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Escola Básica 2,3 S. Lourenço - Ermesinde

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Apresentação em tema: "Escola Básica 2,3 S. Lourenço - Ermesinde"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica 2,3 S. Lourenço - Ermesinde
A nossa Biblioteca

2 Castanho Lilás Vermelho Amarelo Verde Azul Rosa - choque Dourado Roxo
CDU – Classificação Decimal Universal com o código cromático adoptado na nossa escola GENERALIDADES Castanho 1 FILOSOFIA e PSICOLOGIA Lilás 2 RELIGIÃO Vermelho 3 CIÊNCIAS SOCIAIS Amarelo 5 CIÊNCIAS EXACTAS e NATURAIS Verde 6 CIÊNCIAS APLICADAS Azul 7 ARTES e DESPORTOS Rosa - choque 8 LÍNGUA, LINGUÍSTICA e LITERATURA Dourado 9 GEOGRAFIA, BIOGRAFIA e HISTÓRIA Roxo

3 Informática, Biblioteconomia, Imprensa, Dicionários, Enciclopédias.
0 - GENERALIDADES Informática, Biblioteconomia, Imprensa, Dicionários, Enciclopédias. 001 Generalidades (Ciência e conhecimento). Curiosidades em geral. 004 Informática. Ciência e tecnologia da informática. 01 Bibliografia. Catálogos. Lista de Livros. 02 Biblioteconomia. Classificação. Indexação. Bibliotecas. Leitura. 030 Enciclopédias. Obras gerais de referência. 038 Dicionários. 087.5 Publicações juvenis.

4 1- FILOSOFIA e PSICOLOGIA
. 1 Filósofos de A-Z. 159.9 Psicologia.

5 2 - RELIGIÃO Religião e Teologia
Generalidades. 23/28 Religião Cristã. 29 Ciência Religiosa; Religiões Não Cristãs. 292 Mitologia Clássica.

6 CLASSE 3: CIÊNCIAS SOCIAIS Sociologia, Política, Segurança Social, Consumidor, Educação
30 Sociologia e Sociografia em geral. 32 Política. Ciência política. Políticos. 33 Economia. 331 Trabalho. Emprego. Economia do trabalho. Organização do trabalho. 34 Direito. Jurisprudência. Legislação.  37 Educação. Ensino. Pedagogia. Formação. Tempos livres. 39 Etnografia. Folclore. Usos e costumes. Feminismo. 391 Moda. Vestuário. 3UE União Europeia/Comissão Europeia.

7 CLASSE 5: CIÊNCIAS EXACTAS e NATURAIS Matemática, Astronomia, Ecologia, Física, Química, Biologia
50 Obras de carácter geral. 502 Estudo, conservação e protecção da natureza e da vida selvagem. Ecologia. Ciências do meio ambiente. História Natural. 51 Matemática. Lógica Matemática; Aritmética; Álgebra. 52 Astronomia. Astrofísica. Aeronáutica. Navegação. Geodesia. 53  Física. Mecânica. 54 Química. Ciências mineralógicas. Cristalografia. 57 Biologia. Ciências biológicas em geral. 58  Botânica. 59   Zoologia.

8 CLASSE 6: CIÊNCIAS APLICADAS Medicina, Engenharias
61 Ciências médicas. Medicina. Higiene. Farmácia. Saúde. Alimentação. 613 Dependências: tabaco, álcool, droga. Higiene Sexual, Educação e Vida Sexual, Controlo da Natalidade, Planeamento Familiar. 62 Engenharia. Tecnologia em geral. Transportes 63 Agricultura. Silvicultura. Exploração agrícola. Exploração da fauna e da flora. 64 Ciência doméstica. Economia doméstica. 65 Contabilidade e gestão de Empresas, Marketing e Estenografia. 67/69 Indústrias e ofícios diversos. Tecnologia mecânica.

9 CLASSE 7: ARTES e DESPORTOS Arte, Pintura, Escultura, Arquitectura, Fotografia, Desporto.
7(091) Arte: Períodos, Escolas, Estilos. História da Arte. 7A/Z Artistas; Historiadores de Arte; Críticos de Arte; Coleccionadores; Antiquários. 74 Desenho. Desenho artístico. Artes aplicadas. Ofícios da arte. Artesanato. Trabalhos manuais. 75 Pintura. 77 Fotografia e Cinema. 78 Música. Compositores de música clássica. 79 Desporto. Divertimentos públicos. Espectáculos. Cinema. Teatro. Dança. Jogos de mesa e tabuleiro. Passatempos.

