A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTOCOLOS ARP E RARP Gabriela Pissurno. Protocolo ARP (Adress Resolution Protocol) O Protocolo ARP ( Adress Resolution Protocol ou Protocolo de Resolução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTOCOLOS ARP E RARP Gabriela Pissurno. Protocolo ARP (Adress Resolution Protocol) O Protocolo ARP ( Adress Resolution Protocol ou Protocolo de Resolução."— Transcrição da apresentação:

1 PROTOCOLOS ARP E RARP Gabriela Pissurno

2 Protocolo ARP (Adress Resolution Protocol) O Protocolo ARP ( Adress Resolution Protocol ou Protocolo de Resolução de Endereço) é utilizado para procurar um endereço na camada de enlace da rede (o ARP trabalha entre as camadas de enlace e rede),ele fornece o endereço físico a partir do endereço IP.Se uma estação não souber o endereço físico da outra estação para qual ela deve enviar um datagrama, ela envia uma mensagem ARP em broadcast (chamado ARP Request ),contendo o IP da estação para qual o datagrama deve ser enviado,todas as estações da sub-rede recebem o broadcast e atualizam os endereçosIP/físico da estação solicitante,mais só a estação que conhece o endereço IP do destino poderá responder a estação solicitante com um endereço MAC (Media Access Control).

3 Ele permite que o endereço IP seja independente do endereço ETHERNET, mas apenas funciona se todos os hosts o suportarem (para a Ethernet de endereço IP de 32 bits serão mapeados em endereços MAC de 48 bits (6 Bytes)). O protocolo ARP pode ser implementado em vários tipos de redes, não só em IP ou ETHERNET. É utilizado em outras tecnologias de IP sobre LAN, como Token Ring, FDDI ou IEE , e para redes IP sobre ATM.Seus pacotes devem ser diferenciados dos pacotes IP.

4 Você pode encontrar o cache de endereços ARP no LINUX da seguinte forma: $ arp Address HWtype HWaddress Flags Mask Iface ether 00:30:CD:03:CD:D2 C eth ether 00:11:D8:56:62:76 C eth ether 00:11:D8:57:45:C3 C eth0 O ARP é utilizado apenas dentro de rede local, o único lugar onde são utilizados os endereços MAC.

5 Exemplo 1 ( Funcionamento do Broadcast do ARP): Duas máquinas ligadas a uma rede só podem se comunicar se ambas conhecerem o seu endereço, e vice-versa.

6 Exemplo 2 (Funcionamento do ARP) :

7 Exemplo 3:

8

9 Protocolo RARP (Reverse Adress Resolution Protocol ) O RARP ou Protocolo de Resolução Reversa de Endereços é semelhante ao ARP,os dois possuem o mesmo formato de pacotes,o que permiti o aproveitamento de trechos de códigos já existentes, ou até a união dos dois num único programa.A única diferença é que o campo operação ganhou mais dois valores possíveis: RARP Request Reverse e RARP Reply Reverse. O protocolo RARP permite que se obtenha os endereços IP. A estação que não sabe seu IP, envia uma mensagem em broadcast com seu endereço físico, solicitando seu endereço IP. O servidor responde diretamente para a estação solicitante.

10 Enquanto ARP é essencial para a operação do IP sobre ETHERNET, o RARP não. Alguns problemas com o RARP: Por ser um protocolo do nível de enlace sua implementação para programas do nível de aplicação pode ser prejudicada. É um protocolo incompleto, porque não informa quem é o servidor Boot,nem qual arquivo deverá ser utilizado na operação,além de parâmetros como TCP/IP, ou endereço de servidores DNS e o netmask da rede. Alguns sistemas que usam o RARP são: NCSA Telnet; Estações gráficas diskless da Sun Microsystems.

11 Exemplo 1 : Num dispositivo de rede, utilizado como estação de trabalho sem disco pode conhecer seu endereço MAC, mais não o seu endereço IP. Com o RARP é possível que o dispositivo solicite saber o seu endereço IP. Os dispositivos que usam o RARP exigem que haja um servidor RARP presente na rede para responder às solicitações RARP.

12

13

14

15

16 Sites: IP/(4)%Protocolo%20ARP%(Jose%20Goncalves).pdf /Redes de Computadores I/ArpRarp.pdf IP/(4)%Protocolo%20ARP%(Jose%20Goncalves).pdf /Redes de Computadores I/ArpRarp.pdf


Carregar ppt "PROTOCOLOS ARP E RARP Gabriela Pissurno. Protocolo ARP (Adress Resolution Protocol) O Protocolo ARP ( Adress Resolution Protocol ou Protocolo de Resolução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google