A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMÁTICA BÁSICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMÁTICA BÁSICA."— Transcrição da apresentação:

1 INFORMÁTICA BÁSICA

2 INTRODUÇÃO Ao longo da história, o homem precisou tratar e transmitir informações. Como a velocidade de transmissão aumentou muito nos últimos tempos e está crescendo muito, tornaram-se necessárias máquinas e métodos para agilizar o processamento de dados. Com essa finalidade, pensando mais especificamente nos trabalhos rotineiros e repetitivos, surgiu a INFORMÁTICA (informação automática), ciência encarada do estudo e desenvolvimento dessas máquinas e métodos.

3 O QUE É O COMPUTADOR É uma máquina, ou seja, um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, cuja função é coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulação de informações afim de atingir um objetivo muito ser rapidamente. Computador também pode ser caracterizado como uma máquina capaz de automatizar o processamento de dados. Por ser uma máquina composta de vários circuitos e componentes eletrônicos(transistores, capacitores, resistores, válvulas de raios catódicos) , denominou-se durante muito tempo de processamento eletrônico de dados. Um sistema computacional é entendido como uma junção de 03 componentes básicos: hardware, software e peopleware (usuários que usam o computador).

4 ESTRUTURA BÁSICA DE UM COMPUTADOR
DADOS (ENTRADA) PROCESSAMENTO RESULTADO = INFORMAÇÃO(SAÍDA) DADOS: informações iniciais, ou seja, matéria-prima obtida de uma ou mais fontes (coleta de informações). PROCESSAMENTO: informações coletadas no inicio (a partir dos dados). INFORMAÇÃO: resultado do processamento ou simplesmente o dado processado(acabado)..

5 DIVISÃO DA INFORMÁTICA
HARDWARE É a parte física do computador, ou seja são a as ferragens. Qualquer ferramenta como uma chave de parafuso ou o próprio parafuso ou uma bica é um hardware. É o material de computador, são as peças que compõem o computador.

6 CONCEITO DE INFORMÁTICA
É uma ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. O termo foi criado na França em 1962, e provém da contração das palavras INFORmação autoMÁTICA. O equipamento físico que realiza as atividades propostas pela informática é o COMPUTADOR(PC, Notebook) capaz de realizar uma grande variedade de trabalhos com alta velocidade e precisão, desde que receba as instruções adequadas. Os horizontes da Informática são muito amplos. Informação e comunicação formam um dos pilares de maior poder do mundo em que vivemos. Possuir a informação ao alcance, poder leva-la ao destino certo, fazer o melhor uso dela: eis no que reside, em essência, o sucesso dos empreendimento, das empresas, organizações. É uma informação automática.

7 EXEMPLOS DE HARDWARE TECLADO MONITOR PLACA MÃE MOUSE PENDRIVE TABLET

8 SOFTWARE São os programas de computador capazes de fazer um hardware funcionar, capazes de mostrar a inteligência e versatilidade do computador. É a parte lógica do computador. Qualquer hardware é um objeto inerte, sem qualquer atividade própria, onde requer uma instrução ou comando capaz de fazê-lo funcionar, por menor que seja esse hardware. Por exemplo, um HD (Disco Rígido) para fazer seu motor funcionar, este motor requer uma instrução definida pelo fabricante, assim como o seu braço para se mover pelas trilhas requer uma série de instruções quando pressionamos a tecla de um teclado ou clicamos com o mouse para aparecer um caractere no vídeo ou uma nova janela. Podemos escrever um conjunto de comandos (instruções) em uma sequência específica e em uma linguagem definida para interação com o computador (linguagem de programação) e obter resultados diversos. Tudo o que foi comentado acima depende dos SOFTWARES.

9 PEOPLEWARE É o conjunto de pessoas dedicadas a todo sistema computacional. Esse conjunto é formado por: Analista de Sistemas, Engenheiros de redes, Programadores de Computador, Operadores de Computador e integradores de software.

10 SISTEMA OPERACIONAL É o primeiro software que obrigatoriamente teremos no computador para ele funcionar. São programas que tem a função de controlar o armazenamento e a recuperação das informações para entrada, saída ou guarda em memória secundária, uma vez que ele permite a leitura e gravação dos dados neles. Outra definição para sistema operacional pode ser de um software que administra o funcionamento do computador, realizando a comunicação entre o PROCESSADOR e os dispositivos de entrada e saída. Ele controla todo o funcionamento do computador. Ele faz a comunicação entre o usuário e a máquina.

