A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin

2 Hábitat [1] ou habitat (do latim, ele habita) é um conceito usado em ecologia que inclui o espaço físico e os fatores abióticos que condicionam um ecossistema e por essa via determinam a distribuição das populações de determinada espécie. O conceito de hábitat é em geral usado em referência a uma ou mais espécies no sentido de estabelecer os locais e as condições ambientais onde o estabelecimento de populações desses organismos é viável (por exemplo, o hábitat da truta são os cursos de água bem oxigenados e com baixa salinidade das zonas temperadas).

3 Nicho ecológico é o modo de vida de cada espécie no seu habitat
Nicho ecológico é o modo de vida de cada espécie no seu habitat. Representa o conjunto de atividades que a espécie desempenha, incluindo relações alimentares, obtenção de abrigos e locais de reprodução, ou seja, como, onde e à custa de quem a espécie se alimenta, para quem serve de alimento, quando, como e onde busca abrigo, como e onde se reproduz. Numa comparação clássica, o habitat representa o "endereço" da espécie, e o nicho ecológico equivale à "profissão".

4 Relações Ecológicas Os seres vivos de diferentes espécies, além de interagirem com o meio abiótico em que vivem, também se interagem com os outros seres vivos presentes num mesmo local. Essa interação entre os seres vivos é chamada de relação ecológica.

5 Relações Harmônicas (não há prejuízo para ambas as partes)
Harmônicas intra-específicas: Que ocorre entre indivíduos da mesma espécie Colônia Sociedade Harmônicas interespecíficas: Que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes Protocooperação Mutualismo Comensalismo (típico, inquilinismo e epifitismo)

6 Harmônicas intra-específicas
Colônia (+,+) Associações entre indivíduos da mesma espécie que formam um conjunto funcional integrado, onde todos os indivíduos estão unidos anatomicamente. Ex: algas, bactérias, caravelas.

7 Harmônicas intra-específicas
Sociedade (+,+) Grupos de organismos de mesma espécie onde pode-ser observar nítida divisão de trabalho. Os indivíduos são unidos anatomicamente e apresentam diferenças morfológicas nítidas. Ex.: formigas, abelhas, vespas, cupins

8 Harmônicas interespecíficas
Protocooperação (+,+) Traz benefícios para ambas as espécies. É uma relação não obrigatória. Ex.: caranguejo e anêmona, gado e anu.

9 Harmônicas interespecíficas
Mutualismo (+,+) Traz benefícios para ambas as espécies. É uma relação obrigatória, caso os indivíduos sejam separados, ambos morrem. Ex.: liquens, micorrizas, ruminantes e bactérias que degradam celulose.

10 Harmônicas interespecíficas
Comensalismo (+,0) Apenas um dos indivíduos se beneficia e o outro nem se prejudica, nem se beneficia. O comensalismo é dividido em: Comensalismo típico  quando uma espécie se alimenta dos restos alimentares deixados por um individuo de outra espécie. Ex.: leão e hiena

11 Harmônicas interespecíficas
Comensalismo (+,0) Inquilinismo (epifitismo): quando uma espécie usa outra como moradia. Ex.: bromélias, orquídeas e “plantas suporte”. Forésia: quando uma espécie usa outra como meio de transporte. Ex.: rêmora e tubarão.

12 Relações Desarmônicas (há prejuízo para uma das partes)
Desarmônicas intra-específicas: Competição intra-específica Canibalismo Harmônicas interespecíficas: Competição interespecífica Predatismo Parasitismo Amensalismo

13 Competição intra-específica
Relações Desarmônicas Competição intra-específica Indivíduos de mesma espécie precisam dos mesmos recursos (água, alimento, território, acasalamento) do meio. Isso gera uma competição intra-específica.

14 Competição Interespecífica
Relações Desarmônicas Competição Interespecífica Indivíduos de espécies diferentes precisam dos mesmos recursos (água, alimento, território) do meio. Isso gera uma competição interespecífica. Ex.: duas espécies de pássaros que usem o mesmo tipo de local para fazer seus ninhos competem no aspecto reprodutivo.

15 Relações Desarmônicas Predatismo (+,-)
Quando um indivíduo de uma espécie mata e se alimenta de um individuo de outra espécie. Predador  quem mata para se alimentar Presa  que morre Ex.: leão e veado.

16 Relações Desarmônicas Canibalismo (+,-)
Quando um indivíduo de uma espécie mata e se alimenta de um individuo da mesma espécie. Ex.: viúva negra.

17 Relações Desarmônicas
Parasitismo (+,-) Quando um indivíduo de uma espécie se alimenta de um individuo de outra espécie sem mata-lo (pelo menos essa não é sua intenção, uma vez que se o hospedeiro morre o parasita geralmente morre também. Parasita  quem se alimenta Hospedeiro  quem serve de alimento

18 Relações Desarmônicas Parasitismo (+,-)
Ectoparasitas  vivem na superfície externa do corpo do hospedeiro. Ex.: piolhos, carrapatos. Endoparasitas  vivem no interior do hospedeiro. Ex.: lombriga, solitária

19 Relações Desarmônicas Amensalismo (+,-)
Os indivíduos de uma espécie eliminam para o meio substancias que prejudicam o crescimento ou a reprodução de outras espécies do habitat. Ex.: alguns fungos eliminam substancias (antibióticos) que matam bactérias. O eucalipto libera pelas raízes substancias que impedem a germinação de sementes ao redor.


Carregar ppt "Conceitos Ecológicos Prof. Dr. Mauro Parolin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google