10 CLASSE 8: LÍNGUA, LINGUÍSTICA e LITERATURA
Língua, Linguística e Literaturas 81'3 Línguas: (fonética, ortografia, gramática, morfologia, sintaxe, semântica, lexicologia, etc.). 811(038) Línguas: dicionários 811(075) Línguas: manuais e textos auxiliares. 82-1 Literatura estrangeira traduzida para português: poesia. 82-2 Literatura estrangeira traduzida para português: drama. 82-3 Literatura estrangeira traduzida para português: prosa narrativa (histórias, aventuras e contos) 82-90 Literatura em banda desenhada. 82-93 Literatura infanto-juvenil. 82-94    Literatura: Historiografia. Crónicas. Diários. Memórias. Biografias.

11 82.0(075) Literatura: Textos pedagógicos. Manuais. Textos para estudantes. 82.0 Literatura: Teoria, crítica, estudos e técnicas literárias de português. 821-1 Literatura em língua portuguesa: poesia. 821-2 Literatura em língua portuguesa: drama. 821-3 Literatura em língua portuguesa: prosa narrativa. 821(6) Literatura africana. 821(73) Literatura americana. 821(81) Literatura brasileira. 821(82) Literatura argentina. Literatura inglesa.

12 CLASSE 9: HISTÓRIA e GEOGRAFIA Geografia, Monografias, Cartografia, Heráldica, Biografias, História.
90 Arqueologia. Antiguidades. 908 Monografias (locais e regionais). 91(03) Geografia. Obras de referência. 911 Geografia geral. Geografia sistemática. Geografia teórica. 911(469) Geografia de Portugal. 912 Cartas. Mapas. Plantas. Atlas. Globos. 929 Biografia. Genealogia. História das Famílias. Nobreza, etc. 930 Ciência da História. Ciências Auxiliares da História. 930.24 Cronologia histórica. 94 História em geral. 94(469) História de Portugal.

13 Realizar Trabalhos Escolares

14 Como organizar e apresentar a informação?
Como e por onde começar? Onde encontrar a informação necessária? Como organizar e apresentar a informação? O que fazer com essa informação?

15 DEFINIÇÃO DA TAREFA Qual é o problema?
Definido o tema do trabalho, colocam-se as primeiras questões: Percebes exactamente aquilo que o professor pretende com o trabalho? O tema está claramente definido e ao alcance das tuas capacidades? Não escolhas um tema muito vasto. Procura tratá-lo de forma a reduzires o âmbito da pesquisa. Ex.: Em vez de um trabalho sobre a poluição, escolhe um trabalho sobre um determinado tipo de poluição, e, se possível, restringe o seu âmbito geográfico à tua freguesia ou cidade.

16 2. ESTRATÉGIAS DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO Como e onde devo procurar?
É tempo de perguntares: Como e onde devo procurar? Quais são as melhores fontes de informação disponíveis? Quais são os métodos alternativos de obter informação? Na biblioteca da escola, podem ajudar-te a localizar informações para o teu trabalho. Além da Internet, tens disponíveis livros, enciclopédias, jornais, revistas, etc. Deves identificar para cada tema a fonte de informação mais útil. Define palavras-chave para usares na tua pesquisa.

17 Onde se encontra a informação?
3. LOCALIZAÇÃO E ACESSO Onde se encontra a informação? Faz uso de ferramentas de pesquisa, seja no catálogo da biblioteca, seja na Internet. Utiliza as palavras-chave que estabeleceste na etapa anterior. Faz buscas significativas e não percas muito tempo. Na biblioteca tens disponível o guia que te ensina a pesquisar no catálogo electrónico. Podes também pedir ajuda ao professor ou ao funcionário que estiver na Biblioteca.

18 4. UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
O que é importante? Depois de localizares e acederes a uma fonte de informação, deves ler, visualizar, analisar e decidir que aspectos são úteis para o teu trabalho. Extrai a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema, etc. Elimina o que não é relevante. Não te esqueças de ires referenciando o autor dessa informação, para depois a incluíres na Bibliografia.

19 Como organizar a informação recolhida?
5. SÍNTESE Como organizar a informação recolhida? Reestrutura e reorganiza a informação dentro de uma nova e diferente forma. O plágio é desonesto e punível por lei. Sempre que utilizares textos de outras pessoas, deverás colocá-los entre aspas e dizer quem foi o seu autor (através de uma nota de rodapé ou na Bibliografia). De seguida, pensa na forma como vais apresentar o trabalho: um trabalho escrito, uma apresentação electrónica, uma página de Internet…

20 Como posso fazer melhor?
6. AVALIAÇÃO O que aprendi? Como posso fazer melhor? Avalia o teu próprio trabalho. Responde às seguintes perguntas: A tarefa está completa? Corresponde às expectativas do professor? Poderia ter feito melhor? O que foi que aprendi? Obtive a informação de que se necessitava? Agora, põe mãos à obra e … BOM TRABALHO!

