A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!"— Transcrição da apresentação:

1 Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países (Maria Célia Orlato Selem)

2 Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente – Ecologia – Thiago Ruffo
Sucessão Ecológica Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente – Ecologia – Thiago Ruffo

3 Questões da aula As comunidades biológicas são comunidades estáticas?
O que interfere em sua dinâmica? O que seria sucessão ecológica? Quais suas etapas? O que caracteriza cada uma destas?

4 O que a imagem abaixo representa?

5 Sucessão ecológica - Conceito
Processo de alteração gradual, na estrutura de uma comunidade num ecossistema, ao longo do tempo, até estabelecer um equilíbrio (direcional e previsível). Resultado da ação dos seres vivos sobre o ambiente, e do ambiente sobre os seres vivos.

6 Comunidades pioneiras: etapa inicial
Ambientes inóspitos: solo nu, intensa ação intempérica, intensa exposição à radiação solar (elevadas temperaturas e baixa umidade), intensa ação do vento

7 Comunidades pioneiras: etapa inicial
Espécies pioneiras Ao colonizar ambientes inóspitos, estas espécies constituem a comunidade pioneira A comunidade pioneira recebe o nome de ecese, nome também utilizado para designar a primeira etapa da sucessão ecológica Quem são estas espécies? Quais suas características?

8 Comunidades pioneiras: etapa inicial
Líquens, musgos, gramíneas, insetos. Organismos bastante resistentes, pouco exigentes, com alta produtividade primária líquida (PPL), criam condições para a instalação de organismos mais complexos.

9 Pioneiras indesejadas
Ervas daninhas  crescem rapidamente, constituindo grandes populações em pouco tempo. Muitas vezes se desenvolvem em ambientes agrícolas, reduzindo a produtividade da cultura e a qualidade das colheitas (competição pelos nutrientes). Controle: herbicidas (pode contaminar água e solo)

10 Fases da sucessão Que mudanças ocorrem no ambiente com o estabelecimento da comunidade pioneira? Substrato, aparentemente infértil, recebe matéria orgânica dos organismos pioneiros que morrem, favorecendo a formação dos primeiros vestígios de solo; Ocorre retenção de umidade; Ocorre diminuição da temperatura da superfície; Há maior proteção contra ação do vento; O ambiente torna-se mais favorável a outras espécies. (comunidades intermediárias)

11

12 Sere ou Séries: Etapas intermediárias
Instalação de organismos mais complexos que os pioneiros (ervas e arbustos, roedores) Quais as características desta etapa?

13 Sere ou Séries: Etapas intermediárias
Maior sombreamento e retenção de umidade; Aumento da diversidade biológica e de nichos; Diminuição da produção primária líquida em função do maior gasto de matéria orgânica.

14 Clímax: etapa final Estabelecimento das espécies mais exigentes quanto aos recursos. Está formada a comunidade clímax; É a comunidade mais desenvolvida que pode ocorrer no ecossistema, sob as condições do local; Pode ser um campo, uma floresta, ou outro tipo de vegetação; Quais as característica desta etapa?

15 Clímax: etapa final Grande quantidade de biomassa, de diversidade biológica e de nichos ecológicos, com predomínio de espécies mais complexas e exigentes; Baixa produtividade primária líquida (PPL); Caracteriza-se por atingir o “equilíbrio”.

16 Tipos de sucessão Conforme o tipo de ambiente em que a sucessão se origina, podemos reconhecer dois tipos de sucessão: Primária Secundária

17 Sucessão primária Tem início em terrenos que nunca foram habitados anteriormente por comunidade semelhantes às que se formam durante o processo. Exemplo: sucessão que ocorre na superfície de rochas nuas, dunas de areia, lagos e lagoas. Tempo necessário para chegar ao clímax: centenas a milhares de anos.

18

19 Sucessão secundária Tem início em ambientes cujas comunidades sofreram grandes perturbações, que podem ou não ser causadas por influência humana. Exemplo: sucessão que ocorre em áreas que sofreram queimadas, inundações, desmatamentos. Tempo necessário para chegar ao clímax é bem mais rápido que na sucessão primária.

20 Tendências ao longo da sucessão

21

22

23 Questão Como as variáveis DIVERSIDADE DE ESPÉCIES, BIOMASSA e PRODUTIVIDADE (bruta e líquida) se comportam ao longo das etapas da sucessão ecológica (ecese, sere e clímax)? Elabore um gráfico que evidencia este comportamento. Justifique sua resposta.

24 Etapas Ecese Sere Clímax PPB PPL Biomassa total Biodiversidade Estabilidade Diversidade de nichos Teia alimentar

25 Etapas Ecese Sere Clímax
PPB Pequena Aumenta gradativamente Elevada PPL Diminui gradativamente Baixa Biomassa total Biodiversidade Estabilidade Instável Estável Diversidade de nichos Teia alimentar Simples Complexas

26


Carregar ppt "Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google