A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lenda do folclore japonês Urashima Tarô era um pescador japonês que, um dia, salvou uma tartaruga que estava sendo maltratada, na praia, por alguns rapazes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lenda do folclore japonês Urashima Tarô era um pescador japonês que, um dia, salvou uma tartaruga que estava sendo maltratada, na praia, por alguns rapazes."— Transcrição da apresentação:

1

2 Lenda do folclore japonês Urashima Tarô era um pescador japonês que, um dia, salvou uma tartaruga que estava sendo maltratada, na praia, por alguns rapazes. Tarô a salvou dos meninos e a retornou ao mar. No dia seguinte, uma tartaruga enorme se aproximou dele e lhe disse que a pequena tartaruga que ele salvara era, na verdade, a filha do Imperador do Mar, que gostaria de vê-lo e agradecer-lhe. Ela permitiu que ele subisse em suas costas e, através de magia, fez surgir brânquias em Tarô, para que ele pudesse respirar debaixo dágua. Assim, pode levá-lo a uma viagem para conhecer o fundo do mar e o palácio do rei-dragão, Ryugu-jô. Lá, o pescador se encontrou com o imperador e com a sua filha, a pequena tartaruga, que, agora, estava transformada em uma bonita princesa.

3 Tarô ficou no palácio como hóspede de honra e muitas festas foram feitas em sua homenagem. Assim, foram se passando os dias. Embora feliz nas águas marinhas, Urashima começou a sentir saudade de sua terra natal e de seus parentes e pediu para voltar. Ao partir, recebeu da princesa uma arca de presente, com a promessa de que só a abrisse quando ficasse bem velho e de cabelos brancos. Ao chegar em sua cidade, não a reconheceu, pois estava tudo muito mudado. Ele não conseguiu reconhecer nenhuma das pessoas da vila, os lugares já não eram mais os mesmos. Começou a perguntar se ninguém conhecia um pescador chamado Urashima Tarô. Algumas pessoas disseram que tinham ouvido falar de alguém com esse nome, que havia desaparecido no mar muitos anos atrás. Tarô acabou descobrindo que haviam se passado trezentos anos desde o dia em que havia decidido ir ao fundo do mar.

4 Tomado de grande tristeza, foi para a beira do mar, na esperança de reencontrar a tartaruga, mas desesperou-se porque esta demorava e acabou abrindo a caixa que a princesa lhe havia oferecido. De dentro dela, saiu uma nuvem de fumaça branca, que o envolveu. De repente, seu corpo tornou-se velho e enrugado, nasceu-lhe uma longa barba branca e suas costas se curvaram com o peso de tantos anos. E do mar, veio a voz doce e triste da princesa: Eu lhe disse para não abrir a caixa. Nela, estavam todos os seus anos.... A caixa continha a eterna juventude de Urashima Tarô e o pescador, sem reconhecer seu valor, deixou-a ir-se para sempre. Observação de Maria Lúcia: os sinais gráficos de acentuação foram adaptados para a pronúncia em português, embora a fonte principal utilize os sinais gráficos corretos.

5

6 Propaganda de 1964, da Varig, cujo jingle foi criado por Arquimedes Messina e cantado por Rosa Miyake (apresentadora de Imagens do Japão). Trata-se de uma fábula japonesa adaptada para o comercial da Varig (Voo Brasil-Japão). Este comercial marcou época. No YouTube, dentre outras postagens, a fonte das informações acima é de japitosantista, postagem criada em 11/06/2009. Clique para rever o jingle da Varig que reconta a lenda de Urashima Tarô, mencionado, pela primeira vez, durante o Período Muromachi (séc. XV), mas a história é mais antiga e data do Período Nara (séc. VIII) = ver na Wikipédia.

7 Créditos: Recebi o arquivo de mídia de minha prima Melinha. Usei-o como pretexto para buscar outras fontes de informações e ilustrações: Urashima Taro Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre [http://pt.wikipedia.org/wiki/Urashima_Taro] 1) Ilustrações do slide de apresentação e texto da lenda. 2) Na Wikipédia, há menção de que a história foi utilizada, no Brasil, na década de 1970, em campanha publicitária da Varig para promover os primeiros voos diretos entre o Rio de Janeiro e Tóquio; que a campanha foi produzida pela Lynxfilm e criada por Ruy Perotti. 3) Há um link para as ilustrações utilizadas, a partir do 2.º slide, cuja fonte é [www.adamlilith.net/japan/urashima/urashima.htm], que pode ser acessado no próprio verbete da Wikipédia (link citado) e que, na verdade, contém 24 imagens pintadas em um muro próximo ao lago Saroma, em Hokkaido. Esse link fica com o título: Eden – the tale of Urashima Taro. Minha admiração sincera a todos os créditos citados pela possibilidade de criar esta apresentação e, a partir deste instante, por admirar mais ainda o jingle da Varig: Maria Lúcia Bernardini – Itu/SP, 14/04/2011.


Carregar ppt "Lenda do folclore japonês Urashima Tarô era um pescador japonês que, um dia, salvou uma tartaruga que estava sendo maltratada, na praia, por alguns rapazes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google