A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultivares híbridos de Arroz: Situação Atual e Perspectivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultivares híbridos de Arroz: Situação Atual e Perspectivas"— Transcrição da apresentação:

1 Cultivares híbridos de Arroz: Situação Atual e Perspectivas
Edgar A. Torres Diretor de Pesquisa RiceTec Sementes LTDA Agosto, 2017

2 O que é a RiceTec? A RiceTec é uma empresa focada em gerar e acrescentar valor em toda a cadeia orizicola oferecendo genética avançada, tecnologia e suporte técnico para os nossos clientes. Operações em USA, Mercosul e Índia.

3 Missão “RiceTec irá impulsionar a produção sustentável do arroz através do uso da tecnologia do Arroz Híbrido produzindo impacto positivo na sociedade, nos produtores arrozeiros, em nossos colaboradores e acionistas.”

4 Brasil: Santa Catarina Brasil: Planície Costeira Interna e Externa
Mercosul é o nosso norte Paraguai Brasil: Santa Catarina Brasil: Planície Costeira Interna e Externa Brasil: Centro Brasil: Sul Interna Uruguai Brasil: Sul Externa Brasil: Campanha Brasil: Fronteira Oeste Argentina

5 Os híbridos em arroz: uma tecnologia comprovada para gerar valor
Na China o uso das cultivares híbridas entre 1973 e 2008 contribuiu com 67,5% maior produtividade passando de 3,4 à 6,7 ton/ha; aumento na produção de 44,4% passando de 136,7 milhões ton à 197 milhões ton e uma redução na área plantada de 14,5%. (Li et al. 2009; apud Spielman et al. 2012). Nos Estados Unidos, os híbridos produzem anualmente 76,2 milhões de dólares adicionais em ganhos e geram reduções nos custos de 14,35 milhões de dólares. Aumentos nas exportações de 383 mil ton por ano que alimentam 5,89 milhões de pessoas (Nalley et al Agr J. 109: ).

6 Alto potencial produtivo
Geramos valor através da tecnologia de híbridos no Arroz Alto potencial produtivo O Mercosul é uma das regiões no mundo com alto potencial produtivo: Uruguai: 8.5 ton/ha. Rio Grande do Sul: 7.9 ton/ha. A produção total cresce porque a produtividade cresce Produção: 1,8%. Produtividade: 3,9%. Para manter a competitividade é necessário criar um novo teto produtivo.

7 Potencial Produtivo Evolução na produtividade (ton/ha) considerando valores do estado (RS), - média geral cliente (4IF) e média dos lotes com híbridos (RT)

8 Potencial Produtivo Ganho genético em produtividade (ton/ha) após o lançamento do híbrido Avaxi CL:

9 Geramos valor através da tecnologia de híbridos em Arroz
Qualidade dos grãos Direcionado as exportações, tendo nos mercados internacionais a qualidade sul-americana como um diferencial. Qualidade do tipo Indica: Alto teor de amilose, Baixa temperatura de gelatinização; Grãos longo fino e translucido. Qualidade Americana Uruguai Taquari: Teor de amilose intermediária; Temperatura de gelatinização intermediária. Grão curto (Japoneses, China)

10 Qualidade dos grãos *Baseados em dados do comercial safra 2016. Análise de regressão para Grãos Inteiros (%), depois do Avaxi CL* Análise de regressão para Gesso+Barriga(%), depois do Avaxi CL* Ganho significativo para percentagem de Grãos Inteiros, aproximadamente 0,5% ao ano. Pouco ganho para percentagem de Gesso+Barriga.

11 Tolerância a estresses bióticos e abióticos
Geramos valor através da tecnologia de híbridos em Arroz Tolerância a estresses bióticos e abióticos Resistência a Brusone (Pyricularia oryzae): Muitos problemas devido a semeadura de materiais altamente suscetíveis. Tolerância ao Vírus do Enrolamento do Arroz (Rice Stripe Necrosis vírus-RSNV): Importante em certas condições. Tolerância a baixas temperaturas: Permite a semeadura antecipada favorecendo a expressão do potencial produtivo. Tolerância a toxicidade de ferro. Tolerância ao acamamento.

12 Tecnologias de resistência a herbicidas
Geramos valor através da tecnologia de híbridos em Arroz Tecnologias de resistência a herbicidas O arroz vermelho e as invasoras em geral, atuam como um grave fator limitante a cultura do Arroz. Tecnologia Clearfield® é uma ferramenta fundamental no manejo do Arroz. Avaxi CL, Inov CL, Lexus CL e Titan CL. A rotação com Soja ou outras culturas é essencial. Novas tecnologias estarão disponíveis no Mercado nos próximos anos. A ferramenta mais importante é criar consciência – Uso correto da tecnologia. unsprayed 3x resistance

13 Geramos valor através da tecnologia de híbridos em Arroz
Sustentabilidade Os híbridos em arroz são 36% mais eficientes no uso da agua. Nalley et al Agronomy Journal 16(106): Os híbridos em arroz são 15% mais eficientes na absorção do nitrogênio que as variedades convencionais. Norman et al Agronomy Journal Vol 77(4): Os híbridos produzem entre 29-30% menos gases de efeito estufa do que as variedades convencionais. Nalley et al Agr. J 16(106): ; Brye et al Agr. J. (109):

14 Visão de futuro - Curto prazo
Nos próximos dois anos a RiceTec Sementes disponibilizará novos híbridos tanto na plataforma convencional quanto na plataforma de resistência a herbicidas para contribuir e incrementar ainda mais a competitividade dos arrozeiros no Mercosul. Variedade convencional 1 Variedade CL 2 Variedade CL 1

15 + + + = Híbridos da RiceTec Visão de futuro – Médio Prazo
A melhor genética com adaptabilidade e estabilidade Qualidade dos grãos adequada + + + = Producibilidade Novas tecnologias Híbridos da RiceTec Tecnologia provada para criar valor e produzir arroz de alta qualidade de forma sustentável

16 O que pode mudar o mercado do arroz no futuro
As barreiras comerciais dos Estados Unidos ao México e outros países; As crescentes importações de arroz da China – recente acordo com US; A cadeia arrozeira deve se preparar para se posicionar nestes cenários.

17 Obrigado pela atenção


Carregar ppt "Cultivares híbridos de Arroz: Situação Atual e Perspectivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google