenvolvimento (entre o mínimo e o máximo)

11 Fatores limitantes Meio terrestre Luz, temperatura, água, fósforo Meio aquático Oxigênio, luz, salinidade Só existe vida dentro da faixa -200 ⁰C a 100 ⁰C

12

13 Comunidades Cada individuo será mais importante conforme sua participação na cadeia alimentar e no fluxo de energia – dominantes ecológicos Quanto melhores as condições físicas do meio maior o número de espécies dominantes A diversidade aumenta mais perto dos trópicos

14 A diversidade aumenta em ecossistemas mais antigos – estabilidade Quanto maior os números de espécies, menor o número de indivíduos por espécie Ecótone Zona de interseção entre dois ou mais ecossistemas > número de espécies (efeito dos bordos)

15

16 Relações interespecíficas Os seres vivos de uma comunidade mantêm constantes relações ente si As inter-relações podem ser evidenciadas entre indivíduos de uma mesma população, ou seja, entre indivíduos de uma mesma espécie (relações intra-específicas), ou entre indivíduos pertencentes a espécies diferentes (relações interespecíficas).

17 As relações harmônicas ou interações positivas são aquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos da associação.

18 As relações desarmônicas ou interações negativas são aquelas em que pelo menos um indivíduo da associação sai prejudicado. Considerando, entretanto, o total de todas as relações entre os seres vivos de uma comunidade, verifica-se que, em termos de manutenção do equilíbrio ecológico global, essas relações revelam-se harmônicas.

19 O termo simbiose, designa toda e qualquer associação permanente entre indivíduos de espécies diferentes que, normalmente, exerce influência recíproca no metabolismo. Atualmente o termo simbiose tem sido utilizado para qualquer tipo de relação interespecífica.

20 Mutualismo É uma relação interespecífica em que os participantes se beneficiam e mantêm relação de dependência. Às vezes, essa relação é extremamente íntima, como acontece com os liquens.

21 Estes representam uma associação de fungos e algas tão dependente funcionalmente e tão integrada morfologicamente que são considerados um outro tipo de organismo. Os liquens são classificados em espécies, muito embora cada espécie de líquen seja formada na realidade por duas espécies diferentes de organismos: uma de algo e outra de fungo.

22 Protocooperação Embora os participantes se beneficiem, eles podem viver de modo independente, sem a necessidade de se unir. No mutualismo, a união é obrigatória e os indivíduos são interdependentes.

23 Anêmona-do-mar e o paguro. O paguro tem o corpo mole e costuma ocupar o interior de conchas abandonadas de gastrópodes. Sobre a concha, costumam instalar-se uma ou mais anêmonas-do-mar (actínias). Dessa união, surge o benefício mútuo: a anêmona possui células urticantes, que afugentam os predadores; o paguro, ao se deslocar, possibilita à anêmona uma melhor exploração do espaço, em busca de alimento.

24 Inquilinismo e comensalismo São dois tipos de associação em que apenas um dos participantes se beneficia, sem, no entanto, causar qualquer prejuízo ao outro.

25 A diferença ente esses dois tipos de associação reside no fato de que no comensalismo a aproximação ocorre na busca de alimento, o que não ocorre no inquilinismo. No inquilinismo, a razão da associação é, freqüentemente, proteção. É o caso, por exemplo, do fierasfer, um pequeno peixe que vive dentro do corpo do pepino-do- mar (Holoturia). Para alimentar-se, o fierasfer sai do pepino-do-mar e depois volta.

26 Amensalismo ou antibiose Consiste numa relação desarmônica em que indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies.

27 É o caso bem conhecido dos antibióticos, que, produzidos por fungos, impedem a multiplicação das bactérias. Esses antibióticos são largamente utilizados pela medicina, no combate às infecções bacterianas. O mais antigo antibiótico que se conhece é a penicilina, substância produzida pelo fungo Penicillium notatum.

28 Outro caso de amensalismo é conhecido por maré vermelha. Sob determinadas condições ambientais, certas algas marinhas microscópicas, do grupo dos dinoflagelados, produtores de substâncias altamente tóxicas, apresentam intensa proliferação, formando enormes manchas vermelhas no oceano. Por essa razão, a concentração dessas substâncias tóxicas aumenta, provocando grande mortalidade de animais marinhos.

29 Sinfilia É um tipo de associação exemplificado na relação existente entre determinadas formigas e os pulgões de plantas. Os pulgões retiram alimentos diretamente dos vasos liberianos da planta. Retiram, portanto, seiva elaborada, rica em matéria orgânica, principalmente carboidratos.

30 Como conseqüência da digestão dos carboidratos, os pulgões produzem excessiva quantidade de material açucarado, grande parte do qual eliminam com as fezes. Esse material é apreciadíssimo pelas formigas, que, como forma de obter alimento, mantêm pulgões cativos em seu formigueiro, fornecendo-lhes partes vivas de plantas e chegando até mesmo a acariciá-los, no sentido de estimulá-los a eliminar os produtos açucarados de que necessitam.

31 Predatismo É uma relação desarmônica em que um animal captura e mata um indivíduo de outra espécie, para alimentar-se. Todos os carnívoros são animais predadores. É o que acontece com o leão, o lobo, o tigre, a onça, que caçam veados, zebras e tantos outros animais.

32 Parasitismo É uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles, denominado parasita, vive no corpo do outro, denominado hospedeiro, do qual retira alimentos. Embora os parasitas possam causar a morte dos hospedeiros, de modo geral trazem-lhe apenas prejuízos.

33 Competição Mesma espécie disputam espaço e alimento. As duas espécies são prejudicadas, porém a mais estável no habitat irá predominar

34 Crescimento Populacional Quando uma população inicia a colonização de um ambiente propício ao seu desenvolvimento, verifica-se que o crescimento inicial é lento À medida que aumenta o número de organismos, a taxa de reprodução também aumenta. Com isso, o crescimento da população aumenta

35 Se não houvesse os fatores de resistência do meio, o crescimento da população seria exponencial, representando o seu potencial biótico. No entanto, à medida que a população cresce, aumenta a resistência ambiental, reduzindo o potencial biótico. Isso ocorre até que se estabeleça um equilíbrio entre a resistência ambiental e o potencial biótico.

36 A partir de então, tem-se uma população cujo tamanho é máximo para aquele ambiente, em função da resistência do meio. Pequenas oscilações em torno desse tamanho máximo podem, no entanto, ocorrer.

37

38 Atenção!!! Pesquisa e montagem foram feitas com bases em livros didáticos e as imagens retiradas da internet, podendo ter direitos autorais, não reproduzir, nem comercializar. Exclusivo para fins didáticos.


Carregar ppt "A dinâmica das populações. Conceitos básicos População: Conjunto de indivíduos da mesma espécie que dividem o mesmo hábitat (é um local específico ou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google