A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Net Aula Unicanto Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Tecle Enter para continuar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Net Aula Unicanto Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Tecle Enter para continuar."— Transcrição da apresentação:

1 Net Aula Unicanto Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Tecle Enter para continuar

2 Relações Ecológicas Prof. Liliane Reis

3 Relações Ecológicas São as relações que são desenvolvidas entre os seres vivos na natureza. São as relações que são desenvolvidas entre os seres vivos na natureza.

4 As relações podem ser:  Intra - específicas: Entre seres vivos da mesma espécie.

5 ou Interespecíficas: Entre seres vivos de espécies diferentes. Interespecíficas: Entre seres vivos de espécies diferentes.

6 E ainda: Harmônicas: Relação de benefícios para as espécies. Harmônicas: Relação de benefícios para as espécies. Desarmônicas: Relação de prejuízo para ao menos uma das espécies envolvidas. Desarmônicas: Relação de prejuízo para ao menos uma das espécies envolvidas.

7 Esquemas das relações que estudaremos: Relações Relações Ecológicas Ecológicas  Intra – específicas específicas Mesma espécie  Interespecíficas Interespecíficas Diferentes espécies  Harmônicas Harmônicas  Desarmônicas Desarmônicas  Harmônicas Harmônicas  Desarmônicas Desarmônicas  Colônias Colônias  Sociedades Sociedades  Canibalismo Canibalismo Mutualismo Comensalismo Predatismo Protocooperação Inquilinismo Parasitismo

8 Colônia É o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que apresentam dependência entre si. É o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que apresentam dependência entre si. A caravela portuguesa (foto acima) e os corais (ao lado) são exemplos de colônias formadas por vários seres vivos. A caravela portuguesa (foto acima) e os corais (ao lado) são exemplos de colônias formadas por vários seres vivos.

9 Sociedades As sociedades ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, organizadas de um modo cooperativo e não ligados anatomicamente. As sociedades ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, organizadas de um modo cooperativo e não ligados anatomicamente. Colméia Cupinzeiro formigueiro

10 Ou seja: Em uma sociedade, os indivíduos são da mesma espécie. Em uma sociedade, os indivíduos são da mesma espécie. se organizam com divisão de trabalho. se organizam com divisão de trabalho. o Rainha: Põe os ovos. o Zangão: Fecunda a rainha durante o voo nupcial. o Operária: Realiza todo o trabalho de manutenção da colmeia.

11 Canibalismo É quando um ser vivo mata outro de sua mesma espécie para se alimentar. É quando um ser vivo mata outro de sua mesma espécie para se alimentar.

12 Mutualismo Relação estreita entre seres vivos de diferentes espécies, onde um depende do outro para sobreviver. Relação estreita entre seres vivos de diferentes espécies, onde um depende do outro para sobreviver.. Mutualismo entre Mutualismo entre algas e fungos. A alga realiza fotossíntese e o fungo não, ele coopera apenas com água para a alga e recebe parte do produto elaborado, os dois ganham e não conseguem viver um sem o outro. A alga realiza fotossíntese e o fungo não, ele coopera apenas com água para a alga e recebe parte do produto elaborado, os dois ganham e não conseguem viver um sem o outro.

13 Outro exemplo de mutualismo: Cupim que se alimenta de madeira Protozoário que faz a digestão para o cupim  O cupim tem quem digira a madeira, uma vez que ele não tem essa capacidade.  O protozoário tem proteção, abrigo e nutrientes.

14 Comensalismo Tipo de relação ecológica em que uma espécie se beneficia da outra, sem porém prejudicá-la. Tipo de relação ecológica em que uma espécie se beneficia da outra, sem porém prejudicá-la. Exemplo: Tubarão e rêmora: Ela se fixa no tubarão aproveitando seu restos alimentares, tendo proteção e locomoção.

15 Outro exemplo de comensalismo: Ao matar e devorar sua presa, o leão deixa os restos, esses serão bem aproveitados por hienas. Ao matar e devorar sua presa, o leão deixa os restos, esses serão bem aproveitados por hienas.

16 Protocooperação Relação em que ambas as espécies envolvidas são beneficiadas, porém uma consegue sobreviver sem a presença da outra. Relação em que ambas as espécies envolvidas são beneficiadas, porém uma consegue sobreviver sem a presença da outra.  Ao lado, pássaros anuns que se alimentam de carrapatos.  O boi se livra dos parasitas e o pássaro adquire alimento.

17 Outro exemplo de protocooperação O pássaro se alimenta de restos e vermes que permanecem entre os dentes e o crocodilo fica livre do incômodo e de parasitas. O pássaro se alimenta de restos e vermes que permanecem entre os dentes e o crocodilo fica livre do incômodo e de parasitas.

18 Inquilinismo Relação em que uma espécie se utiliza da outra apenas como moradia, sem lhe causar danos. Relação em que uma espécie se utiliza da outra apenas como moradia, sem lhe causar danos.

19 Outro exemplo de inquilinismo Peixe palhaço que mora em uma anêmona! Peixe palhaço que mora em uma anêmona!

20 Predatismo Relação em que um ser vivo mata o outro, de diferente espécie, para se alimentar. Relação em que um ser vivo mata o outro, de diferente espécie, para se alimentar.

21 Parasitismo Ser vivo que se beneficia do outro além de causar-lhe prejuízos. Ser vivo que se beneficia do outro além de causar-lhe prejuízos. A erva de passarinho introduz seus ramos na planta lenhosa e suga sua seiva, podendo leva-la a até a morte.

22 Outros exemplos de parasitismo

23 Este slide está regido pela Lei de Direitos Autorais nº , de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: / Fax: Taguatinga -– Tel.: / COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).


Carregar ppt "Net Aula Unicanto Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Tecle Enter para continuar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google