21 Estrutura de um trabalho escrito

22 Sugestões para a redacção de um trabalho:
Nunca utilizar termos ou conceitos sem os definir; Procurar utilizar frases afirmativas em vez de frases negativas; Construir frase curtas; Procurar que cada parágrafo corresponda a apenas uma ideia; Procurar espaçar as linhas, sem exagerar, a fim de facilitar a leitura. Utilizar o itálico ou o sublinhado nos títulos de livros, poesias, filmes, canções, peças de teatro e obras de arte, palavras estrangeiras, frases ou palavras que seja útil evidenciar.

23 Elementos constituintes de um trabalho
Quais são? Capa; Folha de rosto; Índice; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Bibliografia; Anexos. 23

24 Elementos constituintes da capa do trabalho
Estabelecimento de ensino Título Autor(es) Local Data 24

25 Elementos constituintes da folha de rosto
Trabalho realizado para a disciplina de…, leccionada pelo professor… 25

26 Elementos constituintes da capa do trabalho e folha de rosto
Nome do Agrupamento / Escola Título do trabalho Identificação do(s) aluno(s) Local Ano lectivo FOLHA DE ROSTO Nome do Agrupamento / Escola; Título do trabalho; Identificação do(s) aluno(s); Tipo de trabalho e nome do professor; Local Ano lectivo. 26

27 Índice / Sumário Como fazer?
Apresentar os capítulos e sub capítulos do trabalho com as páginas correspondentes. 27

28 Elementos constituintes da Introdução
Tema e razões da sua escolha; Questões/Problemas a tratar; Fontes utilizadas e motivos da sua escolha; Dificuldades encontradas e modo de resolução. Paginação 28

29 O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a sua parte central.
Deve ser redigido em texto e pode ser ilustrado. Pode dividir-se em várias partes (capítulos ou subcapítulos). Este texto é escrito tendo por base as informações recolhidas. Podem ser feitas citações dos autores consultados.

30 Como citar no corpo do trabalho?
As citações devem ser curtas e devem estar bem destacadas entre aspas. Se retirarmos uma parte do texto, devemos assinalá-lo com parêntesis curvos ou rectos - (...) ou [...]. Teremos depois de referir o autor e a obra de onde se retirou a citação. Exemplo: “A referência de uma comunicação pessoal (…), obtida através de uma conversa, dum telefonema ou dum meio electrónico sem apoio estável, constitui material privado, fora do alcance do público. A sua referência fica limitada ao texto e não aparece na lista final.” (Azevedo, 2009).

31 Elementos constituintes da Conclusão
Síntese do trabalho; Resposta às questões levantadas na Introdução; Opinião pessoal sobre o assunto; Proposta de alguns assuntos para a realização de outros trabalhos, relacionados com o tema que estudaste. Deve ser clara e relativamente breve (cerca de 1/10 das páginas do trabalho). 31

32 Referências bibliográficas
Como fazer? NORMA PORTUGUESA  NP Documentos Impressos (livros, publicações em série) NP Documentos electrónicos (Internet) 32

33 Referência bibliográfica (monografias - livros)
APELIDO DO AUTOR, Nome [et al.] – Título: complemento de título. Edição. Local de edição [s.l.]: Editor, ano [s.d.]. volumes Na lista bibliográfica, os autores devem ficar por ordem alfabética de apelidos. Se a publicação não tiver autor definido, o título deve ser escrito em maiúsculas. Exemplo: NOVA ENCICLOPÉDIA VERBO JUVENIL. Lisboa: Editorial Verbo, 1977. Volume V 33

34 Exemplo 1 (um autor): SANTOS, José Rodrigues dos – O Codex ª ed. [s.l.]: Gradiva, 2006. Exemplo 2 (até três autores): PINTO, Elisa Costa; BAPTISTA, Vera Saraiva; FONSECA, Paula – Plural: Português 11º ano. Lisboa: Lisboa Editora, 2009. Exemplo 3 (mais do que três autores): MARQUES, António [et al.] - Recepção da Crítica da Razão Pura : Antologia de Escritos sobre Kant ( ). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

35 Referência bibliográfica (documentos electrónicos - Internet)
APELIDO DO AUTOR, Nome do autor – Título do artigo [Em linha]. Local de publicação: Editor, ano, data de actualização ou revisão. [data de consulta]. Disponível em www:<URL:http://....>. Exemplo: Centenário da República: Governos da República [Em linha]. Plataforma do Centenário, [Consult. 24 Nov. 2010]. Disponível em www:<URL: >. 35

36 FIM


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