A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Habitat é um local específico ou região onde se desenvolvem ou vivem seres vivos de forma organizada. O habitat oferece as condições climáticas, físicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Habitat é um local específico ou região onde se desenvolvem ou vivem seres vivos de forma organizada. O habitat oferece as condições climáticas, físicas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Habitat é um local específico ou região onde se desenvolvem ou vivem seres vivos de forma organizada. O habitat oferece as condições climáticas, físicas e alimentares adequadas para o desenvolvimento de uma determinada espécie. O mangue, por exemplo, é o habitat de algumas espécies de caranguejos. Neste local eles encontram alimentação, proteção contra os predadores e oxigenação ideal para a sobrevivência. As atividades e o modo de vida de cada espécie em seu habitat possui o nome de nicho ecológico.

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19 PRODUTOR CONSUMIDOR PRIMÁRIO CONSUMIDOR SECUNDÁRIO CONSUMIDOR SECUNDÁRIO CONSUMIDOR PRIMÁRIO PRODUTOR

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43 EPIDEMIA – Doença infecciosa e transmissível que ocorre em uma comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer em razão de uma mutação do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente desconhecido. ENDEMIA – É qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades. PANDEMIA – É uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou todo o mundo, causando muitas mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59 Sucessão Ecológica É o processo em que comunidades assumem o lugar de outras até o momento em que não poderá existir uma comunidade mais complexa, formando assim a comunidade final ou clímax. Tipos de sucessão Primária - ocorre em locais nunca antes habitados. Ex.: ilhas rochosas surgidas por atividade vulcânica. Secundária - acontece em locais habitados, porém alterados. Ex.: desmatamentos e queimadas.

60 Etapas de uma sucessão ecológica Ecésis --> Série --> Clímax Comunidade pioneira (ecésis) - comunidade inicial; espécies de grande amplitude (pouco exigentes); não-especializadas. Ex.: cianobactérias, liquens, musgos e gramíneas. Comunidade intermediária (série) - comunidade com menor amplitude (mais exigentes); ciclo de vida mais longo e pouco especializadas. Ex.: ervas e arbustos. Comunidade final (clímax) - comunidade definitiva, em homeostase; ciclo de vida longo; muito especializadas e pequena amplitude (muito exigentes).

61 Características de uma sucessão Aumenta: biomassa, teias alimentares, nichos ecológicos, diversidade, ciclo de vida, especialização, produtividade bruta, consumo; * Diminui: produtividade líquida e amplitude.

62

63

64

65


Carregar ppt "Habitat é um local específico ou região onde se desenvolvem ou vivem seres vivos de forma organizada. O habitat oferece as condições climáticas, físicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google