11 É o programa responsável por manter o computador funcionando, responder as requisições do usuário e gerenciar os recursos de hardware da máquina para trabalharem em harmonia. Todo o computador deve ter um sistema operacional para funcionar corretamente. Não tem como um computador funcionar sem sistema operacional, pois é quem controla todo o funcionamento do computador.

12 FUNÇÕES BÁSICAS DE UM SISTEMA OPERACIONAL
Gerenciar os recursos de Hardware Controlar a execução dos programas Servir de interface entre o usuário e o computador GERENCIAR OS RECURSOS DE HARDWARE O sistema operacional controla os componentes físicos do computador de modo a máquina trabalhar corretamente, desde o instante em que o usuário pressiona uma tecla até o surgimento da letra no monitor.

13 CONTROLAR A EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS
Um outro software (Word, por exemplo), só é executado com a devida permissão do sistema operacional e se mantém sob o seu controle até que a sua execução termine. Em quanto você digita um texto, ele está o tempo todo se reportando ao Windows para acessar discos, periféricos, etc.. SERVIR DE INTERFACE ENTRE O USUÁRIO E O COMPUTADOR É justamente que o sistema operacional realiza que podemos ver. Tudo o que está na frente na tela, os ícones, janelas, comandos, etc. Essas formas bonitinhas de termos acesso aos recursos do computador sem ter que usar a língua dele (binário 0,1). O sistema operacional traduz nossas ações em comandos binários que ele entende e vice-versa, quando ele, o computador nos dá uma resposta.

14 COMPONENTES BÁSICOS DE UM SISTEMA DE COMPUTAÇÃO
DISPOSITIVO DE SAÍDA DISPOSITIVO DE ENTRADA PROCESSADOR MEMÓRIA RAM OU PRINCIPAL OU PRIMÁRIA MEMÓRIA SECUNDÁRIA

15 DISPOSITIVOS DE ENTRADA
São componentes cuja função é entrar com dados para serem processados

16 DISPOSITIVOS DE SAÍDA São componentes cuja função é mostrar(exibir) as informações já processadas(manipuladas).

17 DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
São componentes cuja função é armazenar dados.

18

19 CPU – CENTRAL PROCESSING UNIT
Também conhecido como unidade central de processamento ou Processador Componente do computador capaz de entender e realizar uma operação definida por uma instrução de máquina. É composto de milhões ou bilhões de minúsculos circuitos e componentes eletrônicos (transistores, resistores,etc) cuja função é ler e interpretar instruções de máquina e realizar operações matemáticas ou outras definidas após a interpretação de uma determinada instrução. Os processadores modernos já vem reunidos em um único invólucro, formando as pastilhas e (chips) como os da marca INTEL e AMD. Para o processador trabalhar se faz necessário que haja a entrada de dados em um programa carregado no sistema operacional para aí sim a UCP entrar em ação.

20 PROCESSADORES

21 MEMÓRIA RAM OU PRINCIPAL
Componente do sistema de computação responsável pelo armazenamento de informações introduzidas pelos componentes de entrada. Ela sempre guarda no computador todos os dados dos programas para serem um a um manipulados e localizados pelo processador.

22 MEMÓRIA RAM

23 MEMÓRIA CACHE Memória interna, localizada dentro do Processador. Começou a aparecer nos computadores com processadores 386, da Intel e 486 AMD, sendo instalada nas CPUs. Essa memória é uma espécie de RAM. Ela guarda momentaneamente os dados que estão sendo mais utilizados pela tarefa em execução, evitando a acesso a dispositivos de armazenamento e diminuindo o tempo de resposta.

