A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SETOR DE ESTUDOS E ASSESSORIA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO (SEAP-CAC) RECIFE-2017.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SETOR DE ESTUDOS E ASSESSORIA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO (SEAP-CAC) RECIFE-2017."— Transcrição da apresentação:

1 O SETOR DE ESTUDOS E ASSESSORIA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO (SEAP-CAC)
RECIFE-2017

2 ASPECTOS ENFOCADOS: Surgimento do SEAP na UFPE Funcionamento do SEAP-CAC Perspectivas de continuidade do SEAP

3 Surgimento do SEAP na UFPE
ASPECTOS ENFOCADOS: Surgimento do SEAP na UFPE Funcionamento do SEAP-CAC Perspectivas de continuidade do SEAP

4 SURGIMENTO DO SEAP NA UFPE
BREVE HISTÓRICO 2008 Início das atividades pedagógicas no CAC 2010 Inauguração do SEAP Extinção da Área IV 2016 Fusão com a Escolaridade Por que o nome SEAP?

5 SURGIMENTO DO SEAP NA UFPE
BREVE HISTÓRICO As atividades pedagógicas desenvolvidas por técnicos vinculados à Diretoria do CAC surgiram em 2008, em decorrência das novas demandas relacionadas ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e em virtude da nova configuração do MEC em termos de diretrizes para funcionamento e avaliação de cursos de graduação. ALGUNS IMPACTOS DESSAS TRANSFORMAÇÕES NO ÂMBITO DA UFPE QUE CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DO SEAP: - Ampliação do quadro de pessoal (docentes e técnicos) na UFPE, conforme previsto no REUNI-UFPE/2007 (pp ); - Aumento das demandas pedagógicas nos cursos de graduação, especialmente em virtude da necessidade de realização de reformas curriculares dos cursos de licenciatura (Resolução CCEPE nº 12/2008); - Especificidade dos itens de avaliação exigidos pelo MEC quando das visitas in loco.

6

7 SURGIMENTO DO SEAP NA UFPE
BREVE HISTÓRICO A extinção da Área IV (2010): mudanças no formato de realização da interdisciplinaridade a partir das reformas curriculares realizadas; A fusão com a Escolaridade (2016): incorporação de novos técnicos à equipe SEAP-CAC. ATIVIDADES REPASSADAS PELA ESCOLARIDADE PARA AS COORDENAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAC: Entrega de requerimento geral; Entrega de requerimento de dispensa de disciplina.

8 ORGANOGRAMA DO CAC DIRETORIA SETORIAL DE EXTENSÃO LIEG CIFIC CCD PGDH
SEAP ORGANOGRAMA DO CAC

9 ORGANOGRAMA DO SEAP-CAC
Coordenação Geral Valéria Rocha Coordenação de Apoio ao Discente Alery Felinto Coordenação de Apoio ao Docente Érica Santana Coordenação de Avaliação Joene Crespo Apoio Administrativo Ednaldo Possas Jurandir Azedo

10 MISSÃO, VISÃO E VALORES MISSÃO
Colaborar com as coordenações dos cursos de graduação do Centro de Artes e Comunicação (CAC) na gestão do ensino, pesquisa e extensão por meio do desenvolvimento de estudos e assessoramento pedagógico. VISÃO Ser um setor de referência nos estudos sistemáticos pertinentes à gestão do processo educativo para subsidiar as necessidades acadêmicas do CAC. VALORES ATUAIS Os valores do SEAP-CAC estão baseados nos descritos no Plano Estratégico Institucional (PEI) da UFPE, quais sejam: cidadania; cooperação; criatividade; dignidade; diversidade; equidade e integridade.

11 Funcionamento do SEAP-CAC
ASPECTOS ENFOCADOS: Surgimento do SEAP na UFPE Funcionamento do SEAP-CAC Perspectivas de continuidade do SEAP

12 ATIVIDADES DESEMPENHADAS COORDENAÇÃO DE APOIO AO DISCENTE
PELO SEAP-CAC Coordenação de Apoio ao Discente Alery Felinto COORDENAÇÃO DE APOIO AO DISCENTE Recepção aos alunos ingressantes dos cursos de graduação do CAC; Orientação pedagógica aos alunos; Acompanhamento das informações disponibilizadas aos discentes pelos cursos; Participação em reuniões com professores (Câmara de Graduação, NDEs e Colegiados) para esclarecimento da legislação, no que se refere à vida acadêmica do estudante.

