A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS Não causam prejuízos a nenhum dos envolvidos. o SOCIEDADE: Relação ecológica que reúne seres da mesma espécie, sem união.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS Não causam prejuízos a nenhum dos envolvidos. o SOCIEDADE: Relação ecológica que reúne seres da mesma espécie, sem união."— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS Não causam prejuízos a nenhum dos envolvidos. o SOCIEDADE: Relação ecológica que reúne seres da mesma espécie, sem união física e com divisão de trabalho conforme características anatômicas.

2 EPIFITISMO  Relação ecológica onde um ser vivo busca proteção sobre ou no interior do corpo de outro, sem prejudicá-lo. Ex. Bromélias, Orquídeas, Samambaias, Peixe Fieraster.

3 PROTOCOOPERAÇÃO o Relação ecológica onde ambos os participantes se beneficiam. Porém não é obrigatória para a sobrevivência de ambos. Ex. Caranguejo Paguro, Gado e pássaros no pasto, etc.

4 MUTUALISMO o Relação ecológica em que ambos são beneficiados e é obrigatória para a sobrevivência de ambos. Ex. Micorrizas, Liquens, Cupim/Protozoa, Feijão/bactérias fixadoras.

5 MUTUALISMO - liquens o Associação entre algas e fungos. Algas fornecem alimento para os fungos e estes aumentam a absorção de água para a alga realizar fotossíntese. É um importante indicador de poluição atmosférica.

6 MUTUALISMO o A abelha obtém o néctar da flor como alimento e carrega nos pelos corporais os grãos de pólem para outras flores, auxiliando na polinização.

7 PROTOCOOPERAÇÃO o Pássaros capturam piolhos e carrapatos no dorso do búfalo como alimento, contribuindo para o búfalo ficar livre destes parasitas. Porém não é obrigatória.

8 COLÔNIAS - corais o Associação entre seres da mesma espécie, com contato físico. Reunidos assim conseguem obter alimento e proteção contra predadores.

9 COLÔNIAS - corais o Associação entre seres da mesma espécie, com contato físico.

10 BARREIRA DE CORAIS o As barreiras de corais podem atingir quilômetros de extensão.

11 SOCIEDADE - cupinzeiro o Associação entre seres da mesma espécie sem contato físico. Ocorre divisão do trabalho conforme características anatômicas dos indivíduos.

12 Sociedade - cupins o Esquemas mostrando os diferentes tipos de cupins conforme a função que exercem.

13 COMENSALISMO o Associação onde um ser vivo alimente-se dos restos deixados por outra espécie. Ex. Tubarão/Rêmora, Leão/Hiena, etc.

14 RELAÇÕES DESARMÔNICAS Causam prejuízo para um dos participantes e benefício para o outro. COMPETIÇÃO – INTRA-ESPECÍFICA o Associação entre seres da mesma espécie, que ocorre quando um fator ambiental necessário está em falta.

15 RELAÇAO DESARMÔNICA Causam prejuízo para um dos participantes e benefício para o outro. COMPETIÇÃO INTERESPECÍFICA o Ocorre quando seres de espécies diferentes competem pelo mesmo fator ambiental que está em falta.Ex. Falcão e Cobra competem pelo mesmo alimento.

16 PREDATISMO o Quando um animal (predador) mata e devora outro animal (presa). A ação é rápida e implacável.

17 PARASITISMO o Quando um ser (parasita) habita o interior ou a superfície do corpo de um outro (hospedeiro) causando danos lentamente.

18 AMENSALISMO o Quando um ser vivo libera toxina que impede o crescimento ou mata outro indivíduo. Ex. Fungos (Pillicinium), Maré vermelha, etc.

19 CONTROLE BIOLÓGICO o Técnica para controle ou extermínio de pragas na agricultura, utilizando predadores ou parasitas naturais. É recomendável pois substitui o uso excessivo de agrotóxicos.


Carregar ppt "RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS Não causam prejuízos a nenhum dos envolvidos. o SOCIEDADE: Relação ecológica que reúne seres da mesma espécie, sem união."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google