A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira

2 As unidades de vida do planeta
Cada espécie animal ou vegetal está adaptada ao seu hábitat. Os animais que vivem sob o solo, em um ambiente onde quase não há luz, são praticamente cegos, porém possuem os outros sentidos mais desenvolvidos. As plantas que crescem no ambiente seco dos desertos armazenam água nos seus caules e possuem espinhos em vez de folhas, o que as fazem perder o mínimo possível da sua valiosa reserva de água. Dessa forma, as condições físicas de cada ambiente selecionam os seres vivos que podem aí sobreviver. Estes, por sua vez, alteram o meio ambiente. Em uma zona onde crescem muitas árvores, a umidade do ar aumenta. No caso de essas árvores desaparecerem, o ar torna-se mais seco e, além disso, o solo fica sem proteção, sofrendo muito mais intensamente os efeitos erosivos da chuva e do vento.

3 A ecologia A ecologia é a ciência que estuda as relações que os seres vivos mantém entre si e com os componentes do meio em que habitam; estuda também a interação humana com todos esses elementos. A biosfera é o espaço onde são estabelecidas essas relações. No entanto, como a biosfera é muito ampla e complexa para ser estudada de uma só vez, os cientistas a dividem em unidades menores e mais fáceis de estudar. 

4 Os ecossistemas Entre as unidades nas quais a biosfera se divide, as principais são os ecossistemas. Um ecossistema é o conjunto formado por todos os seres vivos que vivem num determinado lugar e pelas características físicas próprias desse lugar. Um exemplo de ecossistema é a floresta; os seus elementos são o calor, a umidade, as chuvas abundantes, uma vegetação densa e a presença de animais adaptados a essas condições de vida. Outros exemplos de ecossistemas são os rios, bosques, desertos, costas rochosas, pântanos, etc. Em todos os ecossistema há dois componentes: uma comunidade de organismos vivos e um meio físico. A vida só pode se desenvolver dentro de determinados limites; por exemplo, nenhum organismo é capaz de sobreviver acima dos limites suportáveis de frio e de calor. No entanto, as várias espécies possuem diferentes limites de tolerância.

5 Uma permanente reciclagem
O meio físico também proporciona as substâncias inorgânicas de que os seres vivos precisam para se desenvolver: água, oxigênio, gás carbônico, sais minerais, etc. Em cada ecossistema, esses elementos básicos são reciclados de forma constante, passando do meio físico aos organismos, de um organismo a outro e dos organismos ao meio físico, em um ciclo interminável. As plantas e as algas são os únicos seres capazes de utilizar diretamente as substâncias inorgânicas tais como se encontram no meio físico: com o oxigênio e o gás carbônico presentes no ar, os sais minerais que absorvem do solo e uma quantidade suficiente de água produzem os seus próprios nutrientes. Portanto, as plantas e as algas são os organismos produtores nos ecossistemas.

6 Uma permanente reciclagem
Os animais só são capazes de se alimentar de outros seres vivos, que podem ser vegetais ou outros animais, e por isso, são chamados de consumidores. As plantas e as algas constituem o alimento dos consumidores primários (animais herbívoros) e estes, por sua vez, são o alimento dos consumidores secundários (animais carnívoros).

7 Uma permanente reciclagem
Dessa forma, as matérias básicas para a vida passam de um ser vivo a outro e, finalmente, retornam ao meio físico por meio da ação dos organismos decompositores, como as bactérias e os fungos. No seu processo de alimentação, esses seres transformam a matéria orgânica (cadáveres, excrementos e restos de plantas e animais) em substâncias minerais E, assim, o ciclo recomeça.

8 As relações alimentares
O animal que caça outro é o predador, e o animal caçado é a presa. No exemplo ilustrado abaixo, o gavião é o predador da cobra, que é a sua presa. Por sua vez, a cobra é o predador do sapo e o sapo se alimenta do gafanhoto, que se alimenta de vegetais. Esta cadeia de seres vivos que se alimentam uns dos outros chama-se cadeia alimentar. Em uma cadeia alimentar, cada membro consome o membro anterior. O primeiro sempre é um organismos produtor, ou seja, um vegetal, enquanto o último é um animal que não tem predadores e será decomposto ao morrer.

9 As relações alimentares
No entanto, na natureza nada é tão simples, pois um animal se alimenta de diversas presas e, por sua vez, é consumido por diferentes animais. Dessa forma, as distintas cadeias alimentares de um ecossistema se entrelaçam e forma o que chamamos de teia alimentar. Onça Cobra Porco-do-mato Plantas Gambá Sapo Frutos Abelha Aranha Lagarto Piolho-de-cobra Madeira Tatu Cupim


Carregar ppt "Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google