24 NÍVEIS DE CACHE CACHE L1 (Nível 1 ou Cache Interno): é chamado de cache interno pois é localizado dentro do processador. Guarda cópias de programas já abertos. CACHE L2 (Nível 2 ou Cache Externo): é maior que a cache interno e permite o fornecimento de caminhos de dados mais rápido o acesso do processador a memória Ram. Também tem a função e carregar grandes blocos de dados, entre outras funções. CACHE L3 (Nível 3): fica ao lado do Processador, dependendo do chipset da placa mãe. Exemplos de processadores com cache L3: k6-III, Itanium. A relação da L3 com a L2 é igual a relação entre L1 com a L3, ou seja, se os dados não estiverem na L2, deve estar na L3, aasim como se os dados não estiverem na L2, devem estar na L3, assim como se os dados não estiverem na L1, estarão na L2. CACHE L4 (Nível 4): fica ao lado do processador, dependendo do chipset da placa mãe. Exemplo de processadorcom L4: Itanium. A relação da L4 com a L3 é igual a relação da L1 com a L2, ou seja, se os dados não estiverem na L3, devem estar na L4, aasim como se os dados não estiverem na L1, estarão na L2.

25 AÇOES DA CACHE CACHE HIT
ocorre quando o processador necessita de um dado e este está presente na cache. CACHE MISS Ocorre quando o dado não está na cache e o processador precisa acessá-lo na memória RAM, respeitando a hierarquia do sistema.

26 MEMÓRIA ROM ROM – READ ONLY MEMORY
Memória de somente leitura, ou seja, é uma memória interna localizada dentro da Placa Mãe. Também conhecida como do fabricante ou estática. Os dados já vem gravados de fábrica(processo feito em laboratório), portanto não se perdem quando o computador é desligado.

27 TIPOS DE MEMÓRIA ROM PROM – Memória Somente Leitura Programada: e um tipo de memória Rom que pode ser programada pelo usuário somente uma vez depois da fabricação. A programação é feita pela aplicação de pulsos de alta voltagem que não são encontrados durante a operação normal (tipicamente de 12 a 21 volts). Ela é de somente leitura, pois ao contrário do que acontece com a memória convencional, a programação não pode ser alterada por nós, usuários finais.Essas PROMs são usadas para armazenar permanentemente os programas. São freqüentemente encontradas em jogos de computador ou em produtos como dicionários eletrônicos, nos quais é possível substituir PROMs para diferentes línguas. Atualmente, muitos micro controladores utilizam PROMs internas, permitindo que sejam adquiridos limpos (sem dados) para que possam ser programados pelo utilizador ou pela fábrica que osesteja utilizando em seus projetos. Essa tecnologia é conhecida como OTP – One Time Programmable – programável uma única vez.

28 EPROM – Memória Somente Leitura Programada Apagável:
É um tipo de chip de memória de computador que mantém seus dados quando a energia é desligada. Em outras palavras, não é volátil. Uma EPROM é programada por um dispositivo eletrônico que dá voltagens maiores do que os dados normalmente em circuitos elétricos. Uma vez programada, uma EPROM pode ser apagada apenas por exposição a uma forte luz ultravioleta. Uma EPROM programada, mantém seus dados entre 10 e 20 anos e pode ser lida ilimitadas vezes. A janela de apagamento tem de ser mantida coberta para evitar o apagamento sem querer pela luz do sol.

29 EEPROM – Memória Somente Leitura Programada Apagável Eletronicamente
É um chip de armazenamento não volátil usado em computadores. Diferente da EPROM, uma EEPROM pode ser programada e apagada várias vezes, eletricamente. Pode ser lida por um número ilimitado de vezes, mas só pode ser apagada e programada por um certo número de vezes, que varia entre 100 mil e 1 milhão. Encontramos esse tipo de memória ROM em monitores de computador, televisores para armazenar características próprias das televisões como: tamanho em polegadas,audio com todas as suas funções,sistemas de cores utilizadas,entradas AV, vídeo, sintonia dos canais,e todas as características do monitor ou TV.

30 MEMÓRIA FLASH É uma memória de computador do tipo EEPROM que permite que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos em uma só operação. Para quem ainda não entendeu, trata-se de um chip “regravável” que preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação(energia elétrica). Encontramos memória flash em cartões de memória, pendrives, MP3 Player, MP4 Players, Netbooks, Smartphones, Tablets.

31 MEMÓRIA VIRTUAL A memória RAM é de extrema importância para os computadores, porque é uma memória de execução. Alguns programas necessitam de mais memórias RAM do que o tamanho já existente. Nesse caso, os computadores criam uma extensão de RAM no HD, que é chamada de memória virtual. Essa memória não existe fisicamente, é apenas uma simulação do real. Em outras palavras, é uma memória emergente de dados, muito usada em computadores com pouca memória RAM. Essa memória é gerenciada pelo sistema operacional.