13 EXEMPLOS DE ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELO SEAP-CAC
SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E DO TCC

14 Recepção aos alunos ingressantes dos cursos de graduação do CAC

15 COORDENAÇÃO DE APOIO AO DOCENTE
Érica Santana COORDENAÇÃO DE APOIO AO DOCENTE Assessoria na elaboração e implementação de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC); Assessoria pedagógica a professores e coordenadores dos cursos de graduação; Participação em reuniões no âmbito da Universidade relativas às questões pedagógicas dos cursos de graduação do CAC; Assessoria aos cursos, quando da avaliação in loco realizada pelo MEC, com foco na atualização dos PPCs; Assessoria na elaboração e divulgação dos regulamentos específicos dos cursos; Participação em reuniões (Câmara de Graduação, NDEs e Colegiados) para esclarecimento de questões pedagógicas relacionadas aos cursos. Atualização legal dos cursos: cumprimento da legislação nacional e das resoluções da UFPE relativas ao funcionamento de cursos de graduação.

16 EXEMPLO DE ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELO SEAP-CAC
Participação em reuniões (NDEs e Colegiados) realizadas nos cursos de licenciatura para esclarecimentos e debates acerca das novas diretrizes (Resolução CNE/CES nº 02/2015). Orientação aos cursos de graduação sobre a necessidade de criação dos NDE, explicitando a distinção entre essa instância e o Colegiado. Orientação aos cursos de graduação sobre a elaboração de PPCs.

17 COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO
Joene Crespo COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO Elaboração e implementação de projetos de avaliação para os cursos de graduação do CAC: egressos; concluintes; evadidos; empregadores; docentes; instrumentos de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) com foco no acompanhamento dos fenômenos educacionais dos discentes; Assessoria aos cursos quando da avaliação in loco realizada pelo MEC; Participação em reuniões com professores (coordenadores e NDE) com o objetivo de realizar a autoavaliação prevista nos PPCs.

18 Perspectivas de continuidade do SEAP
ASPECTOS ENFOCADOS: Surgimento do SEAP na UFPE Funcionamento do SEAP-CAC Perspectivas de continuidade do SEAP

19 PERSPECTIVAS DE CONTINUIDADE AÇÕES NO ÂMBITO INTERNO (SEAP-CAC)
DO SEAP-CAC AÇÕES NO ÂMBITO INTERNO (SEAP-CAC) Organizar eventos pedagógicos (Exemplo: fórum de discussão sobre a atuação docente; semanas interdisciplinares). Orientar novos coordenadores de cursos de graduação em suas atribuições; Assessorar as coordenações dos cursos de graduação na implementação de mecanismos de acompanhamento de estudantes com problemas de retenção; Intensificar o fomento à realização de auto-avaliação dos cursos (atuação junto aos NDE).

20 PERSPECTIVAS DE CONTINUIDADE
DO SEAP-CAC AÇÕES EM ÂMBITO DA UFPE Institucionalização do SEAP; Ampliação do quadro de pessoal para exercer atividades pedagógicas; Ampliação de parcerias com as pró-reitorias; Publicações e participação em eventos como forma de compartilhamento das vivências e aprimoramento das ações.

21 Enfim... A nossa atuação no SEAP-CAC tem permitido, dentre outras coisas, o aprofundamento do nosso conhecimento acerca das diversas realidades acadêmicas e, por consequência, tem contribuído para o que compartilhemos vivências e soluções encontradas de modo a colaborarmos com a melhoria da gestão dos cursos do CAC.

22 E-mail: seapcac@yahoo.com.br
CONTATOS DO SEAP-CAC Telefones: | EQUIPE SEAP Valéria Cristina Pereira da Rocha e Silva (coordenadora) Alery Felinto Santana Ednaldo Domingues Possas Érica Brito de Santana Joene Crespo Costa Jurandir Pereira Azedo


Carregar ppt "O SETOR DE ESTUDOS E ASSESSORIA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO (SEAP-CAC) RECIFE-2017."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google