32 MEMÓRIA SECUNDÁRIA MEMÓRIAS AUXILIARES TAMANHO MÁXIMO DISQUETES
Também conhecido como memórias auxiliares, de armazenamento em massa. São memórias de armazenamento permanente de dados. São componentes de armazenamento que servirão de auxilio para o processador e a memória RAM. MEMÓRIAS AUXILIARES TAMANHO MÁXIMO DISQUETES 1,44 MB HD + 1 TB CDS 700 MB DVD 4,7 GB a 17 GB PENDRIVE Até 128 GB TABLETS Até 500 GB SMARTPHONES Até 128 GB (interno)

33 BIT, BYTE, CARACTER Todo o Computador, sendo um equipamento eletrônico, armazena e movimenta as informações eletronicamente, podendo ser um valor de voltagem ou corrente (memórias secundárias temos o armazenamento de informações de maneira magnética ou ótica). Todo o Computador trabalha de forma binária: 0 e 1 (dígitos binários) Toda informação inserida no computador é convertida para o binário sempre. BIT – BINARY DIGIT Menor unidade de informação armazenável em um computador. Também conhecido como algarismo binário ou dígito binário. É o nível ainda mais baixo de representação de informação.

34 CARACTER É o menor grupo ordenado de bits que pode representar uma informação EM COMPUTADORES. Qualquer caracter armazenado em um sistema de computação é convertido em um conjunto de bits previamente definido para o sistema. Todo caracter em computação são: símbolos, letras, números. BYTE Conjunto ordenado de 8 bits, tratados de forma individual, como unidade de armazenamento e transferência, instituído pela IBM. O Byte foi definido para servir de elemento de referência para a construção e funcionamento de dispositivos de armazenamento e também para os processos de transferência de dados entre periféricos e entre PROCESSADORES / MEMÓRIA. IMPRESSORAS e MEMÓRIAS recebem dados byte a byte.

35 UNIDADES DE MEDIDA DA INFORMÁTICA
KILOBYTE (KB) MEGABYTE(MB) GIGABYTE (GB) TERABYTE(TB) Muito utilizado com a finalidade de reduzir a quantidade de algarismos representativos de um número. Sendo o KB representa mil vezes uma informação. UNIDADE MEDIDA BINÁRIO VALOR UNIDADES OUTRO VALOR BYTES 23 8 Bytes 8 KILOBYTE (KB) 210 1024 Bytes 1024 MEGABYTE (MB) 220 1024 x 1024 Bytes GIGABYTE (GB) 230 1024 x 1024x1024 Bytes TERABYTE (TB) 240 1024 x 1024x1024x 1024 Bytes

36 WINDOWS É o primeiro software que obrigatoriamente teremos no computador para ele funcionar. São programas que tem a função de controlar o armazenamento e a recuperação das informações para entrada, saída ou guarda em memória secundária, uma vez que ele permite a leitura e gravação dos dados neles. Outra definição para sistema operacional pode ser de um software que administra o funcionamento do computador, realizando a comunicação entre o PROCESSADOR e os dispositivos de entrada e saída. O Windows é desenvolvido pela Microsoft, e já se encontra na versão 8.

37 VERSÕES DO WINDOWS MAIS USADAS WINDOWS XP

38 WINDOWS 7

39 WINDOWS 8

40 WINDOWS 10

41 WINDOWS PHONE

42 ANDROID

43 LINUX

44 TIPOS DE SOFTWARES SOFTWARES APLICATIVOS
São programas cuja função é permitir determinadas tarefas no computador. São eles: EDITORES DE TEXTO: utilizado para fazer um texto, documento qualquer, tabelas. Ex: Word, Word Perfect, WordPad, Writter(pacote Br Office, Libre Office). PLANILHA ELETRÔNICA: utilizado para fazer cálculos, gráficos, fórmulas. Ex: Excel, Lotus Notes, Calc(pacote Br Office, Libre Office). BANCO DE DADOS: utilizado para reunir, organizar e pesquisar informações em registro formadas por campos(numérico, texto, alfanumérico). Como por exemplo, cadastro de clientes, cadastro de alunos, cadastro de pedidos, etc.. Ex: Access, Oracle, Base (pacote Br Office, Libre Office),Paradox, FoxPro,Dbase,PHP,SQL. APRESENTAÇÕES:utilizados para criar slides(apresentações visuais) para apresentar para um público um produto ou serviço. Ex: Power Point, Impress (pacote Br Office, Libre Office).

45 SOFTWARES APLICATIVOS MAIS USADOS NAS EMPRESAS
WRITTER WORD

46 EXCEL CALC

47 POWER POINT IMPRESS

48 BANCO DE DADOS ACCESS BASE

49 SOFTWARES DE COMUNICAÇÃO
São aqueles utilizados para estabelecer a comunicação entre dois ou mais computadores ligados em rede. Através deles, podemos enviar mensagens e informações de um computador para outro(s) computador(es). São também conhecidos como correio eletrônico. Ex: Microsoft Outlook, Microsoft Exchange, Mozilla Thunderbird (Linux), Outlook Express (Windows XP), Windows Mail (Windows Vista, Windows 7, Windows 8), (provedores de acesso).

50 OUTLOOK MOZILLA THUNDERBIRD

51 SOFTWARES DE EDITORAÇÃO ELETRÔNICA, DESENHO E ILUSTRAÇÃO
São aqueles utilizados para criar efeitos artísticos com textos e imagens.Com eles, é possível criar cartões, panfletos, jornais, revistas, folders,portfólios. Podemos também definir esses softwares como programas gráficos. Ex: Adobe PageMaker, Adobe Indesign, Adobe Photoshop, Adobe Fireworks, Corel Draw, Draw(pacote Br Office, Libre Office), MATH(pacote Br Office, Libre Office), Autocad.

52 ADOBE PHOTOSHOP

53 ADOBE INDESIGN

54 COREL DRAW

55 ADOBE FIREWORKS

56 AUTOCAD

57 EDITORES DE SITES São aqueles utilizados para criar sites na internet.
Ex: Dreamweaver, Notepad++

58 NOTEPAD++

59 DREAMWEAVER

60 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
É um software destinado a programação de computadores, ou seja, um software criado para desenvolver novos softwares, seja de cunho comercial, administrativo, financeiro, contábil, controle de estoque, etc.. Eles são criados através de “ordens”(comandos) seqüenciais passadas em uma linguagem específica do computador (lógica de programação). Ex: Cobol, Algol, Fortran, Altair Basic, Visual Basic, Delphi, C, C++, CSharp, Pascal, Visualg, Asp.Net, Delphi.Net, Visual Basic.Net, Java.

61 UTILITÁRIOS São aqueles destinados para realização de alguma tarefa (rotina) no seu computador, seja ela de limpeza, manutenção, realização de alguma tarefa rotineira. Ex: Manutenção (Limpeza no PC):CCleaner, Advanced System Care, Revo, EasyCleaner, Slim Drivers, Driver Easy (atualização de drivers) Tarefas Rotineiras:Real Player, Internet Download Manager(fazer download de vídeos para o seu PC), Download Acelerator Plus (acelerador de Download),Winrar, Winzip(descompactadores de arquivos), Adobe Reader(ler arquivos em PDF), Adobe Professional(transformar documentos em PDF).

62 ANTIVÍRUS São programas cuja função é proteger seu computador contra programas nocivos ao funcionamento do sistema (vírus). É de grande utilidade termos sempre um antivírus instalado no nosso computador. Ex: Kaspersky Virus Removal Tool (vacina, é gratuito, permite somente remover vírus que danificaram seu PC, porém, ele não protege seu computador em tempo real), Kaspersky, Norton, Nod-32, McAfee Vírus Scan, AVG, Avast, Panda, Avira.

63 KASPERSKY

64 NOD 32

65 MCAFEE VÍRUS SCAN

66 NORTON

67 PANDA

68 AVAST

69 AVG

70 AVIRA

71 BROWSERS Também conhecidos como NAVEGADORES. São aqueles utilizados para navegarmos(entrarmos) na internet. Ex: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Netscape, Safari, Opera


Carregar ppt "INFORMÁTICA BÁSICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google